HJ Dez2015 qual melhor gasolina

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
jidoh
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Sábado 12 2015f Dezembro 2015 02:40:49 AM
Localização: São Caetano do Sul - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jidoh »

Aeee, Completei o tanque com IPIRANGA PREMIUM!!!
dei uma rápida testada, ate o momento achei mais fraca que a BR PODIUM!

como n peguei estrada ainda, n tenho um veredito final, e como vou viajar com corolla o corsinha vai voltar a ficar parado umas 3 semanas
:(

O teste que fiz e na ladeira próximo a casa da minha tia.

Com BR PODIUM sobe de boa 45km/h 3º marcha se pisar mais chega a 50km/h

Com IPIRANGA PREMIUM, incrível que pareça achei decepcionante o corsinha sobe nos 45km/h pé la embaixo o acelerador vai caindo gradualmente ate chegar a 40 e 35 e n teve jeito tive que usar a 2º marcha.

ate o momento acho que a PREMIUM da IPIRANGA n compensa!!!
desempenho muito similar a PSEUDO GASOLINA COMUM, ou para os chegados ACOOLINA!

NÃO Sou mestre ultra race master da verdade, apenas POSTO minhas analises e experiencias
cabe, cada um fazer seus próprios testes e tirar suas conclusos.

na minha OPINIÃO, Premium da IPIRANGA n compensa!!!
e janeiro volto para concluir o tópico!!!

feliz natal e tudo de bom para 2016


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

Pode ser percepção sim, mas o que se pode estar notando como aumento de potência é na verdade o melhor aproveitamento do motor.

A gasolina normal detona mais e se a taxa de compressão do motor for igual ou superior a 10:1, então a octanagem da gasolina tipo A trás uma potencial sutilmente melhor sim. Sem milagres, mas isto é real. As retomadas ficam mais espertas.

Não é que o carro renda mais com ela, ele só dá mais do seu próprio potencial. O que não tão facilmente consegue com uma gasolina relativamente pior.

Obviamente o motor não vai te entregar o mesmo comportamento independentemente do que você colocar nele com combustível.
SemControle escreveu:sinto muito, mas essas percepções são fruto da imaginação, já q pagamos mais, confiamos e imaginamos q esta melhor.....
o carro em questão não flex (tempo bom) tem um mapa na injeção fixo.....se vc colocar álcool ele vai usar esse mapa, se vc colocar mijolina ele vai usar esse mapa, se colocar gasolina vai usar essa mapa, se colocar 51 vai usar esse mapa, se colocar podium + premium + supra sumo vai usar o mesmo mapa, não importa o q colocar no tanque.......ele não vai render 1cv a mais nem a menos do q tem programado.....e sempre sera usada a mesma programação pra queimar o q tiver no tanque.....
ser mais batizada ou menos pode influenciar no km/l e apenas nisso.....pq de tao ruim, vc tem q fazer o motor trabalhar mais q o normal de qnd esta com uma gasolina razoável.....
podium tem um tempo de vida maior, mas nada eterno.....com 6 meses ela já começa a perder suas características, na metade do tempo uma gasolina normal tmb já esta perdendo suas características.....e não é la essas coisas, se vc acha q seu carro anda pouco, e precisa de tudo isso.....temos um pug 206 em casa, ele é 2006/2007, apenas abastecido na gasolina desde q saiu da CCS, apenas colocado gasolina aditivada aqui no abc, ele não tem nem 3700kms rodados, qnd levo meus pais no mercado (é o uso do carro) bate na chave pega de primeira, já saio andando.......
gasolina fica mais q parada e não virou problema, ta mais fácil vc ver certinho as manutenções preventivas e corretivas ai e desencanar disso.....
o meu é outro caso, mas ai é álcool, porem a gasolina q uso na partida a frio eu retirei da minha antiga moto, já vai fazer 1 ano q troquei, e a gasolina ainda esta em casa, (mesmo posto q abastece o pug), coloco um pouco qnd vou ligar o carro e pega normal......

tem mais uma pra fechar com chave de ouro....pessoal adora colocar aditivada e falar q anda mais, eu digo porr@ nenhuma, aditivo de qq gasolina brasileira não tem nada de andar mais, e do mesmo jeito q a injeção não sabe o q tem no tanque, não vai ver q tem aditivo A ou B e por um mapa super pra andar mais.....os aditivos q tem nas gasolinas brasileiras são de limpeza apenas.......


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não aumenta sutilmente não.....nem mesmo com mais de 10 de taxa, os motores flex tem sensor de detonação pra se acertarem com qq coisa q tiver no tanque, é o q diz a teoria.....então eles ficam pra la e pra ca tentando o melhor, q com certeza não é melhor potencia, e sim menor emissão de poluentes....e a máxima potencia so vem mesmo com álcool...de qq forma é tao engessada a central q a diferença entre potencia dos combustíveis varia muito pouco, se comparar o próprio corsa qnd era ofertado modelo gasolina e modelo álcool, havia 10cv de diferença de potencia no 1.0 entre os 2 combustíveis, tanto 1.8 hj em dia frekiz nao consegue essa diferença....os flex queimam o q tem no tanque, longe da busca por melhor potencia, estão preocupados como disse antes com emissão de poluentes....

motores q eram somente gasolina e alta taxa tipo os VHC, tiravam esse proveito de render 100% do q diz o motor com gasolinas de alta octanagem, qnd usada gasolina não de alta octanagem o sensor de detonação ia retirando ponto até não haver a pre detonação...então perde, mas tem o fator externo do sensor monitorando e retirando ponto....os mais antigos monocombustivel não tem nada disso, nem pra soltar mais ou menos potencia...o mapa é engessado....
os primeiros VHC q vieram sem o sensor, andavam pre detonando com certa frequência, pela falta do sensor e gasolina não de alta octanagem....

os importados q vieram e não passaram por tropicalização ou foi meia boca, pedem gasolinas de alta octanagem, pq o mapa da central é acertado pra gasolina pura e de alta octanagem q são oferecidas em outros mercados.....e mesmo com tudo isso, ainda tem o sensor de detonação, por isso muita gente tem e poe qq gasolina e consegue andar....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

Como eu disse, não é que aumenta. É que a comum é que não propicia um total aproveitamento do motor dentro de suas nominais especificações.

A impressão de aumento se dá meramente por esta relação, mas é óbvio que um combustível não irá dar cavalos a um motor. Tudo que ele pode fazer é propiciar um melhor ou pior funcionamento.

Um combustível melhor irá possibilitar um aproveitamento melhor da máquina, isto é uma coisa óbvia.

Não é porque tem mapas flexíveis que a injeção irá fazer milagre com qualquer fluído que você colocar dentro do tanque... A injeção vai tentar se adaptar a mistura que tem ali, p/ queimar ela da melhor forma possível, mas é só isto...

Se você colocar guaraná dentro do tanque o motor terá uma dada resposta, ainda que a injeção tente fazer o melhor uso daquele guaraná.

Se colocar um combustível melhor que guaraná, terá uma outra resposta totalmente diferente.

O carro tem o sensor de detonação exatamente para atrasar/diminuir o avanço de ignição e se adaptar com a mistura com a qual estiver trabalhando.

Toda vez que você ele diminui este avanço, você perde potencia e torque. Simples assim.


Logo, se você usa uma gasolina que detona com mais dificuldade: Ele perderá mais potência e te dará a impressão de ganho.

Você tem potencia máxima no etanol justamente porque o iad dele é acima de 100, portanto não detona igual a gasolina e o avanço de ignição é mantido constante. O da podium é 95 e detona menos do que a comum, assim o seu uso em motores de compressão acima de 10:1 traz melhor desempenho.


SemControle escreveu:não aumenta sutilmente não.....nem mesmo com mais de 10 de taxa, os motores flex tem sensor de detonação pra se acertarem com qq coisa q tiver no tanque, é o q diz a teoria.....então eles ficam pra la e pra ca tentando o melhor, q com certeza não é melhor potencia, e sim menor emissão de poluentes....e a máxima potencia so vem mesmo com álcool...de qq forma é tao engessada a central q a diferença entre potencia dos combustíveis varia muito pouco, se comparar o próprio corsa qnd era ofertado modelo gasolina e modelo álcool, havia 10cv de diferença de potencia no 1.0 entre os 2 combustíveis, tanto 1.8 hj em dia frekiz nao consegue essa diferença....os flex queimam o q tem no tanque, longe da busca por melhor potencia, estão preocupados como disse antes com emissão de poluentes....

motores q eram somente gasolina e alta taxa tipo os VHC, tiravam esse proveito de render 100% do q diz o motor com gasolinas de alta octanagem, qnd usada gasolina não de alta octanagem o sensor de detonação ia retirando ponto até não haver a pre detonação...então perde, mas tem o fator externo do sensor monitorando e retirando ponto....os mais antigos monocombustivel não tem nada disso, nem pra soltar mais ou menos potencia...o mapa é engessado....
os primeiros VHC q vieram sem o sensor, andavam pre detonando com certa frequência, pela falta do sensor e gasolina não de alta octanagem....

os importados q vieram e não passaram por tropicalização ou foi meia boca, pedem gasolinas de alta octanagem, pq o mapa da central é acertado pra gasolina pura e de alta octanagem q são oferecidas em outros mercados.....e mesmo com tudo isso, ainda tem o sensor de detonação, por isso muita gente tem e poe qq gasolina e consegue andar....
Imagem


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

Corrigindo:


"...se você usa uma gasolina que detona com mais dificuldade: Ele perderá MENOS potência e te dará a impressão de ganho..."
Imagem


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sim, a questão é do motor em questão mono combustível, com um mapa engessado, sem sensor pra avançar ou atrasar, todo calibrado com um mapa pra combustível X, não adianta por gasolina de aviação, o máximo, super ultra mega melhor desempenho q tem, foi conseguido com a gasolina X q pra qq carro nacional é gasolina comum....
por isso to falando q o ganho é psicológico so pq paga mais, confia q tem q andar mais, podium ou qq coisa além de gasolina comum nesses motores calibrados com gasolina comum é queimar dinheiro....
e tem mais, todo motor nacional sai calibrado pra gasolina comum justamente pela disponibilidade da mesma, o carro não sai pra rodar so em grandes capitais onde tem de tudo pra por no tanque, sai pra rodar la no interior, bem interior onde so tem gasolina e da comum....se saísse pedindo podium, ninguém comprava tmb, pq pagar o qnt custa no litro ninguém ia querer
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Meu Corsa C é só gasolina, sempre abastecido com aditivada desde 0 KM e nesse ano utilizei Podium de março há junho quando o governo autorizou o aumento do etanol pra 27%, depois o bolso começou a pesar (aqui no RJ média de R$ 4,60 L), depois voltei para a aditivada novamente (Só uso a Grid da BR).

Sinceramente, não senti nenhuma melhora tão significativa assim ao utilizar a Podium durante esse tempo, a minha impressão era que o carro "respondia" um pouco melhor ao pisar no acelerador, em retomadas e que havia ficado "levemente" mais econômico, agora não sei afirmar se isso foi placebo ou se de fato houve uma melhora nesses pontos.

A condição real é que a Podium favorece motores com maior taxa compressão devido a sua octanagem maior que as demais gasolinas, e isso em "teoria" favorece aos VHC que tem taxa de 12,6:1.

A realidade é que um carro sempre revisado, com sua devida manutenção em dia vai rodar bem com qualquer gasolina, claro que excluindo as "alcoolinas" ou "águalinas" batizadas, então eu procuro manter meu carro sempre revisado, abasteço sempre no mesmo posto (o mesmo BR a 5 anos) e sempre aditivada, acho que unindo esses 3 fatores já deixa a vida do carango saudável.
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sim sim....
esses C taxados e com sensor de detonação, conseguem um pelinho a mais por aproveitar melhor o avanço de ponto, até q aconteça a pre detonação....como em teoria a podium nessa taxa ai não vai pre detonar, vamos dizer q o motor chegue ao seu 100%

mas é o q tento dizer, no antigo q não tem variação da curva, não tem sensor pra isso, não tem injeção capaz de se adaptar ao q tiver no tanque, tem um mapa engessado, não tem taxa estática pra precisar dessa gasolina, colocar podium e falar q ficou fodastico é ser muito inocente.....

minha primeira moto veio com mais de 11 de taxa, e pedia gasolina comum, o avanço de ponto dela era pra tras kkkkkkk mas cabia um belo mapeamento da injeção se tivesse disposto a custear podium nela....uma vez feito, so ia queimar podium, ai sai dos grandes centros e não tem podium vai fazer o q da vida? esse é o motivo da injeção ser bem capada, pra queimar comum, mesmo VHC pede comum, e tem um avanço frouxo pra não pre detonar, e mesmo assim acontecia, na segunda leva já passou a ter o sensor de detonação pra corrigir isso, e ai deixou de ter os 70cvs na pratica....com podium podia voltar.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

Exatamente. Não existe realmente um GANHO, mas sim um aproveitamento sutilmente melhor do motor em termos de performance. As retomadas dão uma pequena melhorada deixando o carro um pouco mais esperto.

O meu é um econoflex que também é 12:1 e percebo o carro arrancando mais forte em comparação a comum quando uso a podium. Mas como disse antes, não dá milagre nenhum. É coisa pouca mesmo...

Se for por potência, não vale a pena pagar porque o custo benefício é ínfimo. Mas a longo prazo é uma gasolina mais saudável p/ o motor e pode trazer benefícios além da "potência" porque é mais limpa e, idealmente, menos batizada.


Fred Figueiredo escreveu:Meu Corsa C é só gasolina, sempre abastecido com aditivada desde 0 KM e nesse ano utilizei Podium de março há junho quando o governo autorizou o aumento do etanol pra 27%, depois o bolso começou a pesar (aqui no RJ média de R$ 4,60 L), depois voltei para a aditivada novamente (Só uso a Grid da BR).

Sinceramente, não senti nenhuma melhora tão significativa assim ao utilizar a Podium durante esse tempo, a minha impressão era que o carro "respondia" um pouco melhor ao pisar no acelerador, em retomadas e que havia ficado "levemente" mais econômico, agora não sei afirmar se isso foi placebo ou se de fato houve uma melhora nesses pontos.

A condição real é que a Podium favorece motores com maior taxa compressão devido a sua octanagem maior que as demais gasolinas, e isso em "teoria" favorece aos VHC que tem taxa de 12,6:1.

A realidade é que um carro sempre revisado, com sua devida manutenção em dia vai rodar bem com qualquer gasolina, claro que excluindo as "alcoolinas" ou "águalinas" batizadas, então eu procuro manter meu carro sempre revisado, abasteço sempre no mesmo posto (o mesmo BR a 5 anos) e sempre aditivada, acho que unindo esses 3 fatores já deixa a vida do carango saudável.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Denrrou escreveu:Exatamente. Não existe realmente um GANHO, mas sim um aproveitamento sutilmente melhor do motor em termos de performance. As retomadas dão uma pequena melhorada deixando o carro um pouco mais esperto.

O meu é um econoflex que também é 12:1 e percebo o carro arrancando mais forte em comparação a comum quando uso a podium. Mas como disse antes, não dá milagre nenhum. É coisa pouca mesmo...

Se for por potência, não vale a pena pagar porque o custo benefício é ínfimo. Mas a longo prazo é uma gasolina mais saudável p/ o motor e pode trazer benefícios além da "potência" porque é mais limpa e, idealmente, menos batizada.


Fred Figueiredo escreveu:Meu Corsa C é só gasolina, sempre abastecido com aditivada desde 0 KM e nesse ano utilizei Podium de março há junho quando o governo autorizou o aumento do etanol pra 27%, depois o bolso começou a pesar (aqui no RJ média de R$ 4,60 L), depois voltei para a aditivada novamente (Só uso a Grid da BR).

Sinceramente, não senti nenhuma melhora tão significativa assim ao utilizar a Podium durante esse tempo, a minha impressão era que o carro "respondia" um pouco melhor ao pisar no acelerador, em retomadas e que havia ficado "levemente" mais econômico, agora não sei afirmar se isso foi placebo ou se de fato houve uma melhora nesses pontos.

A condição real é que a Podium favorece motores com maior taxa compressão devido a sua octanagem maior que as demais gasolinas, e isso em "teoria" favorece aos VHC que tem taxa de 12,6:1.

A realidade é que um carro sempre revisado, com sua devida manutenção em dia vai rodar bem com qualquer gasolina, claro que excluindo as "alcoolinas" ou "águalinas" batizadas, então eu procuro manter meu carro sempre revisado, abasteço sempre no mesmo posto (o mesmo BR a 5 anos) e sempre aditivada, acho que unindo esses 3 fatores já deixa a vida do carango saudável.
o seu apresenta variações pq tem toda uma central pra monitorar e alterar tudo conforme o monitoramento dos sensores....(se com tudo isso a mudança é mínima, q mudança vai ter onde não tem mudança, onde o mapa é engessado)
se vc ta andando e pre detonando, a central tira ponto, baixar 6° numa curva de avanço de ponto da diferença, ai coloca uma podium q não pre detona e a central avanca de volta isso pra testar e não tem pre detonação, vc tem de volta esses 6° de avanço, já muda, (isso qnd a gasolina não é akela bem ruim q tira mais ponto ainda) e não é apenas na curva de avanço q a central trabalha...isso é so um dos mais nítidos na questão de gasolina....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”