Olá galera, esses dias tenho escutado uns estalos vindo do tensor da correia de acessórios e percebi que o tensor fica batendo ali, fiz um pequeno vídeo que dá pra ouvir e ver o movimento do tensor, será que é preciso trocar? O rolamento é novo, correia também.
https://youtu.be/4UGUHTlUL2Q
Estalos no tensor
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Não me parece ser do tensor, pois sua polia é pequena e em uma volta da correia, ele gira várias vezes, sendo que reparei que a frequência bate com a correia.
Mas ele pode ter uma folga axial (sentido do eixo), sempre que a correia (talvez por vício ou defeito), oscila lateralmente...no vídeo não dá pra perceber...de toda forma pra ter esse tipo de barulho nele, ele está trabalhando seco ou a polia que o envolve está frouxa e o conjunto merece uma substituição. Ser novo não significa que não dê problema.
Mas ele pode ter uma folga axial (sentido do eixo), sempre que a correia (talvez por vício ou defeito), oscila lateralmente...no vídeo não dá pra perceber...de toda forma pra ter esse tipo de barulho nele, ele está trabalhando seco ou a polia que o envolve está frouxa e o conjunto merece uma substituição. Ser novo não significa que não dê problema.
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Conseguiu reparar que ele faz um movimento pra frente e pra trás e gera os estalos?
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Nessa marcação vermelha onde eu fiz a linha, se vc olhar ali no risco a peça se move em direção às setas.
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Esse é o movimento normal, pois ele ajusta a tensão...
Tente verificar em mais baixa rotação...retire as velas, suspenda o carro (parte da frente), engrene a 5ª, gire a roda com a mão e observe...
O fato é que este tensor, assim como o da dentada, não deve ter folga radial e nem axial...
Tente verificar em mais baixa rotação...retire as velas, suspenda o carro (parte da frente), engrene a 5ª, gire a roda com a mão e observe...
O fato é que este tensor, assim como o da dentada, não deve ter folga radial e nem axial...
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Entendi, eu liguei pro mecânico e ele só pode olhar na segunda feira, será que tem problema?
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Bom, se o barulho aumentar, é bom não sair com o carro, pois um dano neste tensor poderá pular a correia fora, não carregar a bateria, em carros com DH, a direção ficará muuuito dura...e se tiver AC, vai perder este conforto...
O pior mesmo é a descarga da bateria, pois pode não dar tempo de chegar em casa ou em algum ponto de apoio na estrada.
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Levei no mecânico hoje, a peça tava danificada, fiz a troca, sumiu o barulho, a direção ficou um pouco mais leve rs, segundo ele estava travando.
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