TEC..TEC..TEC PARTIDA À FRIO/ACELERA.

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Roni Rodrigues
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sexta-feira 27 2018f Julho 2018 05:49:09 AM
Localização: Hortolândia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008
Contato:

TEC..TEC..TEC PARTIDA À FRIO/ACELERA.

Mensagem por Roni Rodrigues »

Consagrados, Bom dia!

Tenho um Corsa Hatch Joy 1.0 flex 2008 e preciso de SOCORRO!

Um mecânico de "confiança" me disse que vou precisar gastar 3 à 4 mil para fazer o motor para resolver o seguinte problema:
1) Após mais ou menos 15 horas sem ligar, quando liga, o carro faz um barulho (tec..tec..tec..) durante mais ou menos 4 segundos.
2) Em movimento, pisando um pouco fundo sempre na 2º, 3º e 4° marchas é possível ouvir o mesmo barulho, porém um pouco mais baixo e apenas no começo.
OBS: O carro não está abaixando o óleo, fumaçando ou soltando óleo pelo escapamento.

O mecânico disse em Maio/2018 que esse problema está prejudicando a correia dentada. Porém, eu troquei a mesma em Março/2017. (opa! estranho, não?!)
Setembro/2017, o carro furou a mangueira d'Água e por falta de conhecimento continuei andando e piorando ainda mais a situação. O carro precisou fazer e fiz retifica e cabeçote.
Tenho a leiga teoria de que o problema possa ser; bomba d'Água ou bomba de óleo. Água porque quando a mangueira furou o barulho ficou constante e forte até perder força e o carro parar. Óleo porque talvez não tenha mais força para jogar o mesmo no motor e lumbrificar por completo.

Sinceramente eu não acho necessário fazer o motor já que o sintoma do carro não corresponde. Mas se precisar, terei que me "virar nos 30" para pagar.
Se alguém conseguir uma solução, ficarei imensamente agradecido e jamais esquecerei tamanha honra. :)
Desde já agradeço
e me desculpem o texto, mas achei melhor dar o máximo de detalhes para ajudar a quem me ajuda.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Teorias são válidas, mas de nada adiantam se não forem testadas e comprovadas...
Tec tec pode ter varias origens, umas sérias outras nem tanto.
O que prejudica uma correia dentada é a má colocação, em termos de tensão correta, contaminantes tipo óleo e/ou poeira, vícios nos dentes das polias e oscilação indevida por desalinhamento ou defeito na própria...se nada disso ocorrer ela terá, em tese, a vida útil prevista pelo fabricando e/ou montadora.
Se suspeita de alguma peça mas ela não apresenta perda de eficiência é pouco provável que seja ela...
Bomba de óleo é difícil fazer barulho...mediu a pressão dela?
Bomba d'água pode fazer tec tec...mas ele tem que acompanhar o giro...está acompanhando? O motor tá esquentando?
O tec tec mais comum nos Corsas, é no tucho hidráulico...no meu carro ele quase sermpre aparece quando o óleo já está no terço final da vida útil...dura alguns segundos e para...isso já fazem anos e nunca troquei nem o tipo de óleo e nem os tuchos...me preocuparei se o barulho aumentar ou durar mais tempo.
Roni Rodrigues
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sexta-feira 27 2018f Julho 2018 05:49:09 AM
Localização: Hortolândia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Mensagem por Roni Rodrigues »

Muito obrigado pela respostas, me deixou com um "norte" a respeito do problema e mais preparado.
Respondendo o que foi mencionado:
Irei medir em breve a pressão da bomba de óleo. Quanto a água, não esquenta de forma anormal.
Adquiri um macete de ontem para hoje; eu giro a chave até fazer o barulho no motor ao mesmo tempo volto a chave para fazer apenas o barulho mas não ligo (ex: tipo ameaçar ligar o carro), em seguida, já com o carro a frio, eu ligo e ele pega sem nenhum barulho (que da medo) haha...
Vou continuar com isso até onde der.
E mais uma vez, obrigado pela resposta!!!
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Válvula do cânister faz tec tec tec dando falso diagnostico de tucho.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Adriano, essa eu não conhecia...penso que o canister com solenoide tenha o mesmo procedimento que o comandado por pressão negativa, ou seja, nunca ocorre em ML de modo a garantir a queima dos HC's em RPM alta...acima de 2000.
Assim sendo, não há como ter tec tec da solenoide quando se liga o motor...ou não?
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

No meu Classic acontece as vezes quando o motor frio, pois a válvula está velha (10 anos... 100 mil km) logo troco.

Depois de quente some.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Cara, se tiver um multímetro, mede pra gente com qual RPM que a válvula liga...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”