[DÚVIDA] - Oque vale a pena fazer em casa no Cabeçote 1.0 8v?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
CORSAmanco
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

[DÚVIDA] - Oque vale a pena fazer em casa no Cabeçote 1.0 8v?

Mensagem por CORSAmanco »

Olá, pessoal.

Tô com um Corsa Manco 1.0 8v MPFI 98, que quando está frio fica fumando como se fosse um mafioso com charuto. O óleo tá baixando e, pelo que vejo, o problema me parece ser nos tuchos ou nos retentores de válvula.

Como vou entrar de férias no mês que vem, pretendo tirar o cabeçote aqui em casa mesmo e mandar pra retífica esse cabeçote. E já que estou tirando a parte de cima do motor pra mandar pra retífica, tenho o objetivo de ter um ganho de potência custo benefício pra - realmente - fazer o meu corsa ficar menos manco e mais potente sem uma preparação extrema ou avantajada (O que eu já sei que é difícil, vez que é um 1.0 aspirado).
Posto isto, tenho alguma considerações e dúvidas, uma vez que eu sou um mero estagiário de auxiliar de eletricista e não mecânico:

1) Já que eu vou tirar o cabeçote, vale a pena "rebaixar" ele? O que eu devo fazer para ganhar uma potência nesse cabeçote ou pelo menos evitar uma perda de potência?

Digo isso porque o cabeçote é o coração do aspirado. Se eu rebaixar ele, tenho por mim que a taxa de compressão vai aumentar, aumentando a potência. Mas a pergunta é, vale a pena o ganho de potência e rebaixar o cabeçote? Até quando pode baixar pra não bater pino?

2) Vocês possuem alguma dica da retirada e instalação desses cabeçotes 1.0? Algum macete?

Tenho praticamente todas as ferramentas aqui na oficina. Eu não sei o quão dificultoso vai ser

3) Vale a pena trocar o TBI do meu Corsa?

Lá está instalado o TBI do Corsa 1.0, como normalmente é. Mas já me deram dicas de trocar para TBI de motores GM 1.6 ou 1.8, afim de aumentar a borboleta. Eu não sei se o ganho de potência vai valer o que eu vou pagar, afinal quem realmente puxa o ar é o cilindro, e não o TBI, mas já que talvez trabalhe o cabeçote, queria saber se vale a pena a troca sem ou com o trabalho do cabeçote e até quando isso é a prioridade, tendo em vista que os TBI's que achei não é nada barato

4) Vale a pena "trabalhar" o cabeçote? Se sim, quais seriam os passos?

Na minha visão jovem, trabalhar o cabeçote significa preparar ele e retrabalhar dutos e válvulas, etc. Nesse caso, como sou inexperiente, o que seria um bom retrabalho nos cabeçotes desse carro? Vale a pena trocar tudo por outras peças esportivas ou só deixo as peças originais, no parâmetro custo-benefício? Esta pergunta é motivada porque eu não sei até quando vale a pena trabalhar o cabeçote desse carro, muito porque é um motor de cilindrada pequena, então qualquer preparação é mais amarrada nesses carros.

Fico a disposição de responder qualquer dúvidas
Fernando 4100
:: Champ ::
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Faço em todos os motores:

@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
SemControle
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tudo q quer fazer, nao é pra fazer em casa e nem na tentativa, a tal preparação q quer q fala em trabalhar dutos, tem muitas contas por trás pra ver o qnt mudar e como mudar, só pra constar até o comprimento da admissão, q vai sim das válvulas até a boca lá dentro da caixa do filtro de ar conta, ai de todas essas contas, da faixa de rotação q pensa priorizar, pode acontecer de precisar mudar tamanho de válvulas tmb, fazer ângulos nas sedes
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder