Junta do Carter Motor/Câmbio

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
alisson_dg4
:: Wind ::
Mensagens: 32
Registrado em: Domingo 15 2017f Janeiro 2017 03:29:27 PM
Localização: Içara - SC
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Junta do Carter Motor/Câmbio

Mensagem por alisson_dg4 »

Olá pessoal, tudo certo?

Então, tenho um Corsa Wind 1.0 8v 96 MPFI e estou querendo realizar a troca da junta do carter do motor e do câmbio (também chamado de "cartinho").

O motivo da troca da do motor é por causa que notei que a que esta hoje está toda lambusada de óleo, embora não tenha vazamento que chegue a pingar no chão. Só espero que meu carter não esteja empenado. :(
Agora a do câmbio é pelo fato de eu querer trocar o óleo do câmbio, pois, não sei como ele está e acredito que nunca foi trocado.

Agora as perguntas:

1 - Devo utilizar juntas originais para os dois carters ou posso usar uma paralela (Se sim qual marca (sabó...) e material (cortiça, borracha))?
2 - Não tenho muito conhecimento sobre isso, mas já ouvi falar que existem carters de aço e de outro material (alumínio acredito eu). Para minha situação terá diferença de junta dependendo do material dos carters? Não sei qual o material dos carters de meu carro.
3 - Para a junta do carter do motor encontrei duas referências para meu carro: 90345226 ou 90345227. Qual das duas devo usar?

Desde já agradeço!


alisson_dg4
:: Wind ::
Mensagens: 32
Registrado em: Domingo 15 2017f Janeiro 2017 03:29:27 PM
Localização: Içara - SC
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por alisson_dg4 »

alisson_dg4 escreveu: 1 - Devo utilizar juntas originais para os dois carters ou posso usar uma paralela (Se sim qual marca (sabó...) e material (cortiça, borracha))?
2 - Não tenho muito conhecimento sobre isso, mas já ouvi falar que existem carters de aço e de outro material (alumínio acredito eu). Para minha situação terá diferença de junta dependendo do material dos carters? Não sei qual o material dos carters de meu carro.
3 - Para a junta do carter do motor encontrei duas referências para meu carro: 90345226 ou 90345227. Qual das duas devo usar?

Desde já agradeço!
Sobre a dúvida 3, a junta é a do câmbio e não do motor! :mrgreen:

Aproveitando, a referência correta da junta do motor para meu carro seria 93335433?

Obrigado!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

te recomendo q use as juntas originais, ou essas "paralelas" de marcas bem reconhecidas, uma junta dessas dura 10 anos ai facil facil, muito mais barato gastar em junta boa e nao ter dor de cabeça por um bom tempo....
sobre as referencias é um pouco dificil, pq as montadoras tem um tal de mudar esses codigos, tem q ver o diz sobre aplicacao no momento da compra mesmo...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Juntas...opções:
1 original da montadora
2 paralela de boa fama (Sabó)
3 qualquer uma (só emergencial, tipo em viajem...)

Carter, não tenho informação de alumínio para a linha Corsa...cartinho é alumínio, acho que todos.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sei q muitos 16V tem carter de alumínio, não sei se todos tem
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


alisson_dg4
:: Wind ::
Mensagens: 32
Registrado em: Domingo 15 2017f Janeiro 2017 03:29:27 PM
Localização: Içara - SC
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por alisson_dg4 »

Obrigado pelas respostas SemControle e Bange. Acho que vou optar pelas originais da GM mesmo.
Bange escreveu:Juntas...opções:
1 original da montadora
2 paralela de boa fama (Sabó)
3 qualquer uma (só emergencial, tipo em viajem...)

Carter, não tenho informação de alumínio para a linha Corsa...cartinho é alumínio, acho que todos.
Dei umas batidas de leve no cartinho e me pareceu ser de ferro. Será mesmo de alumínio?
Uma outra dúvida, a junta pode variar conforme o material do carter ou são todas iguais? (Desculpe a ignorância :mrgreen:)


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Tire a dúvida com um imã...se grudar, é ferro.
Vc tem que ver como é o original, pois o mercado paralelo é muito criativo para baratear peças...não duvido nada já existir até de plástico...


alisson_dg4
:: Wind ::
Mensagens: 32
Registrado em: Domingo 15 2017f Janeiro 2017 03:29:27 PM
Localização: Içara - SC
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por alisson_dg4 »

Bange escreveu:Tire a dúvida com um imã...se grudar, é ferro.
Vc tem que ver como é o original, pois o mercado paralelo é muito criativo para baratear peças...não duvido nada já existir até de plástico...
Excelente ideia Bange! não tinha pensando nisso... Comprovei que os dois são de ferro mesmo. Realmente se não tiver ainda futuramente talvez os carros vão passar a vir com ele de plástico mesmo :o
Valeu!


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

alisson_dg4 escreveu: 1 - Devo utilizar juntas originais para os dois carters ou posso usar uma paralela (Se sim qual marca (sabó...) e material (cortiça, borracha))?
2 - Não tenho muito conhecimento sobre isso, mas já ouvi falar que existem carters de aço e de outro material (alumínio acredito eu). Para minha situação terá diferença de junta dependendo do material dos carters? Não sei qual o material dos carters de meu carro.
3 - Para a junta do carter do motor encontrei duas referências para meu carro: 90345226 ou 90345227. Qual das duas devo usar?
1 - Use silicone de boa marca para o cárter de óleo (Loctite, Würth). O cárter do Classic e do Wind de casa estão assim e não apresentam vazamentos.

2 - O seu Corsa é 1996 e tem cárter de ferro.


alisson_dg4
:: Wind ::
Mensagens: 32
Registrado em: Domingo 15 2017f Janeiro 2017 03:29:27 PM
Localização: Içara - SC
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por alisson_dg4 »

Adrianno Sakamoto escreveu:1 - Use silicone de boa marca para o cárter de óleo (Loctite, Würth). O cárter do Classic e do Wind de casa estão assim e não apresentam vazamentos.

2 - O seu Corsa é 1996 e tem cárter de ferro.
Obrigado pelas respostas Adrianno! Vou seguir seu conselho sobre os silicones. Valeu mesmo!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”