Boa tarde pessoal do Clube!
Adquiri recentemente uma picape Corsa 1.6 Mpfi e o carro é formidável, mas tem coisas à fazer.
Tenho algumas dúvidas e alguma ajuda é sempre bem-vinda. Procurei e não achei algum tópico falando sobre isso.
a) Na parede corta-fogo, tem duas conexões que aparentemente estão sem suas respectivas mangueiras conectadas. Segue abaixo a foto. O que é isso e como conectá-las?
b) Ao abrir a tampa de gasolina, faz PUUFF! Tem muita pressão lá dentro. Gostaria de saber o que é preciso fazer para esse ar sair. Todas as mangueiras estão OK.
c) É normal o carro demorar um pouco para embalar? Depois dos 3mil RPM, o carro voa, mas antes disso ele é um pouco lento.
d) Também tenho a sensação que o pedal do acelerador é um pouco fundo e duro. O de alguém também é assim? Já regulei o cabo e continua a mesma coisa.
Bom, eu mesmo irei fazer esses reparos.
Agradeço muito a quem puder ajudar...
Abraço à todos.
Algumas dúvidas sobre o carro.
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Respondendo...
a) Trata-se da entrada e saída da água do motor para o radiador de ar quente da cabine. Veja que no motor vai ter uma mangueira que sai e entra no motor...normalmente fazem isso quando ocorre algum problema de vazamento no radiador, pois pra trocar dá um trabalhão...e sai caro.
b) Normalmente existe sim um pouco de pressão...mas se é muita, há chance de seu sistema de reaproveitamento dos gases para o canister, não estar funcionando devido a problema de entupimento no circuito ou a válvula controlada pelo vácuo do motor não está funcionanando.
c) Tenho um Corsa também com 1.6 e MPFI, e não noto esse relato...é possível que esteja associado ao problema do acelerador/cabo.
d) Não há razão para ser duro, deve haver algo de errado ou no trajeto do cabo ou sujeira no duto que o leva até a borboleta.
a) Trata-se da entrada e saída da água do motor para o radiador de ar quente da cabine. Veja que no motor vai ter uma mangueira que sai e entra no motor...normalmente fazem isso quando ocorre algum problema de vazamento no radiador, pois pra trocar dá um trabalhão...e sai caro.
b) Normalmente existe sim um pouco de pressão...mas se é muita, há chance de seu sistema de reaproveitamento dos gases para o canister, não estar funcionando devido a problema de entupimento no circuito ou a válvula controlada pelo vácuo do motor não está funcionanando.
c) Tenho um Corsa também com 1.6 e MPFI, e não noto esse relato...é possível que esteja associado ao problema do acelerador/cabo.
d) Não há razão para ser duro, deve haver algo de errado ou no trajeto do cabo ou sujeira no duto que o leva até a borboleta.
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Como fazer essa "limpeza" no circuto do canister?
Sobre o cabo, farei o reparo.
Obrigado por responder Bange.
Sobre o cabo, farei o reparo.
Obrigado por responder Bange.
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Muito bem respondido. Só completo dizendo que normalmente isso é falta de aditivo no radiador. Se é mesmo caso, cuide, limpe e use aditivo. O radiador maior do motor e demais componentes apodrecem só com água.
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Bom a limpeza no sistema eu nunca fiz, mas vou tecer alguns comentários...
1 - No gargalo de abastecimento de combustível, existe uma derivação para o sistema do canister, e logo em seguida um pequeno filtro...esse filtro entope quando se põe combustível além do normal, pois ele não foi previsto para ser molhado...molha, seca, molha, seca...vai entupindo com o tempo.
2 - O próprio canister, localizado normalmente entre o para barro da roda dianteira (lado carona), e a carroceria, também não foi previsto para molhar...se molhar, principalmente com combustíveis aditivados, a mesma frequência de molha, seca...vai entupindo.
3 - Dependendo do ano, a válvula de purga do canister pode ser mecânica ou elétrica (controlada pela ECU). O objetivo desta válvula é permitir que o vácuo da admissão puxe os gases do tanque de modo a que sejam eliminados/queimados junto com o funcionamento normal do carro.
Em modelos antigos, sua abertura se dá pelo aumento de pressão negativa (em média/alta rotação), em modelos mais novos é a ECU que controla sua abertura.
Vide o desenho...
O filtro a que me referi não aparece no desenho.
Veja que se a valvula não funcionar ou ocorrer algum entupimento no circuito de aspiração, a evaporação normal do combustível somado a um aumento devido a temperatura ambiente estar elevada, provorará a tal pressão que vc. citou, pois sem o sistema funcionando certinho, não há saída para tal pressão.
Quanto a localização e tipo da sua válvula, só seguindo as tubulações que partem ou chegam ao canister.
1 - No gargalo de abastecimento de combustível, existe uma derivação para o sistema do canister, e logo em seguida um pequeno filtro...esse filtro entope quando se põe combustível além do normal, pois ele não foi previsto para ser molhado...molha, seca, molha, seca...vai entupindo com o tempo.
2 - O próprio canister, localizado normalmente entre o para barro da roda dianteira (lado carona), e a carroceria, também não foi previsto para molhar...se molhar, principalmente com combustíveis aditivados, a mesma frequência de molha, seca...vai entupindo.
3 - Dependendo do ano, a válvula de purga do canister pode ser mecânica ou elétrica (controlada pela ECU). O objetivo desta válvula é permitir que o vácuo da admissão puxe os gases do tanque de modo a que sejam eliminados/queimados junto com o funcionamento normal do carro.
Em modelos antigos, sua abertura se dá pelo aumento de pressão negativa (em média/alta rotação), em modelos mais novos é a ECU que controla sua abertura.
Vide o desenho...
O filtro a que me referi não aparece no desenho.
Veja que se a valvula não funcionar ou ocorrer algum entupimento no circuito de aspiração, a evaporação normal do combustível somado a um aumento devido a temperatura ambiente estar elevada, provorará a tal pressão que vc. citou, pois sem o sistema funcionando certinho, não há saída para tal pressão.
Quanto a localização e tipo da sua válvula, só seguindo as tubulações que partem ou chegam ao canister.
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so uma coisa, provavelmente a circulação de agua pra dentro do carro foi isolada por algum vazamento no radiador do aquecimento do ar.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Obrigado pelas respostas pessoal!
Vou "tentar" efetuar a limpeza destas mangueiras do canister e posto o resultado.
Já dei uma bela limpada no gargalo e nas magueiras que vão até o tanque.
Tinha uns 2kg de terra só nesse local...
Mas surgiram mais alguns "problemas" no carro.
Parece que ele está aquecendo um pouco, mesmo o ponteiro estando um pouquinho depois do meio (não chega no vermelho). A ventoinha está acionando direto, liga e desliga continuamente até o motor esfriar um pouco. Vou verificar a parte elétrica, pois a VT e o sensor do painel já troquei.
Abraço à todos.
Vou "tentar" efetuar a limpeza destas mangueiras do canister e posto o resultado.
Já dei uma bela limpada no gargalo e nas magueiras que vão até o tanque.
Tinha uns 2kg de terra só nesse local...
Mas surgiram mais alguns "problemas" no carro.
Parece que ele está aquecendo um pouco, mesmo o ponteiro estando um pouquinho depois do meio (não chega no vermelho). A ventoinha está acionando direto, liga e desliga continuamente até o motor esfriar um pouco. Vou verificar a parte elétrica, pois a VT e o sensor do painel já troquei.
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Considere que o motor em funcionamento é uma fonte constante de calor...o sistema de arrefecimento existe para não permitir que o calor suba a nível crítico e danifique os componentes.
O sistema de arrefecimento forçado (ventoinhas), deve então ligar sempre que o calor atingir a determinados patamares superiores e desligar em patamares inferiores, isto dentro de uma faixa considerada ideal para a melhor performance do motor.
O sistema de arrefecimento forçado (ventoinhas), deve então ligar sempre que o calor atingir a determinados patamares superiores e desligar em patamares inferiores, isto dentro de uma faixa considerada ideal para a melhor performance do motor.
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Olá!
Sobre o arrefecimento, troquei a cebolinha do radiador e parece que o problema foi resolvido, pois a temperatura se estabilizou. Custo da peça, R$ 35,00.
Agora não localizei o canister. Por um acaso é uma peça redonda que esta rente a parede corta-fogo, atrás da admissão?
Aguardo respostas.
Abraço à todos.
Sobre o arrefecimento, troquei a cebolinha do radiador e parece que o problema foi resolvido, pois a temperatura se estabilizou. Custo da peça, R$ 35,00.
Agora não localizei o canister. Por um acaso é uma peça redonda que esta rente a parede corta-fogo, atrás da admissão?
Aguardo respostas.
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Não, provavelmente é a válvula dele...siga a tubulação para o lado esquerdo de quem olha a peça e vc. verá que ela vai para uma área entre o paralamas e o parabarro da roda do carona...lá tem um reservatório maior que uma lata de leite...aquilo é o canister.
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