Turbinando GM 1.6 mpfi Sem bicos extras e com HPI

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
Lint
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Sexta-feira 18 2004f Junho 2004 06:59:04 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lint »

PrEsA escreveu:Salve!! Blz?!?

Qto ao regime parcial, vc tem q lembrar q a borboleta ira segurar pressao e na realidade a massa de ar que ira para o motor (depois da borboleta) seria abaixo de WOT em aspro. Assim mesmo q o digipulse atue a injecao iria diminuir a qdade de comb e o motor iria trabalhar perto de estequiometrico.
negativo <:P

vc tah pensando que, com meia-carga e meia-pressao, o digipulse injetando vai fazer com que a injecao nao-injete, mas vc esqueceu de pensar que com meia-pressao a mais, voce vai precisar de mais combustivel pra manter a mesma relacao estequiometrica, correto?

pensa bem, a injecao le a sonda lambda, entao mesmo com meio acelerador, se tiver meia-pressao (de boost, acima da atmosferica) vai precisar de mais combustivel de qquer jeito....

por exemplo, se voce tiveh numa estrada, andando de quinta com o acelerador soh na casquinha e 0.2 de pressao vindo, o carro (q nao vai tah em wot) vai precisar do q ele normalmente precisaria e mais uns 20% extras gracas a pressao de boost da turbina... se o digipulse nao injetar, vai sobrar pra injecao ter falta e corrigir a partir da lambda o valor... o problema eh que ela vai ficar constantemente corrigindo esse valor, pq a pressao da turbina varia de forma brusca...
eu prefiro a ideia de que o suplementar supra esses 20% (do 0.2bar) por conta propria, e a injecao continue injetando oq ela sempre achou correto....
PrEsA escreveu: E eu particularmente gosto bastante do digipulse, pois vc ajusta a curva com bastante facilidade, ou vc acha q preparador ajusta uma curva de um HIS a cada 250rpm e a cada 0.1bar?!? Nao que o HIS nao seja bom, mas ele exige mto trabalho para o ajuste.
o problema nao eh exatamente querer acertar ponto-por-ponto a mistura....
eh que as vezes voce vai ter um ou outro "buraco" de alimentacao (podendo ser tanto falta quanto excesso) e no digipulse voce SABE que lah tem um ponto que falta ou sobra combustivel, mas nao pode fazer nada... com o HIS ou com algum outro do genero (fueltech, etc..) voce pode ir lah e corrigir soh aquele trechinho, assim o carro nao fica com nenhum erro crasso de ajuste, saca?

se tivesse como colocar 3 pontos de correcao, sob qualquer circunstancia (pressao/rotacao) no digipulse, ele seria 200x melhor do que ele eh....
PrEsA escreveu: Eu acredito (achismo mesmo!!) que o digipulse tenha entrada para temp do motor, mas nao tenho certeza...
acho q nao hein..... mas ateh aih a diferenca na alimentacao nao eh tao grande... neh?
PrEsA escreveu: Qto a bico suplementar para regime aspro eu acho uma coisa mto porca!! Afinal se vc vai adptar um bico extra para alimentar aspro o carro fica como um carburado. Acho uma solucao mto porca!!
concordo com voce :)

o ideal seria abrir os bicos 35% pra que o carro fique equivalente pro alcool
no entanto, se voce fizer isso, vai ter que comprar bicos novos depois.....

e dado que eh apenas 1/3 do combustivel que vai ficar sendo injetado como um EFI (carburado tbem eh sacanagi huauhahua) e que a injecao multi-ponto ainda faz o favor de corrigir a estequiometria pra voce, creio que nao vah prejudicar tanto o carro......

mas de fato, o ideal seria ter injecao multiponto sequencial injetando..... daqui uns anos a gente nao vai querer injecao sequencial alegando q ela eh mto tosca pra quem tem uma injecao direta..... a gte tah sempre querendo mais :P
PrEsA escreveu: E em relacao ao remapeamento, algumas preparadoras fazem isto (o Herrera eu sei q sim, a powertrain parece q tambem). Mas neste metodo vc precisa fazer todo um mapeamento para os novos valores do sensor de pressao e assim vc pode acertar um atraso no ponto e o aumento da qtdade de comb em funcao da rotacao, abertura de borboleta e pressao no coletor, ou seja, seu carro fica igual a um turbo original de fabrica. Este e meu sonho de consumo!! Porem imagine o custo de fazer isto....
flw
olha, o custo de hardware pra fazer isso nem eh tao alto
essa solucao eu diria que eh muito viavel
soh que o pessoal que faz chip quer meter a faca, e nem eh tao dificil assim....
infelizmente eu nao tenho nenhum programa bom pra mexer em mapeamento (embora eu tenha um gravador/leitor de eprom)

entao a gte acaba tendo que usar essas solucoes tipo digipulse e HIS.... o perfeito seria usar um MAP de pressao positiva, sem duvida, tbem eh meu sonho de consumo :]~~

mas infelizmente acho q vai continuar como sonho por um bom tempo :(

td isso pq os caras q fazem chip tao acostumados com vida boa (200 reais por um chip q qualquer um faz em 10 minutos eh O CUMULO DA MAH VONTADE) entao essa solucao fica inviavel :(


PrEsA
:: Super ::
Mensagens: 61
Registrado em: Segunda-feira 29 2004f Novembro 2004 05:34:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por PrEsA »

Opa, depois eu respondo, pq agora eu estou no meio de um curso...

flw
PrEsA - Geração Turbo Team


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”