HJ Dez2015 qual melhor gasolina

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SemControle
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Mensagem por SemControle »

sim, a questão é do motor em questão mono combustível, com um mapa engessado, sem sensor pra avançar ou atrasar, todo calibrado com um mapa pra combustível X, não adianta por gasolina de aviação, o máximo, super ultra mega melhor desempenho q tem, foi conseguido com a gasolina X q pra qq carro nacional é gasolina comum....
por isso to falando q o ganho é psicológico so pq paga mais, confia q tem q andar mais, podium ou qq coisa além de gasolina comum nesses motores calibrados com gasolina comum é queimar dinheiro....
e tem mais, todo motor nacional sai calibrado pra gasolina comum justamente pela disponibilidade da mesma, o carro não sai pra rodar so em grandes capitais onde tem de tudo pra por no tanque, sai pra rodar la no interior, bem interior onde so tem gasolina e da comum....se saísse pedindo podium, ninguém comprava tmb, pq pagar o qnt custa no litro ninguém ia querer
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Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

Meu Corsa C é só gasolina, sempre abastecido com aditivada desde 0 KM e nesse ano utilizei Podium de março há junho quando o governo autorizou o aumento do etanol pra 27%, depois o bolso começou a pesar (aqui no RJ média de R$ 4,60 L), depois voltei para a aditivada novamente (Só uso a Grid da BR).

Sinceramente, não senti nenhuma melhora tão significativa assim ao utilizar a Podium durante esse tempo, a minha impressão era que o carro "respondia" um pouco melhor ao pisar no acelerador, em retomadas e que havia ficado "levemente" mais econômico, agora não sei afirmar se isso foi placebo ou se de fato houve uma melhora nesses pontos.

A condição real é que a Podium favorece motores com maior taxa compressão devido a sua octanagem maior que as demais gasolinas, e isso em "teoria" favorece aos VHC que tem taxa de 12,6:1.

A realidade é que um carro sempre revisado, com sua devida manutenção em dia vai rodar bem com qualquer gasolina, claro que excluindo as "alcoolinas" ou "águalinas" batizadas, então eu procuro manter meu carro sempre revisado, abasteço sempre no mesmo posto (o mesmo BR a 5 anos) e sempre aditivada, acho que unindo esses 3 fatores já deixa a vida do carango saudável.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

sim sim....
esses C taxados e com sensor de detonação, conseguem um pelinho a mais por aproveitar melhor o avanço de ponto, até q aconteça a pre detonação....como em teoria a podium nessa taxa ai não vai pre detonar, vamos dizer q o motor chegue ao seu 100%

mas é o q tento dizer, no antigo q não tem variação da curva, não tem sensor pra isso, não tem injeção capaz de se adaptar ao q tiver no tanque, tem um mapa engessado, não tem taxa estática pra precisar dessa gasolina, colocar podium e falar q ficou fodastico é ser muito inocente.....

minha primeira moto veio com mais de 11 de taxa, e pedia gasolina comum, o avanço de ponto dela era pra tras kkkkkkk mas cabia um belo mapeamento da injeção se tivesse disposto a custear podium nela....uma vez feito, so ia queimar podium, ai sai dos grandes centros e não tem podium vai fazer o q da vida? esse é o motivo da injeção ser bem capada, pra queimar comum, mesmo VHC pede comum, e tem um avanço frouxo pra não pre detonar, e mesmo assim acontecia, na segunda leva já passou a ter o sensor de detonação pra corrigir isso, e ai deixou de ter os 70cvs na pratica....com podium podia voltar.....
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Uorrned
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Mensagem por Uorrned »

Exatamente. Não existe realmente um GANHO, mas sim um aproveitamento sutilmente melhor do motor em termos de performance. As retomadas dão uma pequena melhorada deixando o carro um pouco mais esperto.

O meu é um econoflex que também é 12:1 e percebo o carro arrancando mais forte em comparação a comum quando uso a podium. Mas como disse antes, não dá milagre nenhum. É coisa pouca mesmo...

Se for por potência, não vale a pena pagar porque o custo benefício é ínfimo. Mas a longo prazo é uma gasolina mais saudável p/ o motor e pode trazer benefícios além da "potência" porque é mais limpa e, idealmente, menos batizada.


Fred Figueiredo escreveu:Meu Corsa C é só gasolina, sempre abastecido com aditivada desde 0 KM e nesse ano utilizei Podium de março há junho quando o governo autorizou o aumento do etanol pra 27%, depois o bolso começou a pesar (aqui no RJ média de R$ 4,60 L), depois voltei para a aditivada novamente (Só uso a Grid da BR).

Sinceramente, não senti nenhuma melhora tão significativa assim ao utilizar a Podium durante esse tempo, a minha impressão era que o carro "respondia" um pouco melhor ao pisar no acelerador, em retomadas e que havia ficado "levemente" mais econômico, agora não sei afirmar se isso foi placebo ou se de fato houve uma melhora nesses pontos.

A condição real é que a Podium favorece motores com maior taxa compressão devido a sua octanagem maior que as demais gasolinas, e isso em "teoria" favorece aos VHC que tem taxa de 12,6:1.

A realidade é que um carro sempre revisado, com sua devida manutenção em dia vai rodar bem com qualquer gasolina, claro que excluindo as "alcoolinas" ou "águalinas" batizadas, então eu procuro manter meu carro sempre revisado, abasteço sempre no mesmo posto (o mesmo BR a 5 anos) e sempre aditivada, acho que unindo esses 3 fatores já deixa a vida do carango saudável.


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Mensagem por SemControle »

Denrrou escreveu:Exatamente. Não existe realmente um GANHO, mas sim um aproveitamento sutilmente melhor do motor em termos de performance. As retomadas dão uma pequena melhorada deixando o carro um pouco mais esperto.

O meu é um econoflex que também é 12:1 e percebo o carro arrancando mais forte em comparação a comum quando uso a podium. Mas como disse antes, não dá milagre nenhum. É coisa pouca mesmo...

Se for por potência, não vale a pena pagar porque o custo benefício é ínfimo. Mas a longo prazo é uma gasolina mais saudável p/ o motor e pode trazer benefícios além da "potência" porque é mais limpa e, idealmente, menos batizada.


Fred Figueiredo escreveu:Meu Corsa C é só gasolina, sempre abastecido com aditivada desde 0 KM e nesse ano utilizei Podium de março há junho quando o governo autorizou o aumento do etanol pra 27%, depois o bolso começou a pesar (aqui no RJ média de R$ 4,60 L), depois voltei para a aditivada novamente (Só uso a Grid da BR).

Sinceramente, não senti nenhuma melhora tão significativa assim ao utilizar a Podium durante esse tempo, a minha impressão era que o carro "respondia" um pouco melhor ao pisar no acelerador, em retomadas e que havia ficado "levemente" mais econômico, agora não sei afirmar se isso foi placebo ou se de fato houve uma melhora nesses pontos.

A condição real é que a Podium favorece motores com maior taxa compressão devido a sua octanagem maior que as demais gasolinas, e isso em "teoria" favorece aos VHC que tem taxa de 12,6:1.

A realidade é que um carro sempre revisado, com sua devida manutenção em dia vai rodar bem com qualquer gasolina, claro que excluindo as "alcoolinas" ou "águalinas" batizadas, então eu procuro manter meu carro sempre revisado, abasteço sempre no mesmo posto (o mesmo BR a 5 anos) e sempre aditivada, acho que unindo esses 3 fatores já deixa a vida do carango saudável.
o seu apresenta variações pq tem toda uma central pra monitorar e alterar tudo conforme o monitoramento dos sensores....(se com tudo isso a mudança é mínima, q mudança vai ter onde não tem mudança, onde o mapa é engessado)
se vc ta andando e pre detonando, a central tira ponto, baixar 6° numa curva de avanço de ponto da diferença, ai coloca uma podium q não pre detona e a central avanca de volta isso pra testar e não tem pre detonação, vc tem de volta esses 6° de avanço, já muda, (isso qnd a gasolina não é akela bem ruim q tira mais ponto ainda) e não é apenas na curva de avanço q a central trabalha...isso é so um dos mais nítidos na questão de gasolina....
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Uorrned
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Mensagem por Uorrned »

Mas é claro. É como eu disse desde o princípio: Não é todo motor que terá ganho de aproveitamento do motor com ela. O próprio site da PB especifica isto claramente.

Carros 1.0, monocombustível e de baixa taxa de compressão não tem o benefício de melhores retomadas com relação a gas. comum. Mas podem ter outros benefícios.

Agora, grande parte dos carros flex irão ter este ganho de aproveitamento sim. Um carro flex basicamente é um motor a etanol (alta compressão) adaptado, os mapas controlam o tempo de injeção e avanço de ignição p/ trabalhar com qualquer proporção entre ambos combustíveis.

Mas a compressão é fixa, ele ainda é um motor que está mais p/ etanol do que p/ gasolina. Por isto os flex sempre tem suas especificações com maior torque e potência no etanol. Fossem os motores de compressão variável, e então teria como ter mais performance na gasolina, mas não são.

É aqui que a podium pode ajudar um pouco, pois um carro flex de quase 13 de compressão tem grandes chances de grilar a doidado na comum, e a maioria grila mesmo. Daí estará atrasando a injeção e perdendo potencia e torque. Já na podium a detonação não ocorrerá como na comum e o motor poderá usar melhor sua potência e torque. Portanto este tipo de carro ficará mais esperto p/ sair da inércia com a podium.

Um carro só a etanol tem taxa de compressão alta, mas não se cogita usar gasolina podium porque ele é a etanol apenas; Um carro só a gasolina tem taxa menor do que o só a etanol, frequentemente abaixo de 10, e não tem central pra monitorar e alterar tudo conforme o monitoramento dos sensores porque ele não precisa disto, ele é monocombustível, é engessado na gasosa mesmo. Com mais linhas mais longas é exatamente o que eu disse antes: "COM UMA TAXA DE 10:1 ACIMA, O CARRO FICARÁ UM POUCO MAIS ESPERTO". ...Fora isto, não. Um VHC a gasolina apenas já percebe alguma melhora.

Mas tem gente que tem flex mas não gosta de etanol por diversos pontos de vista com relação a sua hipotética nocividade... enfim....

P/ estas pessoas que gostam de usar gasolina no flex, além dos benefícios ao longo prazo trazidos ao motor por estar usando um combustível teoricamente de melhor qualidade, na maior parte das vezes a podium dará um aproveitamento um pouco melhor relativamente aquele dado pela comum.

SemControle escreveu:
Denrrou escreveu:Exatamente. Não existe realmente um GANHO, mas sim um aproveitamento sutilmente melhor do motor em termos de performance. As retomadas dão uma pequena melhorada deixando o carro um pouco mais esperto.

O meu é um econoflex que também é 12:1 e percebo o carro arrancando mais forte em comparação a comum quando uso a podium. Mas como disse antes, não dá milagre nenhum. É coisa pouca mesmo...

Se for por potência, não vale a pena pagar porque o custo benefício é ínfimo. Mas a longo prazo é uma gasolina mais saudável p/ o motor e pode trazer benefícios além da "potência" porque é mais limpa e, idealmente, menos batizada.


Fred Figueiredo escreveu:Meu Corsa C é só gasolina, sempre abastecido com aditivada desde 0 KM e nesse ano utilizei Podium de março há junho quando o governo autorizou o aumento do etanol pra 27%, depois o bolso começou a pesar (aqui no RJ média de R$ 4,60 L), depois voltei para a aditivada novamente (Só uso a Grid da BR).

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A condição real é que a Podium favorece motores com maior taxa compressão devido a sua octanagem maior que as demais gasolinas, e isso em "teoria" favorece aos VHC que tem taxa de 12,6:1.

A realidade é que um carro sempre revisado, com sua devida manutenção em dia vai rodar bem com qualquer gasolina, claro que excluindo as "alcoolinas" ou "águalinas" batizadas, então eu procuro manter meu carro sempre revisado, abasteço sempre no mesmo posto (o mesmo BR a 5 anos) e sempre aditivada, acho que unindo esses 3 fatores já deixa a vida do carango saudável.
o seu apresenta variações pq tem toda uma central pra monitorar e alterar tudo conforme o monitoramento dos sensores....(se com tudo isso a mudança é mínima, q mudança vai ter onde não tem mudança, onde o mapa é engessado)
se vc ta andando e pre detonando, a central tira ponto, baixar 6° numa curva de avanço de ponto da diferença, ai coloca uma podium q não pre detona e a central avanca de volta isso pra testar e não tem pre detonação, vc tem de volta esses 6° de avanço, já muda, (isso qnd a gasolina não é akela bem ruim q tira mais ponto ainda) e não é apenas na curva de avanço q a central trabalha...isso é so um dos mais nítidos na questão de gasolina....


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Mensagem por Fred Figueiredo »

Denrrou escreveu:Um VHC a gasolina apenas já percebe alguma melhora.
Foi exatamente isso que notei no meu C VHC, achei ele "levemente" melhor, quando na real creio que a Podium não proporcione melhora, mas sim evita as perdas.

Por incrível que pareça a Podium aqui no RJ esta se mantendo "estática", só a comum e aditivada que elevou o preço, to pensando em voltar a abastecer com a Podium novamente, já que a diferença não esta tão grande, pelo menos na proporção de 1 tanque de Podium para cada 2 de Grid.

Acho que compensa....
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Mensagem por Uorrned »

Fred Figueiredo escreveu:...quando na real creio que a Podium não proporcione melhora, mas sim evita as perdas...
Perfeitamente, Fred. Exatamente isto.

Nenhum combustível pode fazer um motor dar mais do que ele é capaz de dar. Mas grande parte dos combustíveis ruins que a gente encontra por aí, é bem capaz de fazer um motor dar bem menos de si...

Também penso que a podium compense, mesmo eliminando completamente esta coisa de "ganho potência". Ela é mais limpa, e com isto a longo prazo menos sujeira se deposita no motor, o óleo se contamina menos e o filtro demora mais p/ se saturar. É claro que trocar os filtros e o óleo dentro dos prazos corretos já é uma maneira de lidar com a sujeira, mas só o fato de estar lidando com menos sujeira já é em si algo saudável.

No mais, ela só é vendida em postos onde há o controle lá.... Que é bem questionável, é verdade. Mas esperançosamente ao comprarmos dela, idealmente estamos tendo maior probabilidade de estarmos comprando algo menos batizado e consequentemente temos maior chance de não estarmos colocando algo dentro do motor que vá ser nocivo a longo prazo.

Infelizmente é assim, com muita coisa precisamos pagar premium p/ ter o que deveríamos estar comprando como qualidade padrão....


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