Sonda lambda.

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
jose.nogueira
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sábado 09 2018f Junho 2018 12:58:35 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Sonda lambda.

Mensagem por jose.nogueira »

Gostaria de saber se é preciso usar sonda lambda aquecida quando coletor de escapamento dimensionado. Nele ela fica mais distante do cabeçote.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Quanto mais rápido a sonda aquecer até sua temperatura de informação válida (+- 300°C), mais rápido a ECU vai dosar a quantidade de combustível correta...até lá, é usada uma tabela interna, que põe a mistura mais rica...consequentemente nesta fase o consumo é maior.

Considerando isto, a necessidade não é da distância e sim de por o motor mais rapidamente em regime normal, o que é bom.

Não conheço a eletrônica que faz esse aquecimento...se é pela ECU ou fora dela...se for pela ECU e a sua não tem esse procedimento, vc terá que ver como é feito, adaptar ou comprar também, além da sonda de 4 fios, a eletrônica que faz o aquecimento.


Avatar do usuário
jose.nogueira
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sábado 09 2018f Junho 2018 12:58:35 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jose.nogueira »

Obrigado pela informação. O fato é que , por estar mais distante da saída do escape do cabeçote, achei viável usar a sonda com aquecimento. A ligação deste modelo(4 fios) não é complicada. Os dois fios brancos, são do aquecimento, um pós chave de 12v e um negativo. Os dois restantes são um negativo da carcaça da sonda e o outro vai para a centralina, de certa forma fáceis de descobrir com um multímetro. Só não pode ser usada a sonda planar. Essa queimaria por trabalhar com pulsos, ou coisa parecida.


Avatar do usuário
jose.nogueira
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sábado 09 2018f Junho 2018 12:58:35 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jose.nogueira »

Esqueci de dizer que meu Corsa é um modelo 1997 mpfi.


Avatar do usuário
jose.nogueira
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sábado 09 2018f Junho 2018 12:58:35 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jose.nogueira »

Outra pergunta. Posso usar o virabrequim do corsa 1.6 no bloco do motor 1.0? Vi no catalogo da Suloy que o pistão do motor fire 1.3 tem a mesma altura entre o centro do pino conector e a cabeça do pistão, e suas medidas são próximas no diâmetro de forma que não enfraqueceria o bloco, e resultaria em algo em torno de 1300cc usando o vira do corsa 1.6, por isso a pergunta.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, eu não acho legal manter uma corrente de aquecimento na resistência da sonda o tempo todo...com 5min de motor ligado, naturalmente ela atingirá a temperatura normal e não mais precisará de aquecimento pela resistência.

Se o que vc fala é verdadeiro, taí um projeto em que acho que a GM pecou.

Quanto ao vira, eu não tenho informação prática para lhe assegurar que sim...só sei que se todas as medidas de eixo de um vira forem exatamente as mesmas e apenas o percurso for maior, este a mais, proporcionará um aumento da taxa de compressão e as medidas não podem ser próximas...elas devem ser exatas, sob pena de vc, por exemplo, prejudicar a película da lubrificação, eficiência da lubrificação (pressão do óleo), barulhos de folga ou estrangulamento ao torquear...além de implicações numa futura retífica com aplainamento de cabeçote...são muitas variantes e vc não terá garantias quanto a longevidade do motor, referências de consumo, etc...

Particularmente eu não sou favorável a franquistenização de motores, principamente nas partes mecânicas...motor é um cálculo exato e pode durar a vida toda mais dois dias...desde que se façam as manutenções preventivas e corretivas (enquanto houverem peças no mercado).

Se quer um carro mais potente, sem possíveis dores de cabeça, troque o atual pelo desejado...no final sairá sempre mais seguro e barato, vai por mim...


Avatar do usuário
jose.nogueira
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Sábado 09 2018f Junho 2018 12:58:35 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jose.nogueira »

Quando eu disse medidas próximas, foi pelo fato de , com a alteração dos pistões, o diâmetro, por exemplo, ficaria dentro das tolerãncias de uma retífica normal para um sobremedida do carro.A altura entre o centro do pino conector e o topo do pistã0 é identica ao do motor 1.6. Quanto a taxa de compressão, iria para algo em torno de 10,5. Por isso achei viável. Fiz uma simulação no desktop dyno e aparentemente ia ficar um motor bem esperto. Nas retíficas daqui de Petrópolis me disseram ser impossível abrir o bloco para o diametro do motor 1.4 alegando que a parede do cilindro ficaria muito fina. Por isso o projeto alternativo.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Normalmente esses caras de retífica estão certos, pois o usual é reencamisar (substituir a camisa do cilindro).

https://www.youtube.com/watch?v=BJcAFYcZPNE

Se for desejado um pistão maior que a medida máxima permitida para um motor standard, haverá necessidade de reencamisar com medida maior sim, porém há limites técnicos para o desbaste do bloco, o que deve ser o seu caso ou a retífica não está ferramentada para fazê-lo...aí diz que não pode.

Aqui no Rio, uma que recomendo é a Piramid (21) 3264-2900, muito bem estruturada...confirma com eles se é ou não possível.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é dificil pessoal pegar pra montar esses monstros.....afinal nao é um lego q encaixou serve.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

Quanto ao Virabrequim, tem um outro fator que pode derrubar o seu projeto, a relação R/L, Salvo engano, acima de 15° o motor vira uma batedeira pelo tanto que vibra, caso dos Ap Bielinha.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”