Corsa Sedan 1.8 Premium 08/09 fraco, o que será?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
duishii
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 31 2018f Março 2018 02:20:25 PM
Localização: Cianorte - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Corsa Sedan 1.8 Premium 08/09 fraco, o que será?

Mensagem por duishii »

Boa tarde pessoal do Corsa Clube, sou novo aqui no clube e também na marca GM, optei pelo meu Corsa após ler muito sobre ele na internet e principalmente aqui, no Corsa Clube, onde muitas das minhas dúvidas foram sanadas para a escolha do carro, além das ótimas dicas.

Gostaria de uma ajuda de vocês para encontrar o problema do meu Corsa.
Eu tenho um Corsa Sedan 1.8 Premium Ano 2008 Modelo 2009, que comprei faz aproximadamente 20 dias.
O carro está com 109.700km rodados até o momento, comprei de um segundo dono em uma cidade vizinha da minha, quando vi o Corsa já me apaixonei pelo carro, saindo de um Gol bola básico, já parecia que estava numa nave! kkkkkk

Enfim, o carro estava parado fazia um tempo e o antigo dono parecia ser um pouco desleixado (na parte de certos cuidados com o carro, mas num todo ele está muito conservado!), então algumas coisas precisavam ser feitas como: limpeza do sistema de arrefecimento (o antigo dono usava água no radiador e estava muito suja), higienização do ar condicionado (limpado os dutos e trocado filtro) pois estava com um cheiro um pouco desagradável de mofo, troca de óleo do motor e filtros (o carro estava com o óleo 15w40, coloquei o 5w30 conforme diz no manual do carro), troca do limpador de parabrisas (pois estava bem desgastada, chegando até a riscar de leve o parabrisa, coisa mínima). Ou seja, algumas manutenções simples.
Porém a mais ou 03 dias atrás, começou um problema no carro que eu não tinha conseguido identificar muito bem, pois andei somente na cidade, e por andar em velocidade baixa e não exigir muito do carro, eu não notei. Ontem precisei ir à um distrito vizinho, e logo ao sair para a Rodovia e acelerar o carro já vi que tinha algo de estranho, eu pisava o acelerador e o motor roncava como se estivesse em alta velocidade, mas o carro não andava! Subi aproximadamente 1km fazendo muita força na 2ª marcha e depois pisando ao máximo na 3ª para o carro bater 80km/h chorando! Joguei de lado e não consegui nem ultrapassar um Uninho que estava na minha frente. Antes eu pisava tranquilo na subida em 3ª e o carro ia de 60km/h à 120km/h ainda na terceira num estalo, se jogasse a 4ª ainda subiria (o carro andava demais).
Também há um pequeno problema de trepidação do motor, antes o motor ficava liso quando estava ligado, parado no sinaleiro parecia até que o carro tinha morrido, de tão silencioso que estava, agora há uma leve vibração que da para ser sentida de dentro do carro.

Fiquei apavorado quando vi isso, dei meia volta e fui pra casa na mesma hora pra pesquisar o que poderia ser feito (pois ontem era Sexta-feira Santa e não havia auto mecânica aberta aqui na cidade). Achei alguns relatos aqui no Corsa Clube e também vários vídeos no Youtube, falando sobre a perca de potência no motor do carro, principalmente em Corsa, Vectra, Astra, Meriva, carros GM. Vi que o principal motivo era a Polia do vira, que poderia estar com a chaveta gasta, ou alguma folga causando perca de potência, deixando o motor fora de ponto. Também vi sobre velas, cabo de velas, catalisador entupido, pressão da bomba de combustível, sensor de rotação.
Esperei até hoje para levar ao mecânico (pena que sábado só funciona de 08:00h às 12:00h), e relatei o que estava acontecendo, ele andou no carro, testou e viu que realmente estava fraco. Enquanto ele analisava o que poderia ser o problema, eu conversava com ele e dizia tudo que vi ontem, da polia, velas, etc. Fizemos todos os procedimentos e testes.

- Polia do virabrequim estava em perfeito estado (tanto a chaveta, quanto o eixo do motor);
- Pressão da bomba de combustível estava normal;
- Velas estavam novas e em perfeito estado;
- Cabos das velas também eram novos e estavam em perfeito estado;
- Passado scanner na injeção eletrônica e não acusou nenhum problema, estava tudo normal, sonda lambda, tudo;
- Aparentemente o catalisador está normal (não deu tempo de desmontar hoje cedo, levarei segunda para ver, mas testando pelo escape estava normal);
- Sensor de rotação (também não deu tempo de ver hoje, pelo curto espaço de tempo e demanda de serviço da mecânica).

Pois então amigos, já fiz praticamente todos os testes na mecânica, os mesmos que vi aqui e na internet, e ainda não encontrei o problema.
Alguém que já passou por isso, ou alguma alma bondosa e com sabedoria, poderia me dar uma luz?
Me desculpe pelo post ter ficado enorme, mas quis esclarecer bem o que está acontecendo com o carro.


duishii
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 31 2018f Março 2018 02:20:25 PM
Localização: Cianorte - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por duishii »

Eu coloquei SOLUÇÃO sem querer ali em cima, não achei como edita, algum moderador pode tirar, por favor?
Obrigado


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

duishii escreveu:.... eu pisava o acelerador e o motor roncava como se estivesse em alta velocidade, mas o carro não andava! Subi aproximadamente 1km fazendo muita força na 2ª marcha e depois pisando ao máximo na 3ª para o carro bater 80km/h chorando!....

- Pressão da bomba de combustível estava normal;
...
Explica melhor...o giro sobe mas o carro não anda...é isso?

O teste não é só pressão...tem que ver pressão de pico e vazão.


duishii
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 31 2018f Março 2018 02:20:25 PM
Localização: Cianorte - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por duishii »

Bange escreveu:
duishii escreveu:.... eu pisava o acelerador e o motor roncava como se estivesse em alta velocidade, mas o carro não andava! Subi aproximadamente 1km fazendo muita força na 2ª marcha e depois pisando ao máximo na 3ª para o carro bater 80km/h chorando!....

- Pressão da bomba de combustível estava normal;
...
Explica melhor...o giro sobe mas o carro não anda...é isso?

O teste não é só pressão...tem que ver pressão de pico e vazão.
Isso, o giro sobe mas o carro não anda nada, demora um século pra bater 100km/h pisando tudo. Antes o carro não subia tanto o giro e só com o peso do sapato ele já acelerava muito, agora o giro sobe muito pq tem que pisar muito, mas o carro não anda nada.

Eu expliquei mal, ele testou tudo e estava certo, só faltou ver o catalisador melhor (mas ele estava meio que descartando isso) e o sensor de rotação.
Tirando isso não sei mais o que pode ser.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Se o giro sobe e o carro não anda, é embreagem patinando...


duishii
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 31 2018f Março 2018 02:20:25 PM
Localização: Cianorte - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por duishii »

Bange escreveu:Se o giro sobe e o carro não anda, é embreagem patinando...
O mecânico testou e disse que estava ok.
Eu sinto a embreagem um pouco dura e de vez em quando arranha de leve pra por marcha, mas não é sempre, então achei que poderia até estar meio gasta, mas não ao ponto de estar patinando.
Vou fazer o teste sozinho aqui pra ver se patina e posto resultado.


duishii
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 31 2018f Março 2018 02:20:25 PM
Localização: Cianorte - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por duishii »

duishii escreveu:
Bange escreveu:Se o giro sobe e o carro não anda, é embreagem patinando...
O mecânico testou e disse que estava ok.
Eu sinto a embreagem um pouco dura e de vez em quando arranha de leve pra por marcha, mas não é sempre, então achei que poderia até estar meio gasta, mas não ao ponto de estar patinando.
Vou fazer o teste sozinho aqui pra ver se patina e posto resultado.
Testei a embreagem, fiz o teste da 3ª marcha e 5ª marcha com o carro parado na reta, e embreagem está boa, não está patinando.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não sei como é esse teste...eu puxo o freio de mão (que tem que estar bom), coloco primeira e tento sair...

Ou o peneu canta ou arrasta o carro...embreagem boa...se giro subir e nada acontecer, tá patinando.


duishii
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 31 2018f Março 2018 02:20:25 PM
Localização: Cianorte - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por duishii »

Bange escreveu:Não sei como é esse teste...eu puxo o freio de mão (que tem que estar bom), coloco primeira e tento sair...

Ou o peneu canta ou arrasta o carro...embreagem boa...se giro subir e nada acontecer, tá patinando.
Fiz o seu teste e o carro saiu arrastando normal, então está boa mesmo.
Vou levar de manhã para ver se acha o problema agora. Mas está difícil.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

duishii escreveu:...
Isso, o giro sobe mas o carro não anda nada, demora um século pra bater 100km/h pisando tudo. Antes o carro não subia tanto o giro e só com o peso do sapato ele já acelerava muito, agora o giro sobe muito pq tem que pisar muito, mas o carro não anda nada.
....
...então essa informação não procede...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”