Turbinando GM 1.6 mpfi Sem bicos extras e com HPI

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
Lint
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Sexta-feira 18 2004f Junho 2004 06:59:04 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lint »

MeTzZz escreveu:Há algum problema ou fator negativo em eu utilizar hpi com bicos originais com 0.4 ou 0.5 de pressão à gasolina??
se voce fosse usar os bicos originais, toda a vazao extra (que nesse caso deve chegar a 60% da vazao original) seria de 2,5x a vazao original...

a bomba trabalhando com mais que o dobro de pressao nao vai ficar muito contente com isso..... especialmente quando voce pressurizar

de resto tem problemas de acerto e etc... mas sao pormenores, aih eh soh voce deixar "na mehdia, rico" e boa (mas lembrando que quanto mais rico, mais a bomba trabalha)


MeTz
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sábado 21 2004f Agosto 2004 12:39:36 AM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MeTz »

Lint escreveu:
MeTzZz escreveu:Há algum problema ou fator negativo em eu utilizar hpi com bicos originais com 0.4 ou 0.5 de pressão à gasolina??
se voce fosse usar os bicos originais, toda a vazao extra (que nesse caso deve chegar a 60% da vazao original) seria de 2,5x a vazao original...

a bomba trabalhando com mais que o dobro de pressao nao vai ficar muito contente com isso..... especialmente quando voce pressurizar

de resto tem problemas de acerto e etc... mas sao pormenores, aih eh soh voce deixar "na mehdia, rico" e boa (mas lembrando que quanto mais rico, mais a bomba trabalha)
Pode ser uma pergunta meio ignorante, não saco muito disso...Mas se eu troco pela bomba do gti resolve o problema ou mesmo assim os bicos não dão conta??


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao basta socar pressao na linha, os bicos chegam uma hora q nao tem mais por onde deixar passar combustivel
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


150cv
:: Millennium ::
Mensagens: 128
Registrado em: Quarta-feira 05 2005f Janeiro 2005 12:51:46 PM
Localização: São Sebastião - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por 150cv »

eu nao aconselho turbinar sem bico extra ou sem substituir os bicos originais por bicos de gol 1.8 alcool mi retrabalhados

com his fica outro carro, consumo regular , sem engasopar, vale a pena cada real gasto, fora a tranquilidade no acerto e nao ter medo de sentar o pe de verdade e andar com pressao de pelo menos 0,8kg, porque para mim menos do que isso e melhor guardar seu dinheiro

bomba pode usar de gti ou ce conseguir de dakota R/T e muito boa tbem, eu usei ela durante um bom tempo e nunca deu problema
disparador de alarmes ambulante!!


PrEsA
:: Super ::
Mensagens: 61
Registrado em: Segunda-feira 29 2004f Novembro 2004 05:34:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por PrEsA »

Lint escreveu:
PrEsA escreveu:Opa Lint, blz!

Qto ao digipulse lembre-se que ele e uma injecao analogica.
Como ele pega apenas qdo se tem pressao positiva, nao faz sentido falar em carga parcial, pois em carga parcial vc nao tem pressao positiva.

Eu nunca tive um carro acertado com digipulse, logo minha opiniao eh puramente tecnica, mas ele me parece um sistema eficiente, para o q se propoe, afinal no regime aspirado, ele nao atua.

Nao tenho como negar q uma injecao totalmente programavel eh bem melhor. Mas os custos sao altos....
Sera q nao tem nenhum sistema como o digipulse que atrase o ponto com pressao positiva??? (Eu sei q tem o MEG, mas vamos deixar as porcarias de lado, ok?!?).

E qto a bomba de combustivel, e complicado mesmo!! Vc pagar 400.00 em uma de GTI e mto dinheiro, porem eh a unica q tem aguentado o tranco mesmo. Gostaria de saber se alguem ja testou as bombas de combustivel para carros a alcool.... seria bom saber qual o resultado, se durou, qto, etc...

Ah... (um pouco de marketing, hehehe) hj tem encontro do pessoal da GT la no posto do bobs da Jafet!! Se algum corsero quiser aparecer sera mto bem vindo!! Mais info em www.geracaoturbo.com.br/forum

Abraco a todos,
Salve, Presa!

a comparacao do digipulse com uma injecao analogica eh bem feliz, no entanto eh bom lembrar que as injecoes trabalham com bem mais parametros de correcao do que o digipulse... como temperatura do ar, carga do motor e relacao AFR medida pela lambda..
o problema eh que uma das coisas mais importantes da injecao eletronica -- que eh a curva de torque/eficiencia termica passa desapercebido nas duas, por isso fica inviavel mesmo de acertar o carro legalzinho :(

no entanto, eu ateh que usava bastante o carro com carga mehdia e pressao positiva... muitas vezes eu pegava a via anchieta, em SBC, e andava no limite da velocidade do meu carro sem vir pressao (mas esse negohcio de 'sem vir pressao' nao eh bem assim... subia 0.4 de pressao com qualquer descuido)

varias vezes eu pressurizava um pouquinho antes de trocar de marcha, que tambem nao precisava ser necessariamente em WOT..

de qualquer forma, o digipulse soh atua em pressao positiva exatamente pra nao interferir com a injecao eletronica, senao ia ser uma atmosfera a mais pra acertar no digipulse, ia ficar pehssimo...

ele faz oq ele se propoe -- que eh substituir o HPI pra nao detonar a bomba -- mas eu diria que ele tah muito longe de ser uma solucao adequada pra coisa..
ateh pq, muita gente usa o carro convertido a alcool apenas com um bico suplementar.... ou seja, mantem-se os injetores originais, e faz a conversao a alcool apenas com o suplementar injetando o extra, mesmo na fase aspro

resumindo, o digipulse eh uma solucao paleativa, o HIS tambem nao eh a maior maravilha do mundo, mas pelo menos tem mapeamento, bom mesmo seria usar um FuelTech ou um MGB..

eu nao conheco nenhum sistema que atrase o ponto, o MEG diz fazer isso, mas se diz tanta coisa desse aparelho q realmente eh melhor deixar de lado....
via de regra apenas um indutor ou capacitor seria suficiente pra atrasar o ponto em 'x' graus, nao seria dificil fazer um controlador que tivesse pelo menos 2 configuracoes de ponto, uma original e outra com pressao positiva.....
mas se ponto eh o problema, a melhor opcao (e possivelmente a mais onerosa) seria colocar um sensor MAP de pressao positiva no lugar do sensor map convencional.... aih dah pra voce mapear a injecao ateh mesmo com pressao positiva, atrasar o ponto quando tiver muita pressao e etc...

eu nunca vi alguem fazer isso, mas na teoria eh totalmente plausivel

oq eu acho estranho, eh que eu realmente duvido que eles tenham tanta bomba de GTi assim.... pra mim o cara poe qualquer bomba e fala que eh de GTi ou pelo menos o miolo eh do GTi....

mal a demora pra responder
quarta feira foi o lendario encontro do churrasco q eu perdih :(
fui no show do rappa
os encontros do GT nao eram de quinta na jafet?
Salve!! Blz?!?

Qto ao regime parcial, vc tem q lembrar q a borboleta ira segurar pressao e na realidade a massa de ar que ira para o motor (depois da borboleta) seria abaixo de WOT em aspro. Assim mesmo q o digipulse atue a injecao iria diminuir a qdade de comb e o motor iria trabalhar perto de estequiometrico. E eu particularmente gosto bastante do digipulse, pois vc ajusta a curva com bastante facilidade, ou vc acha q preparador ajusta uma curva de um HIS a cada 250rpm e a cada 0.1bar?!? Nao que o HIS nao seja bom, mas ele exige mto trabalho para o ajuste.
Eu acredito (achismo mesmo!!) que o digipulse tenha entrada para temp do motor, mas nao tenho certeza...
Qto a bico suplementar para regime aspro eu acho uma coisa mto porca!! Afinal se vc vai adptar um bico extra para alimentar aspro o carro fica como um carburado. Acho uma solucao mto porca!!
E em relacao ao remapeamento, algumas preparadoras fazem isto (o Herrera eu sei q sim, a powertrain parece q tambem). Mas neste metodo vc precisa fazer todo um mapeamento para os novos valores do sensor de pressao e assim vc pode acertar um atraso no ponto e o aumento da qtdade de comb em funcao da rotacao, abertura de borboleta e pressao no coletor, ou seja, seu carro fica igual a um turbo original de fabrica. Este e meu sonho de consumo!! Porem imagine o custo de fazer isto....
flw
PrEsA - Geração Turbo Team


MeTz
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sábado 21 2004f Agosto 2004 12:39:36 AM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MeTz »

Agora eu tô começando a entender um pouco mais..heheeh

Já começo a fazer meu kit.....Penso em:

- Kit básico (óbvio)
- Bomba do GTI
- HPI
- Retrabalho nos bicos

O preparador tinha me sugerido usar um gerenciador(normalmente é o que ele usa), é mais vantagem eu usar o gerenciador($$$ e rendimento) ou usar a configuração acima, pra uma pressão 0.4 + - à gasolina pra rodar no dia-a-dia???


MeTz
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sábado 21 2004f Agosto 2004 12:39:36 AM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MeTz »

Ah..esqueci de adicionar ao meu kit uma sonda lambda bosh(3 fios se n me engano) e um disco de cerâmica para n arrebentar com a transmissão


Avatar do usuário
PLbarao
:: Millennium ::
Mensagens: 143
Registrado em: Quinta-feira 13 2005f Janeiro 2005 11:20:25 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por PLbarao »

Meu kit :lol: :

Turbina GT22
kit com flange
Bicos do vectra 2.0
interface driver
1 bico extra
e kit com dosador original

vo gastar uns 3200 reais
vo juntar mais uma grana...com HPi eu gasto 2600...vo juntar a grana por interface driver e fzer tudo de uma vez.
Picape Corsa Sport


Avatar do usuário
Lint
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Sexta-feira 18 2004f Junho 2004 06:59:04 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lint »

PrEsA escreveu:Salve!! Blz?!?

Qto ao regime parcial, vc tem q lembrar q a borboleta ira segurar pressao e na realidade a massa de ar que ira para o motor (depois da borboleta) seria abaixo de WOT em aspro. Assim mesmo q o digipulse atue a injecao iria diminuir a qdade de comb e o motor iria trabalhar perto de estequiometrico.
negativo <:P

vc tah pensando que, com meia-carga e meia-pressao, o digipulse injetando vai fazer com que a injecao nao-injete, mas vc esqueceu de pensar que com meia-pressao a mais, voce vai precisar de mais combustivel pra manter a mesma relacao estequiometrica, correto?

pensa bem, a injecao le a sonda lambda, entao mesmo com meio acelerador, se tiver meia-pressao (de boost, acima da atmosferica) vai precisar de mais combustivel de qquer jeito....

por exemplo, se voce tiveh numa estrada, andando de quinta com o acelerador soh na casquinha e 0.2 de pressao vindo, o carro (q nao vai tah em wot) vai precisar do q ele normalmente precisaria e mais uns 20% extras gracas a pressao de boost da turbina... se o digipulse nao injetar, vai sobrar pra injecao ter falta e corrigir a partir da lambda o valor... o problema eh que ela vai ficar constantemente corrigindo esse valor, pq a pressao da turbina varia de forma brusca...
eu prefiro a ideia de que o suplementar supra esses 20% (do 0.2bar) por conta propria, e a injecao continue injetando oq ela sempre achou correto....
PrEsA escreveu: E eu particularmente gosto bastante do digipulse, pois vc ajusta a curva com bastante facilidade, ou vc acha q preparador ajusta uma curva de um HIS a cada 250rpm e a cada 0.1bar?!? Nao que o HIS nao seja bom, mas ele exige mto trabalho para o ajuste.
o problema nao eh exatamente querer acertar ponto-por-ponto a mistura....
eh que as vezes voce vai ter um ou outro "buraco" de alimentacao (podendo ser tanto falta quanto excesso) e no digipulse voce SABE que lah tem um ponto que falta ou sobra combustivel, mas nao pode fazer nada... com o HIS ou com algum outro do genero (fueltech, etc..) voce pode ir lah e corrigir soh aquele trechinho, assim o carro nao fica com nenhum erro crasso de ajuste, saca?

se tivesse como colocar 3 pontos de correcao, sob qualquer circunstancia (pressao/rotacao) no digipulse, ele seria 200x melhor do que ele eh....
PrEsA escreveu: Eu acredito (achismo mesmo!!) que o digipulse tenha entrada para temp do motor, mas nao tenho certeza...
acho q nao hein..... mas ateh aih a diferenca na alimentacao nao eh tao grande... neh?
PrEsA escreveu: Qto a bico suplementar para regime aspro eu acho uma coisa mto porca!! Afinal se vc vai adptar um bico extra para alimentar aspro o carro fica como um carburado. Acho uma solucao mto porca!!
concordo com voce :)

o ideal seria abrir os bicos 35% pra que o carro fique equivalente pro alcool
no entanto, se voce fizer isso, vai ter que comprar bicos novos depois.....

e dado que eh apenas 1/3 do combustivel que vai ficar sendo injetado como um EFI (carburado tbem eh sacanagi huauhahua) e que a injecao multi-ponto ainda faz o favor de corrigir a estequiometria pra voce, creio que nao vah prejudicar tanto o carro......

mas de fato, o ideal seria ter injecao multiponto sequencial injetando..... daqui uns anos a gente nao vai querer injecao sequencial alegando q ela eh mto tosca pra quem tem uma injecao direta..... a gte tah sempre querendo mais :P
PrEsA escreveu: E em relacao ao remapeamento, algumas preparadoras fazem isto (o Herrera eu sei q sim, a powertrain parece q tambem). Mas neste metodo vc precisa fazer todo um mapeamento para os novos valores do sensor de pressao e assim vc pode acertar um atraso no ponto e o aumento da qtdade de comb em funcao da rotacao, abertura de borboleta e pressao no coletor, ou seja, seu carro fica igual a um turbo original de fabrica. Este e meu sonho de consumo!! Porem imagine o custo de fazer isto....
flw
olha, o custo de hardware pra fazer isso nem eh tao alto
essa solucao eu diria que eh muito viavel
soh que o pessoal que faz chip quer meter a faca, e nem eh tao dificil assim....
infelizmente eu nao tenho nenhum programa bom pra mexer em mapeamento (embora eu tenha um gravador/leitor de eprom)

entao a gte acaba tendo que usar essas solucoes tipo digipulse e HIS.... o perfeito seria usar um MAP de pressao positiva, sem duvida, tbem eh meu sonho de consumo :]~~

mas infelizmente acho q vai continuar como sonho por um bom tempo :(

td isso pq os caras q fazem chip tao acostumados com vida boa (200 reais por um chip q qualquer um faz em 10 minutos eh O CUMULO DA MAH VONTADE) entao essa solucao fica inviavel :(


PrEsA
:: Super ::
Mensagens: 61
Registrado em: Segunda-feira 29 2004f Novembro 2004 05:34:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por PrEsA »

Opa, depois eu respondo, pq agora eu estou no meio de um curso...

flw
PrEsA - Geração Turbo Team


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”