Motor rajando a ± 2800 rpm - Retificar, manter ou trocar?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
lucianomessias
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 18 2015f Janeiro 2015 12:12:54 AM
Localização: São Caetano do Sul - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Motor rajando a ± 2800 rpm - Retificar, manter ou trocar?

Mensagem por lucianomessias »

Olá! Um breve resumo:

Tenho um Corsa Sedan GLS 97/98 1.6 16v com 72000 km rodados, bem conservado e bem tratado.

A água estava baixando e não encontrava o problema até que um mecânico achou o vazamento no cabeçote. Tive que fazer elevação de base de tão comido que ficou um lado, isso em maio de 2017.

Agora em dezembro estava fazendo barulho de parecido de homocinética mas era o tensor da correia dentada que estava na garantia e foi trocada. Ao acelerar nos testes, observou-se o rajado ± em 2800 rpm. Trocou as bronzinas de biela. O barulho diminuiu um pouco mas o mecânico disse que aí precisa fazer o virabrequim. Lembro dele comentar que uma bronzina não deu o ajuste como esperado. Mas será que pode ter chance de não ser esse problema no virabrequim? O motor não está fumando.

Fiz alguns orçamentos e numa retifica me deram o valor de R$ 3800,00 para fazer ele todo e nas mecânicas não conseguem me dar o orçamento sem abrir e olhar mas estimaram uma média de 3500 a 4500 reais e estou sem $$ para serviço de retifica.

O que seria melhor? Quais das opções:

Tentar manter ele assim, andando em baixa pois ele raja só em 2800 rpm ;
Mandar retificar o motor todo. Já que parece ter um pouco de barulho depois de acelerar;
Trocar por um outro motor, mas não sei se encontro numa concessionária.

Se estivessem em minha situação o que fariam? O que dá pena é que está com 72000 km. Até agora não entendo porque deu esse problema mas é assim mesmo. Se tiverem mecânico ou retifica boa para indicar, estou em São Caetano do Sul no ABC em São Paulo.

Obrigado a todos.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Cá entre nós, com essa quilometragem não era pra dar esse tipo de problema...a manutenção falhou em algum momento da vida desse carro, que antecipou o que aconteceria com no mínimo o dobro de sua quilometragem...

Em tese qualquer motor pode durar pra vida toda, independente da qualidade da manutenção...é só ir trocando o que for dando defeito...o negócio que é o dono fica avaliando o custo da manutenção x o valor de mercado do carro. Num carro de 80 mil, gasta-se 2 mil numa retífica (só serviço), fácil...mas se o valor de mercado do carro for de 5 mil, poucos gastarão quase 50% desse valor em manutenção.

A grosso modo, para uma retífica, tanto faz retificar um motor GM, ou VW ou BMW (todos de 4 cilindros), o que encarece mais são as peças de reposição, por isso é que o preço final é tão diferente.

Se conseguisse um motor novo (zerinho), pelo preço próximo ao do estimado para o reparo, seria minha 1ª opção...mas o preço estimado para o seu problema não está caro e se fosse comigo daria preferência a retífica completa, pois ficaria com o motor novo e em condições para durar mais 20 anos no mínimo (eu acrescentaria uma bomba d'ága e radiador novos).


lucianomessias
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 18 2015f Janeiro 2015 12:12:54 AM
Localização: São Caetano do Sul - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lucianomessias »

Será que andando com ele desse jeito até que eu consiga dinheiro pra arrumar pode danificar mais o motor? Só uso na cidade e dificilmente passo dos 70 km/h. Sem contar que a lataria e estofado estão bem conservados. Acho que compensa retificar o motor mesmo.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Desde o início do barulho que a coisa só piora e não é esse rajado que vai te deixar na rua...ainda mais pisando leve...mas se a luz do óleo acender, pode chamar o guincho.


Daninean
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Quarta-feira 11 2011f Maio 2011 10:53:06 PM
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Daninean »

Vôce parece gostar do carro, vai andando e. Guardando o dinheiro, se você vai fazer o. Motor todo, é só ir andando até parar

Enviado de meu LG-M320 usando Tapatalk


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”