Dantes escreveu:tudo certo girafa?Girafa escreveu:Bom, se querem falar de engenharia sejam coesos...
Eu passei por todos estes problemas citados e acho que tenho experiência suficiente para discutir e argumentar quanto aos problemas e soluções envolvidas nessa problemática.
Acho que o pessoal gosta de falar muito sem antes estudar ou se informar melhor, soluções eficientes envolvem não só teoria mas: teoria + pratica e acima de tudo bom senso e conhecimento especifico.
Coletores tubulares de longe são a melhor solução no quesito durabilidade, no entando são mais práticos para quem está incumbido de realizar a montagem (vc pede, paga e eles fazem) e isso gera um custo beneficio muito bom sem maiores dores de cabeça (que é o que mais existe quando se está fazendo adaptação de um projeto original)! A melhor solução sem dúvida são os coletores em ferro fundido que são os que mais se aproximam de um coletor de carro Turbo original. (contando que o projeto do molde e material utilizado na construção seja bom, é claro).
Acho que carro Turbo não é apenas a adição de uma Turbina ao motor e sim uma grande quantidade de modificações no sistema original, só um coletor não vai fazer seu carro andar melhor se não houver todo um conjunto que dê condições para isso, esse é o primeiro parâmetro que deve fazer parte da discussão, não adianta ter um super coletor se vc por exemplo ainda usa a bomba de combustível original do carro (santo Deus, o pior é que a grande maioria faz isso) !!!
Quem acredita que GIBA, PAULINHO, BINHO e outros tantos fazem coletores realmente especiais estão realmente por fora do que é um projeto de engenharia, o que eles fazem é usar o bom senso e experiência adquirida (empirismo) para fazer os coletores, 99% dos caras que mexem com isso aprenderam na raça e não possuem teoria e conhecimento tecnico que sustente as construções, o que ocorre é que eles fazem projetos funcionais, não necessariamente o que vai gerar melhor desempenho para o motor.
A construção e dimencionamento de um coletor de admissão e de escape não é tão simples quanto parece, são problemas que envolvem mecânica dos fluídos, termodinâmica dos gases, construção mecânica, materiais (propriedades mecânicas e físico-quimicas) e muitas e muitas horas de testes com equipamentos adequados e simulações, fora a parte de custo, durabilidade que não entra em questão. Não é só chegar soldando cano aleatoriamente de forma que se consiga deixar a Turbina numa posição em que é possível fixar o escapamento e passar as mangueiras de lubrificação, retorno de óleo para o carter e água (se a Turbina for refrigerada). Nessas lojas o que é feito é isso, um coletor que possibilite conectar a saída dos gases de escape do motor à Turbina e dela ao escape, quando fiz mais de 5 orçamentos eles me perguntavam o que eu queria, eu explicava como eu imaginava e eles respondiam se era possível ou não a construção, jamais questionaram alegando o performance da peça, mesmo porque o que eles fazem é isso, resolver o problema de encaixar a Turbina naquele espaço disponível., pouco se faz pelo performance.
Um coletor tubular não sai barato, no caso do meu carro (Corsa 1.0) e os orçamentos ficaram entre 350 e 450 reais, enquanto que se eu conseguisse um em ferro fundido sairia por 250 reais no máximo (mas não encontrei deslocado em ferro fundido, pois meu carro possui direção apesar que o normal acho que também serviria, mas isso já é outra história).
Esse banho cerâmico que foi citado acima realmente faz grande diferença na qualidade final do coletor mas não sai por menos de 400 reais + o valor do coletor, o que acho que não faz o mínimo sentido numa preparação básica, fora que eu não sei se com o tempo este tratamento não começa a trincar e se soltar do coletor..
Outra cagada monstro é o coletor não possuir a entrada da sonda lambda igual ao coletor original, sabe porque ele não fazem isso, pois vai dar trabalho e alem de tudo pode fragilizar a peça devido a forma da construção neste caso, a solução que eles adotam é colocar a sonda no inicio do escapamento e é a solução mais tosca e amadora que eu já vi (usada em 95% das montagens ). As turbinas que geralmente são utilizadas possuem o sistema de eixo flutuante (o eixo da Turbina flutua num filme de óleo) e esse sistema inevitavelmente consome óleo, ou seja, saí óleo pelo escape e esse óleo começa impreguinar na sonda lambda gerando erro na leitura e complicações na mistura ar/combustível já que o principal sensor (parâmetro da estequiometria da queima) começa a apresentar problema.
A flange é uma solução eficiente e barata, mas não necessariamente a menos trabalhosa já que quem terá que fazer a montagem é o próprio mecânico, ao contrario de quando se manda fazer um coletor na casa de escapes e o carro já vem Turbinado (só precisa ligar uma ou outra mangueirinha, desculpe contar o segredo super preparadores....hehehe).
Eu paguei exatos 30 reais na minha flange que já veio com os dois parafusos de fixação (Fôlego do Ipiranga), usei 4 prisioneiros e pronto, resolvido o problema que me parecia um verdadeiro mistério, para isso só precisei fazer uma montagem correta da peça, fora que os caras da própria Fôlego falavam que esta flange não serviria no meu carro (Corsa 1.0 com direção) e no entando ela está lá, perfeitinha , parece brincadeira né....
O que os mecânicos costumam fazer é prender o negocio de qualquer jeito e tocar pau no resto da montagem, enquanto que é necessário um certo cuidado e uso de alguns adicionais especificos, pois senão ela acaba vazando, soltando e etc...
Para uma montagem correta deve-se usar cola trava prisioneiros, juntas de dilatação (eu usei uma grafitada de 3 mm com malha interna metálica e que suporta altas temperaturas), silicone vermelho (suporta altas temperaturas e é especifico para este propósito), arroelas de pressão e capricho na montagem.
Com a flange a Turbina ficou numa ótima posição, a sonda lambda se manteve na posição original, o retorno de óleo ficou perfeito e a Turbina não fuma, o escapamento pode ser ligado com grande facilidade e a flange não vaza, não terá nenhum problema de quebrar o pé da Turbina ou mesmo o coletor por dilatação térmica dos materiais, e o fato do coletor não ser dimencionado para o novo fluxo de gases não implica tanto em potencia já que o motor agora é Turboalimentado e potencia é o que não falta...
Sei que pode não ser potencialmente a melhor solução, mas como se trata de uma adaptação simples (sem exigir o máximo performance do motor) caiu como uma luva, 30 reais contra 400 (média) fez a diferença na minha “potencia de compra” ....
Quem acha que não funciona olhe meu carro acelerando, abra o capô e comprove a montagem , depois dê a opinião...rs
Abraço
gostei da sua experiencia... vc não teria como tirar umas fotos para o pessoal ver como ficou o serviço no seu carro...
eu tenho como publica-las na internet e deixar disponivel para todos q queiram uma boa ideia de como instalar o turbo em carros com ar/dh q são os piores...
valew... qualquer coisa passa uma mp...
Pô cara, eu não tenho camera digital...
Assim que conseguir uma emprestada tiro umas fotos para vc's terem uma noção de como ficou, por mais estranho que se pareça o que menos atrapalhou foi a bomba da direção, a unica medida drástica foi mandar fazer a mangueira da direção e saiu por 40 reais ....
Vamos mantendo contato!!!