Sinal enviado pela Sonda Lambda x Sinal recebido pela ECU

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Canopf
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quinta-feira 27 2017f Julho 2017 09:58:16 PM
Localização: Francisco Beltrão - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2003

Sinal enviado pela Sonda Lambda x Sinal recebido pela ECU

Mensagem por Canopf »

Recentemente percebi que o meu Corsa está injetando muito combustível, devido ao fato do consumo alto e leve cheiro de gasolina no escape. Fiz a medição do sinal da sonda lambda com o carro já em temperatura operacional e ela mostrava entre 80 e 230 mV. Então deduzi: a sonda está mandando sinal de mistura pobre e a ECU aumenta o tempo de injeção desnecessariamente. Comprei uma sonda nova, genuína GM (sonda de único fio, roxo), e após a substituição da mesma e aquecimento do motor, para minha surpresa, o mesmo sinal: entre 80 e 230 mV. Desconectei o plugue da sonda e fiz novamente a medição: variando entre 850 e 800 mV ! Deixei o multímetro encaixado no conector e pluguei novamente no fio que vai para a ECU: cai imediatamente para 80mV ! Ou seja, a sonda está funcionando, mas a ECU recebe um sinal diferente !! Testei o fio que vai para a ECU e ele não está aterrado nem em curto com nenhum outro. Alguém aqui do clube tem alguma idéia do que pode ser ? Se for problema da ECU, alguém sabe se tem como reparar ? Corsa VHC 1.0 2003 Multec H.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A sonda de 1 fio é muito dependente do aterramento do motor...antes de mais nada verifica isso.
Inspecione e limpe o conector da sonda e lá na ECU, mas se não for nada
disso, sobra apenas a ECU já que o fio está ok...
Quanto a reparo, só sendo analisado por um tec no assunto.


Canopf
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quinta-feira 27 2017f Julho 2017 09:58:16 PM
Localização: Francisco Beltrão - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por Canopf »

Vou verificar o aterramento, tanto do motor quanto da ECU, pois vi que é um problema meio comum o aterramento no Corsa. Consegui um manual de reparo do sistema Multec H, e estava lendo sobre tensão de referência que a ECU manda para a sonda. Vou verificar e fazer algumas medições também. Valeu pela resposta. Vou limpar os conectores e também os chicotes.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Depois retorna com o resultado...


Canopf
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quinta-feira 27 2017f Julho 2017 09:58:16 PM
Localização: Francisco Beltrão - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por Canopf »

Mesmo não apresentando nenhum problema, reforcei o aterramento do motor e da ECU. Limpei os chicotes e os conectores. O problema continua. No manual de reparo do Multec H, ele mostra o seguinte "Sonda Lambda Índice Mistura Pobre / Rica : Verificações:
-desconectar o sensor de oxigênio com a ignição desligada
-medir a tensão entre o terminal do conector (lado chicote) e massa, com a ignição ligada valor = 450 mV, aproximadamente
Se o valor lido for inferior a 350 mV:
-possível curto circuito a massa ou circuito aberto no fio de sinal ( terminal B28 da UC )
-possível defeito na UC

No fio do terminal B28 (fio amarelo até chegar ao conector da sonda, que daí passa a ser roxo), quando ligado a ignição, apresenta somente cerca de 8mV. Já tinha verificado e ele não está aterrado nem em contato com qualquer outro fio. E também não está com circuito aberto, pois no teste de continuidade do multímetro ele apita quando uma ponta de prova está no conector da sonda e a outra ponta de prova está no conector da ECU.
Aparenta ser mesmo problema na ECU. Vou tentar pegar um opcom, para verificar se tem algum código de falha armazenado na memória, e também para monitorar os outros sensores para ver se algum deles apresenta alguma anomalia. Se for preciso trocar a ECU, já é bom ter um opcom para codificar os transponders das chaves.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Se o manual informa que deve ter 450mV...meça-os na saía da ECU (sem conector ou se não for possível corte o fio uns 10cm da ECU), se tiver, é problema no fio (não necessariamente para a massa)...caso contrário, está confirmado ser a ECU.

Normalmente as entradas da ECU tem um conversor A/D e não deve ser complicado o reparo...vc tem o esquema dela?


Canopf
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quinta-feira 27 2017f Julho 2017 09:58:16 PM
Localização: Francisco Beltrão - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por Canopf »

Vou abrir o conector e tentar desconectar o fio e medir diretamente no pino da ECU. Eu tenho somente o diagrama de pinagem.


pcaruso59
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Domingo 25 2017f Junho 2017 02:47:34 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por pcaruso59 »

Manda pra gente esse esquema, nunca é demais. O meu estava bom, fiz um reparo no carro de um amigo que ficava acelerado trocando o motor de lenta e agora o meu que ficou maluco.

Enviado de meu E5653 usando Tapatalk


Canopf
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quinta-feira 27 2017f Julho 2017 09:58:16 PM
Localização: Francisco Beltrão - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por Canopf »

Tenho uma pasta com alguns arquivos:

https://mega.nz/#F!Q0xljBpT!VV1T4LyEZyc2XO-OAZkyXg


pcaruso59
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Domingo 25 2017f Junho 2017 02:47:34 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por pcaruso59 »

Obrigado. Sempre é bom para tirar dúvidas ou corrigir problema.

Enviado de meu E5653 usando Tapatalk


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”