Oi pessoal!
Alguém por aqui saberia me dizer se tem como alterar (e onde) a taxa de compressão do motor do meu 1.0 16V (99/00), no caso pra tirar proveito de uma gasolina de maior octanagem (como a Podium)? Seria o caso de fazer um chip de potência personalizado?
Aproveitando: alguém por aqui aconselha a troca da borboleta original por uma de 1.6 / 1.8 ou ainda uma retrabalhada pra melhorar a potência do carro? Vale a pena? Teria que trocar mais alguma coisa por causa dessa mudança?
Desde já valeu pela ajuda!
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Mudando taxa de compressão do 1.0
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taxa de compressao ou vc muda pistao ou tira um bifezinho no cabecote
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Oi,
Não sei se entendi direito. Ao se tirar "um bife" do pistão ele se torna menor e com isso o volume na câmara aumenta. Pensei que nesse caso tivesse que fazer justamente o contrário. Pensei também que a outra opção (mecânica) seria aumentar o braço do pistão, que acabaria por reduzir o volume no ponto superior do percusso e com isso aumetando a compressão imediatamente antes da ignição. O que há de errado nesse meu raciocínio?
Eu pensei que por usar um combustível com maior IAD (= octanagem) pudesse programar o chip que controla a ignição para retarda-la um pouco e assim ganhar mais um pouco de potência sem mexer na parte mecânica.
Valeu!
Não sei se entendi direito. Ao se tirar "um bife" do pistão ele se torna menor e com isso o volume na câmara aumenta. Pensei que nesse caso tivesse que fazer justamente o contrário. Pensei também que a outra opção (mecânica) seria aumentar o braço do pistão, que acabaria por reduzir o volume no ponto superior do percusso e com isso aumetando a compressão imediatamente antes da ignição. O que há de errado nesse meu raciocínio?
Eu pensei que por usar um combustível com maior IAD (= octanagem) pudesse programar o chip que controla a ignição para retarda-la um pouco e assim ganhar mais um pouco de potência sem mexer na parte mecânica.
Valeu!
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seu raciocinio esta correto, eu disse ou muda pistao coloca de carro a alcool q tem a cabeca plana, ou tira um bife do cabecote, reduzindo a camara assim como o pistao de cabeca plana ocuparia mais espaco na camara comprimindo mais a misturajomal escreveu:Oi,
Não sei se entendi direito. Ao se tirar "um bife" do pistão ele se torna menor e com isso o volume na câmara aumenta. Pensei que nesse caso tivesse que fazer justamente o contrário. Pensei também que a outra opção (mecânica) seria aumentar o braço do pistão, que acabaria por reduzir o volume no ponto superior do percusso e com isso aumetando a compressão imediatamente antes da ignição. O que há de errado nesse meu raciocínio?
Eu pensei que por usar um combustível com maior IAD (= octanagem) pudesse programar o chip que controla a ignição para retarda-la um pouco e assim ganhar mais um pouco de potência sem mexer na parte mecânica.
Valeu!
nao sei se entendi, mas ideia seria por uma biela maior...isso é problema pq familia 1 do 1.0 ao 1.8 sao do mesmo tamanho as bielas....e adaptar de outro carro é bem trabalhoso
essa parte das octanagens eu nao conheco bem, mas sei q qnt maior, a octanagem, maior pode ser a compressao sem dar pre detonacao....
tanto q ao taxar meu motor em 10,5:1 o cara da retifica recomendou por um pouco de alcool no tanque pra evitar problemas por muita taxa...ou entao sempre usar gasolina extremamente boa, como essa opcao é mais dificil fui de alcool
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>essa parte das octanagens eu nao conheco bem, mas sei q qnt maior,
>a octanagem, maior pode ser a compressao sem dar pre detonacao....
É isso mesmo.
Por fim, o que melhora então ou o que muda ao se trocar o chip original que controla o sistema de ignição por um "de potência"?
>a octanagem, maior pode ser a compressao sem dar pre detonacao....
É isso mesmo.
Por fim, o que melhora então ou o que muda ao se trocar o chip original que controla o sistema de ignição por um "de potência"?
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