Olá a todos, hoje retirei meu carro na oficina após ter que abrir o motor, estava passando água para o óleo e também ficava saindo vapor pelo escapamento na primeira partida do dia. Além disso, acredito que estava queimando um pouco de óleo, não dava para ver direito, mas eu sabia disso pois minhas roupas ficavam cheirando fumaça quando chegava em em casa.
Em 2015 tive que trocar a junta de cabeçote com 131k Km devido ao aquecimento causado pelos congestionamentos.
Hoje está com 183684 Km, o mecânico tirou o cabeçote, a retífica fez o que era necessário e na parte de baixo ele trocou os anéis e bronzinas. O virabrequim não foi mexido, tinha apenas alguns riscos mas ele disse que não tinha problema, então o câmbio não foi retirado (a embreagem continua a mesma original).
Gostaria de saber se o serviço está certo, e se o valor pago está justo, eu não conheço quem poderia mexer no meu carro, somente esta oficina onde faço as revisões há mais de 20 anos.
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[DÚVIDA] - Motor com problema: Paguei caro?
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O mecânico me disse também que o cabeçote teve os retentores trocados e teve serviço de solda.
O óleo para o motor eu forneci (Total Quartz 15w40 API - SN).
Há um ano troquei o jogo de pneus, infelizmente as marcas mais conceituadas abandonaram o aro 13, só existem as "segunda linha" ou importadas desconhecidas, mas achei os Goodyear Assurance Maxlife 165/70r13 83T e paguei R$1600,00 (Válvulas novas, montagem, balanceamento e alinhamento).
Gastei muito dinheiro, por isso desejo saber se o investimento valeu a pena (motor e pneus).
O óleo para o motor eu forneci (Total Quartz 15w40 API - SN).
Há um ano troquei o jogo de pneus, infelizmente as marcas mais conceituadas abandonaram o aro 13, só existem as "segunda linha" ou importadas desconhecidas, mas achei os Goodyear Assurance Maxlife 165/70r13 83T e paguei R$1600,00 (Válvulas novas, montagem, balanceamento e alinhamento).
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Pela quilometragem, trocar só os anéis e bronzinas eu creio que foi o furo... vc não ficou com motor zerado e bem antes dos próximos 60.000, vai gastar mais uma trocados.
A mão de obra foi mais barata que a do meu, agora peças depende da marca e do mercado...difícil dizer, mas por sentimento e pelo que foi feito, creio que não está ruim.
A mão de obra foi mais barata que a do meu, agora peças depende da marca e do mercado...difícil dizer, mas por sentimento e pelo que foi feito, creio que não está ruim.
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Está tudo muito caro hoje em dia mesmo, não entra na minha cabeça 1700 de mão de obra nisso. Você conseguiria preço melhor nas peças se fosse comprar por fora, depois de pesquisar bastante. E se levasse pessoalmente o cabeçote na retífica. Pelo menos ele deu (ou mostrou) as peças velhas, trocadas?
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
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está tudo muito caro, estou na captura de uma motoca pra consertar e fazer um dinheiro, tão pedindo 4K em "moto" só pra rodar, de leilão q so tem nf e placa artesanal, q não compensa acertar documento
agora de não conhecer quem pode fazer manutenção no seu carro é falta de dar uma volta nas redondezas, está no Jabaquara, tem oficina de monte na região, é questão de experimentar o serviço, mas se já frequenta essa oficina tem 20 anos, e do serviço não tem o q reclamar, siga ai mesmo, se cobram caro, mas entregam um bom serviço, isso é o q realmente conta
agora de não conhecer quem pode fazer manutenção no seu carro é falta de dar uma volta nas redondezas, está no Jabaquara, tem oficina de monte na região, é questão de experimentar o serviço, mas se já frequenta essa oficina tem 20 anos, e do serviço não tem o q reclamar, siga ai mesmo, se cobram caro, mas entregam um bom serviço, isso é o q realmente conta
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Para eu saber que peças comprar, o motor teria que ser aberto antes, e enquanto isso o carro ficaria ocupando espaço na oficina.gtmski escreveu: Quarta-feira 18 2023f Janeiro 2023 12:14:51 PM Está tudo muito caro hoje em dia mesmo, não entra na minha cabeça 1700 de mão de obra nisso. Você conseguiria preço melhor nas peças se fosse comprar por fora, depois de pesquisar bastante. E se levasse pessoalmente o cabeçote na retífica. Pelo menos ele deu (ou mostrou) as peças velhas, trocadas?
O cabeçote foi para uma retífica que sempre trabalhou com ele, aliás, com o pai dele também, e o serviço tem garantia.
Eu cheguei a ver algumas peças que foram retiradas (bronzinas, velas molhadas com óleo, etc.)
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Eu perguntei numa oficina na mesma avenida, o dono disse que se for só o cabeçote, são 2K.SemControle escreveu: Quarta-feira 18 2023f Janeiro 2023 01:21:30 PM está tudo muito caro, estou na captura de uma motoca pra consertar e fazer um dinheiro, tão pedindo 4K em "moto" só pra rodar, de leilão q so tem nf e placa artesanal, q não compensa acertar documento
agora de não conhecer quem pode fazer manutenção no seu carro é falta de dar uma volta nas redondezas, está no Jabaquara, tem oficina de monte na região, é questão de experimentar o serviço, mas se já frequenta essa oficina tem 20 anos, e do serviço não tem o q reclamar, siga ai mesmo, se cobram caro, mas entregam um bom serviço, isso é o q realmente conta
Se fizer a parte de baixo também, o preço sobe para 6k - 7k.
Poxa, o carro vale 12-13k na tabela, assim fica difícil.
O negócio é que a oficina que frequento era do pai do mecânico atual, e ela é concorrida, as vezes ela trabalha com a porta abaixada.
Para esse serviço que eu paguei, foi necessário agendar o dia.
Eu perguntei sobre o virabrequim, ele disse que está bom, assim como o comando de válvulas. Jà o cabeçote teve que fazer solda e troca de retentores, o resto estava bom.
Acho que se o motor durar mais 150k Km, está bem pago, já que geralmente eu só fazia a revisão anual e um dia isso aconteceria por conta do desgaste.
Mas o fato é que o carro agora está bem mais esperto.
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se é bem concorrida, se tem q agendar, o cara tem bastante serviço, e isso se da por fazer direito, já é ponto muito positivo pra oficina então....
os preços ate são os q te falaram em outra oficina, mas não da pra fechar isso sem abrir e ver tudo, qnd abre vc tem peças q estão boas e serão usadas novamente, peças q precisam de "retifica" e serão usadas, e peças q são lixo, mas é só abrindo pra poder separar isso....cara falar só de vc chegar q tem q trocar isso ou aquilo sem uma avaliação correta está te enrolando....e o grande problema é abrir o motor pra avaliar e não querer o serviço, q no mínimo do mínimo pra ficar pior q estava teria q trocar todas as juntas do q desmontou, problemas internos no motor, abriu tem q fazer, só tem q ter uma noção q no pior dos cenários pode chegar a X, antes de abrir qq coisa
sempre falo pra quem pergunta qnt vai gastar em algum reparo, esteja preparado pra até X, q seria um das hipóteses mais criticas, só vou saber qnd desmontar, ou ir atrás do problema, se só ficar nisso, pq as vezes é só a ponta do novelo de lã, e conforme as peças q vou precisar, eu passo as especificações pro proprietário ir atrás da marca q couber no bolso, até faço indicações, mas vai do bolso de cada um...já deixo as peças a cargo do proprietário pra não acabar tendo prejuízo de mão de obra e peças, e nem dor de cabeça igual tive no começo, de ficar indo atrás da honda por 3 meses atrás de uma peça de carenagem, q só resolveram eu indo pra instancias superiores, por sorte a moto estava andando, mas era o dono me cobrando a peça tmb....
os preços ate são os q te falaram em outra oficina, mas não da pra fechar isso sem abrir e ver tudo, qnd abre vc tem peças q estão boas e serão usadas novamente, peças q precisam de "retifica" e serão usadas, e peças q são lixo, mas é só abrindo pra poder separar isso....cara falar só de vc chegar q tem q trocar isso ou aquilo sem uma avaliação correta está te enrolando....e o grande problema é abrir o motor pra avaliar e não querer o serviço, q no mínimo do mínimo pra ficar pior q estava teria q trocar todas as juntas do q desmontou, problemas internos no motor, abriu tem q fazer, só tem q ter uma noção q no pior dos cenários pode chegar a X, antes de abrir qq coisa
sempre falo pra quem pergunta qnt vai gastar em algum reparo, esteja preparado pra até X, q seria um das hipóteses mais criticas, só vou saber qnd desmontar, ou ir atrás do problema, se só ficar nisso, pq as vezes é só a ponta do novelo de lã, e conforme as peças q vou precisar, eu passo as especificações pro proprietário ir atrás da marca q couber no bolso, até faço indicações, mas vai do bolso de cada um...já deixo as peças a cargo do proprietário pra não acabar tendo prejuízo de mão de obra e peças, e nem dor de cabeça igual tive no começo, de ficar indo atrás da honda por 3 meses atrás de uma peça de carenagem, q só resolveram eu indo pra instancias superiores, por sorte a moto estava andando, mas era o dono me cobrando a peça tmb....
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Como disse o amigo Semcontrole, se a ofc está te atendendo com responsa e bom serviço fique com ela, se ajoelhe e agradeça a Deus pois profissional bom hoje em dia é bicho praticamente extinto. Crie o habito de todo mes guardar uma moeda para eventuais manutenções e assim voce não se aperta qdo precisar.
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