[DÚVIDA] - Como fazer um bom Swap de motor de Corsa Wind?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
FelipeBarbisan
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 27 2019f Fevereiro 2019 08:55:25 PM
Localização: Rio Claro - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

[DÚVIDA] - Como fazer um bom Swap de motor de Corsa Wind?

Mensagem por FelipeBarbisan »

Boa noite galera, tudo bem com vcs?

Seguinte: adiquiri recentemente um corsa wind 1.0 mpfi 2000/01. Comprei porque o estado de conservação é muito bom e o carro é otimo para dia-a-dia, ainda mais porque este tem ar condicionado original. Sai de um carro com cilindrada maior e to sentindo um pouco de falta de potência. Pesquisando a respeito vi que para colocar outros motores, as opções são infinitas e por isso to pedindo a ajuda de quem ja deva ter feito esse tipo de mudança ou conhecimento. Minha ideia é fazer um swap de motor, e vi vários modelos na internet que "diz" caber fácil. Porém quero mexer o mínimo possível, sem trocar injeção (no máx reprogramar). Algumas coisas que NÃO pretendo mexer:

Trocar chicote do carro;
Trocar módulo precisando muita adaptação inclusive chave com code;
Manter A/C funcionando;
Manter o câmbio 1.0 original ;
Manter acionamento mecanico da embreagem e acelerador via cabo;


As opções de motor que achei boas:
1.6 8v dos mpfi a gasolina (Ex: corsa sedan super/gl/gls 2002-2004)
1.4 econoflex 105 cv dos corsas/prismas mais modernos
1.8 flex da montana

Questão de combs: em função dos preços, tentar deixar flex.

Enfim. qual combinação seria melhor pra minha ideia. Um exemplo que vi muito, o pessoal coloca o 1.4 flex, com bico 1.6, tbi 1.6 e injeção original. Quanto mais plug-and-play melhor. O que acham? Vlw galera
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

então, ele é bom enquanto original, sem tanta mudança, sem motor enorme adaptado....
de tudo q colocou ai o mais difícil de encontrar e q menos vai mexer seria o 1.6, mas so a brilhante ideia de manter o cambio de 1.0 eu já diria pra não inventar nada então, nem mesmo o 1.6, é preciso entender q existe uma harmonia entre motor e cambio pra um bom funcionamento, desempenho e autonomia..... qq outro motor dessas opções já tem q mudar chicote e injeção, agora fazer esse frankstein c pedaço de um monte de carro, vai até onde seu bolso e imaginação alcançar, só não pode chorar depois pq não anda e nem se comporta como um modelo original.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Tomou coragem?
Vai mexer no que está quieto, mas terá que trocar mais coisas. Não tem jeito. Módulo desse carro com A/C não é fácil de encontrar e quando encontra é caro.
Esse seu carro com A/C é uma raridade e na hora de vender vai encontrar bons compradores para ele.
Aconselharia, mantê-lo original e procurar um 1.6 aí no interior. Sempre encontra e com baixo km.
Se tiver com disposição, coloque motor e cambio do 1.6, já se sentirá satisfeito.
Freio tb é primordial e pinças dos 1.6 são maiores e discos serão ventilados.
Lembre-se que terá que regularizar esse motor no documento, pode acontecer de vc não conseguir fazer isso na sua cidade.
Alguns colegas do clube trocaram os motores e não conseguiram regularizar na cidade de SP. Ficaram com o problema na mão e os carros estão com eles até hoje, não conseguem nem fazer um laudo pericial, pois constará o outro motor no cadastro do carro.

Abraço!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
FelipeBarbisan
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 27 2019f Fevereiro 2019 08:55:25 PM
Localização: Rio Claro - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por FelipeBarbisan »

sousaman escreveu:Cara,

Tomou coragem?
Vai mexer no que está quieto, mas terá que trocar mais coisas. Não tem jeito. Módulo desse carro com A/C não é fácil de encontrar e quando encontra é caro.
Esse seu carro com A/C é uma raridade e na hora de vender vai encontrar bons compradores para ele.
Aconselharia, mantê-lo original e procurar um 1.6 aí no interior. Sempre encontra e com baixo km.
Se tiver com disposição, coloque motor e cambio do 1.6, já se sentirá satisfeito.
Freio tb é primordial e pinças dos 1.6 são maiores e discos serão ventilados.
Lembre-se que terá que regularizar esse motor no documento, pode acontecer de vc não conseguir fazer isso na sua cidade.
Alguns colegas do clube trocaram os motores e não conseguiram regularizar na cidade de SP. Ficaram com o problema na mão e os carros estão com eles até hoje, não conseguem nem fazer um laudo pericial, pois constará o outro motor no cadastro do carro.

Abraço!
Bom dia sousa,

Cara... ainda to com coragem sim kkkkkk. Se a mudança de câmbio é muito importante, o que eu achava que não era, posso colocar um kit motor + cambio. Pelo que vcs me disseram aqui, o 1.6 de 92cv da época parece ser a melhor opção. Nesse conjunto mexe com elétrica ou da pra usar o módulo do próprio carro? A questão de regularização por aqui é sussa. Já tive casos de troca de motor, e ocorreu tudo sem grandes dores de cabeça. Se bem que a ideia não é fazer para vender. Como disse, o carro é muito impecável principalmente em conservação e só tem falta mesmo é de um motor um pouco melhor. Agora o freio que você mencionou, também é importante? Porque penso pelo uso que faço do carro... muito urbano e não uso ele para nada fora do normal, ou seja, sem grandes velocidades.
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Vai ter que mexer com a troca do módulo sim, pra ter o melhor aproveitamento do conjunto.
Daqui a pouco do SemControle aparece com maiores informações.
FelipeBarbisan escreveu:Bom dia sousa,

Cara... ainda to com coragem sim kkkkkk. Se a mudança de câmbio é muito importante, o que eu achava que não era, posso colocar um kit motor + cambio. Pelo que vcs me disseram aqui, o 1.6 de 92cv da época parece ser a melhor opção. Nesse conjunto mexe com elétrica ou da pra usar o módulo do próprio carro? A questão de regularização por aqui é sussa. Já tive casos de troca de motor, e ocorreu tudo sem grandes dores de cabeça. Se bem que a ideia não é fazer para vender. Como disse, o carro é muito impecável principalmente em conservação e só tem falta mesmo é de um motor um pouco melhor. Agora o freio que você mencionou, também é importante? Porque penso pelo uso que faço do carro... muito urbano e não uso ele para nada fora do normal, ou seja, sem grandes velocidades.

Motor (tem que ser com nota fiscal e se possível, retificar antes de montar) e um bom cambio vc encontra fácil na região.
Depois disso tem que ver bicos, flauta, bobina, chicote e outros pequenos detalhes.
Nessa brincadeira, menos de 5000 não sairá, não contando com a MO da pessoa que fará o trabalho.

Regularização é necessária, nunca se sabe o dia de amanhã, por fiscalização ou necessidade. Então é melhor tb pesquisar isso antes de realizar as compras. Pelo que li aqui no fórum, pelo CTB não é possível regularizar veículos com alteração de potência superior a 10% ao original de fábrica, mas..... não questiono os métodos daqueles que conseguem, eu não faria.

Freios são importantes tb, é P&P do sólido para o ventilado.

Pra fazer o laudo do INMETRO, é necessário tb checar os freios.

Abraço!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

como é 1.0 MPFI, a troca pro 1.6 MPFI o modulo não muda e nem chicote, e até funciona com o chip do 1.0 tmb, meio capenga, mas funciona, o ideal é no minimo a troca do chip pro 1.6.......

todo o conjunto é de suma importância, desde cambio, freios, suspensão.....a simples troca de 1.0 pra 1.6 vc já tem um aumento de 50% da potencia, e vai manter o freio original? uma suspensão original? q adianta por um motor maior, e o cambio limitado do 1.0, simplesmente vai ficar curtíssimo o cambio
por isso q se diz, q uma troca bem feita sai caro.....não é só motor....tem todos os agregados ao motor, bicos já não servem, arrefecimento precisa ser estudado se vai dar conta do novo motor, tbi é maior....simplesmente por outro motor ai dentro é fácil, ele trabalhar no minimo igual ao de fabrica q envolve muita coisa.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Jhordan
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 05 2019f Dezembro 2019 11:39:01 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por Jhordan »

Opa sou novo aqui no grupo, tenho um corsa 1.0 mpfi
Comprei um motor 1.6 e quero colocar no lugar mas vou usar tudo do 1.0 na teoria funciona certo? Não vai ficar 100% mas tudo casa certinho certo? Vou trocando as coisas mais pra frente.. grana curta
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Jhordan escreveu: Sexta-feira 13 2019f Dezembro 2019 02:17:14 PM Opa sou novo aqui no grupo, tenho um corsa 1.0 mpfi
Comprei um motor 1.6 e quero colocar no lugar mas vou usar tudo do 1.0 na teoria funciona certo? Não vai ficar 100% mas tudo casa certinho certo? Vou trocando as coisas mais pra frente.. grana curta
exatamente o q respondi na anterior
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”