Tacometro Digital (preciso de informação)

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Danilo Machado
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 01 2005f Abril 2005 06:57:55 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Tacometro Digital (preciso de informação)

Mensagem por Danilo Machado »

Mexo com eletrônica e estou TENTANDO criar um tacômetro digital (com Led´s) para o Corsa... Acontece que, pelo q andei lendo a respeito, o sensor de rotação manda as RPM para a injeção atraves de pulsos... Gostaria de saber qtos pulsos são enviados por rotação... Não sei aonde lí q são 8 pulsos por volta (por rotação da árvore) outros me disseram 6..... chegaram até a me dizer 1 pulso por rotação...

Se alguem puder me informar qtos pulsos são por rotação.. AGRADEÇO MUITO... e é claro.... se o tacômetro funcionar, passo as dicas para o "faça vc mesmo"...

Abraços...


Zap
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Segunda-feira 05 2004f Julho 2004 11:08:32 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zap »

Camarada, na verdade a informação de rotação do sensor do Corsa não chega por pulsos não. Chega através de rampa de tensão. Não sei ao certo qual os valores, mas está entre 0V e 12V aproximadamente. Isso corresponde à rampa total de rotação, de 0rpm até 7000rpm . Os valores podem mudar um pouco e eu nunca medi o limite mínimo e máximo para te falar com certeza (só medi valores intermediários).
Sendo rampa de tensão, vai ficar muito mais fácil pra vc fazer seu tacômetro digital, não é mesmo? 8)
Abraços...
Carlos Eduardo (Zap)
Pick-up Corsa Sport 1.6 MPFI (2003)


Avatar do usuário
Lint
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Sexta-feira 18 2004f Junho 2004 06:59:04 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lint »

afe Zap
daonde voce tirou isso? :P

o tacometro do corsa pega um sinal da bobina, que eh medido por pulso
se fosse medido por tensao, seria um circuito diferente (e possivelmente mais simples)

acho que o circuito que voce viu tinha um LM2907 (se n me engano) que converte sinal de frequencia pra tensao...

sao 4 sinais (das velas) a cada duas voltas completas do virabrequim, logo, 2 pulsos por volta...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Lint escreveu:afe Zap
daonde voce tirou isso? :P

o tacometro do corsa pega um sinal da bobina, que eh medido por pulso
se fosse medido por tensao, seria um circuito diferente (e possivelmente mais simples)

acho que o circuito que voce viu tinha um LM2907 (se n me engano) que converte sinal de frequencia pra tensao...

sao 4 sinais (das velas) a cada duas voltas completas do virabrequim, logo, 2 pulsos por volta...
pode ser com LM2917 tmb
em eletrica tem um topico sobre shift, eu postei endereco de um circuito pra montar um...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Zap
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Segunda-feira 05 2004f Julho 2004 11:08:32 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zap »

Lint escreveu:afe Zap
daonde voce tirou isso? :P

o tacometro do corsa pega um sinal da bobina, que eh medido por pulso
se fosse medido por tensao, seria um circuito diferente (e possivelmente mais simples)

acho que o circuito que voce viu tinha um LM2907 (se n me engano) que converte sinal de frequencia pra tensao...

sao 4 sinais (das velas) a cada duas voltas completas do virabrequim, logo, 2 pulsos por volta...
Bom, se vc medir o sinal de rotação, que aliás pode ser pego do C2 da centralina (se não me engano) vc terá uma rampa de tensão e mais nada! Se tentar medir pulsos de lá, vai dar com os burros na água, pois de pulso não tem nada.
Não sei se a intenção do camarada é pegar o sinal diretamente da bobina, o que seria mais trabalhoso e desnecessário, já que o conector C2 já está dentro do compartimento de passageiros e passa uma informação mais fácil de ser tratada (que é a rampa de tensão que estou falando). Já que a intenção é digitalizar alguma informação o trem de pulsos é mais difícil de tratar do que a rampa de tensão.
A menos que eu tenha entendido alguma coisa errada...

Abraços... :)
Carlos Eduardo (Zap)
Pick-up Corsa Sport 1.6 MPFI (2003)


Avatar do usuário
Lint
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Sexta-feira 18 2004f Junho 2004 06:59:04 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lint »

Zap escreveu: Bom, se vc medir o sinal de rotação, que aliás pode ser pego do C2 da centralina (se não me engano) vc terá uma rampa de tensão e mais nada! Se tentar medir pulsos de lá, vai dar com os burros na água, pois de pulso não tem nada.
Não sei se a intenção do camarada é pegar o sinal diretamente da bobina, o que seria mais trabalhoso e desnecessário, já que o conector C2 já está dentro do compartimento de passageiros e passa uma informação mais fácil de ser tratada (que é a rampa de tensão que estou falando). Já que a intenção é digitalizar alguma informação o trem de pulsos é mais difícil de tratar do que a rampa de tensão.
A menos que eu tenha entendido alguma coisa errada...

Abraços... :)
vc soh nao respondeu daonde voce tirou isso :P
(email, pagina da web, alguem te disse..?)

interessante isso cara, mas certamente pegar o sinal da bobina eh muito mais compativel pois todos os carros tem sinal pra bobina, entao se ele quiser fazer um tacometro generico pra qquer carro, pegar a rotacao pelos pulsos da bobina ainda eh mais negohcio..
se for pra fazer um soh pra corsa (e outros carros q tenham sinal em forma de tensao) acho que o mais pratico seria botar um hallmeter com um divisor de tensao 12:1, moleza ;D


Danilo Machado
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 01 2005f Abril 2005 06:57:55 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Danilo Machado »

Ae é q tá.... tanto frequencia como rampa de tensão estão corretos... Acontece que o sinal vem por frequência... O sinal tem frequência e Amplitude.... Acontece q a Tensão nunca é igual à amplitude do sinal (amplitude máxima de 12V no caso) no entanto conforme a frequência vai aumentando, a Tensão medida por voltímetro vai se aproximando cada vez mais da amplitude do sinal por isso tem-se a impressão dq é rampa de tensão... na verdade a frequência tá subindo e com isso a tensão medida por voltímetro tb vai subindo... Mas ao olharmos no osciloscópio vemos uma alteração de frequência.... como meu oscilos. quebrou, eu vim aqui pedir uma ajuda... mas se forem 2 pulsos por volta, isso me ajuda muito....

Valeu galera


Avatar do usuário
Lint
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Sexta-feira 18 2004f Junho 2004 06:59:04 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lint »

eu pensei nisso Danilo
mas pelo q o zap deu a entender, o sinal eh de fato corrente continua
oq facilita a vida duma certa forma

o mais correto eh voce pegar o sinal de pulso, colocar uns filtros (diodo zener pra descer pra 5v, diodo comum pra nao fugir corrente e um capacitor pra separar bem a subida da descida) e jogar isso numa porta dum microcontrolador, de preferencia num pino de interrupcao externa
aih o microcontrolador vai gerar uma interrupcao pra cada 180 graus do vira...

aih o resto voce faz como achar melhor :)


Zap
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Segunda-feira 05 2004f Julho 2004 11:08:32 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zap »

Putz, pelo que eu tinha entendido o Danilo queria fazer um tacômetro digital transformando a rampa de tensão em valores digitais (zeros e uns). Aí depois tratar esse sinal e montar um tacômetro digital.
Pelo visto não é nada disso...
Olha, essa informação que eu tenho eu descobri fazendo ensaio no conector de RPM da centralina mesmo (conector C2). Na época eu não conhecia o Corsa Clube e tive que dar meus pulos pra ligar o conta-giros do carro, que era um Sedan Millenium básico e não veio de fábrica com painel de conta-giros. Testei de tudo quanto é jeito e não veio pulso algum; não é impressão de ser um sinal DC não, é de fato isso! Testei inclusive com uma série de LEDs, que sabemos que têm resposta imediata e indicariam qualquer oscilação com uma "piscada", o que indicaria a frequência, por mais alta que fosse (como sabemos, a frequência de rotação de um motor, por mais alta que seja, é ridiculamente pequena perto da capacidade de resposta de dispositivos elétricos).
Como o Lint falou, se vc quer fazer um tacômetro genérico, o melhor mesmo seria buscar o sinal da bobina, conforme é de costume dos Tacômetros que compramos como instrumento adicional. Se quiser fazer só pro Corsa modelo B, pode usar esse esquema que te falei, que facilita bastante a vida...
Agora fica pra vc escolher como fazer...

Gostei da nossa troca de informações nesse tópico! É assim que a gente vai crescendo: trocando informações e experiências...
Abraço, galera... :)
Carlos Eduardo (Zap)
Pick-up Corsa Sport 1.6 MPFI (2003)


Danilo Machado
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 01 2005f Abril 2005 06:57:55 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Danilo Machado »

Nossa.... nem eu pensava q esse tópico fosse crescer assim...... Valeu galera, vou ver se consigo algo aki e, assim q der certo (ou não) posto umas fotos com os resultados.... falou....

Abraços


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”