[DÚVIDA] - Potência do motor

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Thaiscrfr
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 29 2021f Maio 2021 12:17:04 PM
Localização: Estrela d'Oeste - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1999

[DÚVIDA] - Potência do motor

Mensagem por Thaiscrfr »

Tenho um Corsa Wind 99, tô achando ele meio fraco de potência, tipo se estou em 3ª, e preciso passar em uma valeta por exemplo iria no caso reduzir pra 2ª,mas o carro simplismente quase afoga, e aí tenho que colocar 1ª, mas tô achando ele meio frouxo, não sei se deu pra entender… Alguém poderia me ajudar, se é normal isso?? Pois peguei o Corsa a 1 semana, eu tinha um gol antes e era msm ano, é totalmente diferente.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

normal isso não é mesmo
agora tem q ver isso q diz sentir o carro frouxo, afogado, pq o carro estar fraco direto é uma coisa, acontecer isso de afogar é outra coisa
de qq forma primeira coisa é levar numa oficina pra revisão de carro recém pego, e já falar sobre o q relatou aqui pra conferirem compressão do motor, estado da embreagem, alimentação, ignição...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Este tipo de comparação de usuários é muito comum, mas não é a correta devido a falta de uniformidade nos parâmetros e de uma medição efetivamente técnica, sem achismos ou impressões.
Motor 1.0 (que significa a soma do volume de ar na câmara de combustão), varia entre aspirado e turbo, versão turbo é mais potente.
Taxa de compressão (que significa quantas vezes o volume total da câmara é comprimida no momento da explosão), quanto maior, melhor a performance.
Nr. de válvulas (que fazem a função de admissão e escape), quando maior, melhor a performance.
Tipo de combustível (GNV, gasolina, álcool...) e sua qualidade.
Isso, só em relação ao motor... ainda se tem a relação de marchas, diâmetro dos pneus, peso total do veículo, etc...
A avaliação técnica final é feita por um instrumento chamado de dinamômetro.

Em resumo, se vc comparar o resultado final com parâmetros iguais ente montadoras diferentes, o resultado será praticamente o mesmo e vc estará comparando banana x banana.
Mas se vc comparar o resultado final com parâmetros diferentes entre montadoras diferentes, óbvio que o resultado será diferente... mas aí vc estará comparando banana x laranja.

Seu carro pode ter uma perda de potência sim, mas a melhor comparação é com outro carro exatamente igual e da mesma montadora e caso isto ocorra, será devido a alguma falha ou ineficiência do tipo elétrica (velas, cabos, bobina), de combustível (tipo, qualidade, volume, pressão, sujeira nos bicos), mecânica (ponto/sincronismo, embreagem patinando por óleo ou já gasta, falta de compressão nos cilindros), restrição do ar admitido (filtro de ar sujo/entupido), de problemas em sensores (sonda lâmbida, temperatura, pressão atmosférica), de atuadores (de reaproveitamento de gases [caso tenha], de purga do cânister)...
Vc está com o carro a pouco tempo e a melhor coisa a fazer é zerar a manutenção preventiva, esquecendo o que o dono anterior "falou" que fez e... trocar de todos os óleos e fluidos, trocar todos os filtros (óleo, ar, combustível), trocar as correias... a partir daí, fazer as trocas pela tabela de manutenção preventiva do carro.
Junto com este procedimento preventivo, inspecionar o desgaste de freios (discos e lonas), amortecedores, coxins, batentes, calços, molas, carga da bateria, capacidade de geração do alternador, funcionamento de todas as luzes/lâmpadas, dos motores elétricos (ventoinhas, esguicho, limpador do para-brisas, dos vidros das portas, bomba de combustível no aspecto de pressão e vazão).
Recomendo também pedir um teste de compressão dos cilindros, afinal é um carro com 22 anos de idade...
Um bom profissional fará todas as trocas, avaliações, lhe dará uma "fotografia" bem realista do carro e certamente resolverá ou indicará o problema da falta de potência, caso ela de fato exista.
Thaiscrfr
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sábado 29 2021f Maio 2021 12:17:04 PM
Localização: Estrela d'Oeste - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Thaiscrfr »

Muito obrigada pessoal
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”