Olha, não é nem mito e nem verdade...Isto é um fato, pois qualquer peça colocada em um conjunto já rodado, vai demandar um período de uso em que ocorre uma adaptação micrométrica entre as partes com potencial atrito, podendo ocorrer um desgaste desigual das superfícies até uma boa acomodação.
Esta acomodação requer um uso moderado (sem grandes esforços), e um óleo mais limpo possível, pois há desprendimento de material (micro limalhas), que nem sempre são capturadas pelo filtro e a maneira de se fazer isto é trocar tanto o óleo quanto o filtro após 1000km rodados.
Estes 1000km é um número prático, pois na realidade o correto seria uma análise das partículas em suspensão no óleo a cada 500km...mas isto requer a retirada de todo o óleo, análise com instrumental adequado, que dependendo do resultado, pode indicar a substituição imediata ou uma nova análise nos próximos 500km...que oficina está estruturada para isso? ...nem as concessionárias...
Então adotou-se a prática da troca direta com 1000km e uma outra entre 2500 e 3000km (nem sempre recomendada por mecânicos)..daí em diante, trocas normais...
O óleo trocado ainda tem tempo de vida, basta ser filtrado ou magneticamente separado das partículas, restando-lhe o que falta para o fim de vida prática (depende do tipo de óleo - mineral, semi ou sintético)...mas isso não é prático e o mais comum é o descarte ou uso em outra aplicação menos severa.
Motor VHC 1.0 no Corsa Wind
- Adrianno Sakamoto
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Falando em TBI como o SemControle escreveu, precisa verificar os sensores estão ok após a montagem do cabeçote como o sensor de posição da borboleta.
- Adrianno Sakamoto
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Essa mensagem é de outro tópico. Desconsiderem.Adrianno Sakamoto escreveu:Falando em TBI como o SemControle escreveu, precisa verificar os sensores estão ok após a montagem do cabeçote como o sensor de posição da borboleta.
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SemControle Fiz esse mesmo serviço no meu Classic também, vou trocar o óleo com 1000km. Deixa eu te perguntar qual a especificação de óleo vc está usando no seu carro? o 20w50 mineral ou o 15w40 semi-sintético? o meu o mecânico disse que é para eu usar o 20w50 mineral pois meu carro está com 175,000 km. Alguém sabe dizer se posso está colocando o 15w40 semi-sintético?
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SemControle Fiz esse mesmo serviço no meu Classic também, vou trocar o óleo com 1000km. Deixa eu te perguntar qual a especificação de óleo vc está usando no seu carro? o 20w50 mineral ou o 15w40 semi-sintético? o meu o mecânico disse que é para eu usar o 20w50 mineral pois meu carro está com 175,000 km. Alguém sabe dizer se posso está colocando o 15w40 semi-sintético?
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Se as duas viscosidades constarem no manual do carro, use qualquer das duas...quanto ao API, use também a indicada ou superior...nunca inferior...
API SJ, SL, SN...
Ex.: se no manual recomendar o SL, pode usar o SL ou SN...nunca o SJ.
Uma vêz escolhida a viscosidade (20W50 ou 15W40, se possível), não mude mais...a maioria das pessoas ao ouvir um barulhinho, muda a viscosidade pensando que resolve...pode até resolver, mas o correto é resolver o barulhinho, trocando o(s) componente(es) e não a viscosidade.
API SJ, SL, SN...
Ex.: se no manual recomendar o SL, pode usar o SL ou SN...nunca o SJ.
Uma vêz escolhida a viscosidade (20W50 ou 15W40, se possível), não mude mais...a maioria das pessoas ao ouvir um barulhinho, muda a viscosidade pensando que resolve...pode até resolver, mas o correto é resolver o barulhinho, trocando o(s) componente(es) e não a viscosidade.
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nao tem isso de esta com 10 ou c 1000000 de kms....basta pensar.....
o oleo circula pelo motor todo ok, ah mas ta rodado, ja tem folga no conjunto movel, vou mandar graxa q ai nao vai queimar....mas e ai as galerias q nao tem atrito de peças nao gastaram, a graxa nao passa la.....
no modo bem grosso da coisa é isso....
se tem problema de queimar oleo se resolve com retifica e nao colocando viscosidade cada vez mais alta, senao logo chega ao extremo q falei de por graxa.....
do q vc tem disponivel eu iria nesse 15w40 semi sintetico q deve ter uma API melhor.....
pra passar o tempo viewtopic.php?f=66&t=17055
nao tenho mais carro, apenas 2 motos agora....em uma delas eu uso oleo de carro, um semi sintetico 10w30SN, a montadora indica um oleo deles 10w30SJ.....essa moto nao tem embreagem banhada a oleo e conta com refrigeracao liquida, nao depende apenas de ar e oleo pra refrigerar....
o oleo circula pelo motor todo ok, ah mas ta rodado, ja tem folga no conjunto movel, vou mandar graxa q ai nao vai queimar....mas e ai as galerias q nao tem atrito de peças nao gastaram, a graxa nao passa la.....
no modo bem grosso da coisa é isso....
se tem problema de queimar oleo se resolve com retifica e nao colocando viscosidade cada vez mais alta, senao logo chega ao extremo q falei de por graxa.....
do q vc tem disponivel eu iria nesse 15w40 semi sintetico q deve ter uma API melhor.....
pra passar o tempo viewtopic.php?f=66&t=17055
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Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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