Troca de Bicos Injetores - alteração no consumo

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
ewerton_SR
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Quinta-feira 04 2012f Outubro 2012 05:49:14 PM
Localização: São Roque - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Troca de Bicos Injetores - alteração no consumo

Mensagem por ewerton_SR »

Olá pessoa, preciso da ajuda de vocês.
No ano passado comprei 4 bicos injetores para o corsa super 1.0 8v MPFI na Accioly - SP. Eles não tinha os bicos originais, então me empurraram um bicos da MUltiqualita (algo assim) e disseram que eram bons também.

Fiz a troca dos bicos e de 13km/L o carro passou a fazer 8/l. A luz da injeção sempre acendia quando o carro atinge a temperatura de acionamento da mesma. O código é 45 Tensão alta na sonda lambda - mistura rica.
Isso ocorre sempre no mesmo lugar, depois de andar uns 5 kme o motor já ter esquentado. Da a impressão que a assim que a sonda atingi a temperatura de funcionamento ela já identifica a mistura rica.

Então resolvi voltar com os bicos antigos, originais. NO iniciou deste ano tive problemas com os bicos e como não tinha dinheiro pra comprar novos coloquei os da multiqualita novamente. Sò que o carro com o tanque bem cheio só fez 400KM chorando (com os bicos antigos fazia 580).

Resolvi comprar os bicos originais e acabei de instalá-los. Fiz aquele esquema de resetar a central dando um positivo no negativo da bateria, deixei o carro em marcha a lenta até acionar a ventoinha 3 vezes e depois comecei a andar. O problema é que no mesmo percurso a luz de injeção começou a acender de novo, mesmo código de erro.

A i fiquei na dúvida, pois os compradores disseram que o produto é realmente original. Só que eles vem embalado e lacrado no plástico da GM, porém não encontrei nenhuma numeração registrada no bico (como os meus antigos tinham). Só vem com um adesivo da GM em volta do bico.
Isso é normal?

Os cabos de vela são novos, velas novas, filtro de combustível e filtro de ar novos. Só rodei 500 KM com os bicos beberrões da multiqualita, onde o consumo aumento bastante. Andar 500 km com alto consumo seria suficiente para danificar as velas que foram usadas somente 500km.

Muito obrigado a quem puder me ajudar.
Um abraço!
Corsa Sedan 98 - 1.0 8V
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Peças, todas, não só as originais precisam ter o fabricante e códigos marcados nelas. O que me leva a crer que os bicos são falsos.
Ao menos de aparência são iguais?

Bicos tem pressão, vazão, formato do leque... enfim, podem ser quase iguais e terem características diferentes provocando erros. O duro é que pode danificar a própria sonda e o catalisador se continuar assim.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Não tem todos os modelos, mas só pra termos uma referência em comum quanto as informações: https://www.jocar.com.br/Index.aspx?CM= ... o&BPM=bico
ewerton_SR
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Quinta-feira 04 2012f Outubro 2012 05:49:14 PM
Localização: São Roque - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ewerton_SR »

Então, Awaked, comprei de um vendedor do Mercado livre com muitas qualificações positivas. Inclusive alguns compradores disseram que o produto era realmente original. Eu tenho a nota fiscal que consta que os bicos são originais GM.
Dá a impressão de que ele trabalha em mistura rica enquanto o sonda lamba não é acionada.
Já verifiquei o carro inteiro e não há nenhuma entrada falsa de ar. VOu encher o tanque agora a tarde e andar uns 200km. Depois eu volto no mesmo posto e na mesma bomba pra verificar se houve economia.

O que me faz ter certeza que os bicos da multiqualita eram problemáticos é fato de já ter colocado ele antes e de pois de voltar aos bicos antigos o sistema voltou ao normal.

Você acha que tem necessidade de fazer uma limpeza nas velas, visto que ela andou uns 500km com essa mistura rica? São velas NGK proprias para o carro. os Cabos também são da NGK.

quando a luz da injeção acende indicando mistura rica e depois de algum tempo ela apaga. Isso quer dizer que a Central conseguiu corrigir a mistura?

A família inteira pedindo pra eu trocar o corsinha, mas já investi muito nele. Sò no mês passado eu coloquei um virabrequim original GM, bomba de óleo, e os demais itens da injeção.

Tem alguns testes que eu posso fazer?

Muito obrigado!
Corsa Sedan 98 - 1.0 8V
ewerton_SR
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Quinta-feira 04 2012f Outubro 2012 05:49:14 PM
Localização: São Roque - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ewerton_SR »

A correia dentada e o tensionador também foram trocados no mês passado. O aditivo do radiador está ok e o sensor de temperatura está funcionando, a ventuinha aciona quando esquenta, normal.
Corsa Sedan 98 - 1.0 8V
ewerton_SR
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Quinta-feira 04 2012f Outubro 2012 05:49:14 PM
Localização: São Roque - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ewerton_SR »

Por pouco não comprei os bicos da Bosh que apareceram no site que você mostrou, só não comprei porque ouvi dizer que a impedância seria diferente e também não sabia se a vazão seria semelhante aos bicos "gordinhos".
Corsa Sedan 98 - 1.0 8V
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

É, os bicos tem que ser exatos pra ficar bom.

Você pode ter problema na sonda, mas assim, todas só funcionam direito depois de quente.
ewerton_SR
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Quinta-feira 04 2012f Outubro 2012 05:49:14 PM
Localização: São Roque - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ewerton_SR »

Obrigado, awaked.
E enquanto a sonda não atinge a temperatura de funcionamento? com base no que a Central calcula a a mistura correta?
Corsa Sedan 98 - 1.0 8V
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Por isso ela tem um mapa de injeção pra usar. E é uma das razões do alto consumo na fase fria.

Alguns carros a sonda tem até aquecedor pra acelerar esse processo.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

bicos são vários valores q foram o conjunto.....
e por mais q sejam parecidos, estão longe de realmente serem parecidos, e pior ainda idênticos.....
até mesmo um motor 1.0 8V tem bicos diferentes do mesmo 1.0 16V

procure pelos bicos com o mesmo numero q tem nos seus bicos originais, e veja com um scanner o q realmente acontece com a injeção qnd a luz da injeção acende....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”