Olá!
Então, provavelmente terei que fazer meu motor. Há um ano fiz o cabeçote, mas tem um consumo de óleo me incomodando no motor. As vezes um pouco mais do que outras mas gira em torno de quase 1 litro 1000 km. Só que não tem vazamentos ou sujeira no bloco ou tampa de valvulas e fumaceia só pela manha a olhos vistos e azul com motor frio quando exige mais rotação pq minha garagem tem uma rampa. Passei numa retifica e no visual o cara disse que provavelmente é anel, e que tera que retificar a parte de baixo.
Ligando em outro mecanico e fazendo orçamento por cima, me recomendou que se precisar retificar, eu poderia estar usando um motor parcial encontrado em ferro velho, verificando se meu motor é vhc ou não e tal ( meu carro é um Wind Hatch 99/00), já que o custo é quase o mesmo e as peças são originais e com pouco uso e mais modernas do que retificar e achar peças boas pra isso. Então minha dúvida é essa. Caso precise retificar o motor, é uma boa fazer uso de um motor parcial, que é o cabeçote e os componentes internos que vou precisar fazer no meu. Seria de um motor mais novo, tipo 2011, ou 2012, cabeçote roletado e tals. Só que precisa botar no documento, né? Vem nota e tudo certo do motor. O custo pra atualizar o Doc. é alto e trabalhoso?
São muitas dúvidas e antes de ir falar la com o mecanico queria ter uma ideia se vale a pena.
Quem puder me ajudar, agradeço.
[DÚVIDA] - Motor parcial, é uma boa?
- José Leal
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Motor parcial só seria interessante se fosse zero KM. A GM ainda tem esse motor disponível para venda. Vc tb poderia colocar o motor VHCE (bloco + cabeçote). Mas pela sua IE ser MPFI gasolina, teria que rodar no álcool.
Para legalizar, basta levar a NF do motor no DETRAN e fazer a vistoria/alteração do número no documento. Uma resolução do CONTRAN garante que pode-se legalizar um motor com mais de 10% da potência original.
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José Leal escreveu:Motor parcial só seria interessante se fosse zero KM. A GM ainda tem esse motor disponível para venda. Vc tb poderia colocar o motor VHCE (bloco + cabeçote). Mas pela sua IE ser MPFI gasolina, teria que rodar no álcool.
Para legalizar, basta levar a NF do motor no DETRAN e fazer a vistoria/alteração do número no documento. Uma resolução do CONTRAN garante que pode-se legalizar um motor com mais de 10% da potência original.
Obrigado pela resposta Jose Leal. Saberia me dizer qual é a resolução para maior potencia. Acho que não terá um VHCE até 66 cv então terá que ser superior aos 10% e o custo com despachante e Inmetro aqui chega em 540,00 R$. E pra rodar no alcool não haverá mais aqueles problemas com partida a frio por conta da injeção que controla tudo hoje em dia?
- José Leal
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Resolução 291 do CONTRAN. Ela é clara:
Clique na imagem para abri-la totalmente.
Não precisa de despachante. Vc pega no site do DETRAN quais documentos necessários para fazer a alteração e consegue resolver sozinho. Só sugiro que você pegue um carro de algum amigo/parente com engate e alugue uma carretinha que reboque um carro. Assim, vc nao irá rodar com o carro irregular (enquanto não sair o CRLV com o novo número do motor, alguém do DETRAN pode complicar sua vida, reter seu carro e aplicar uma multa).
Sobre partida a frio, por aqui nunca precisou. Tanto é que nem na época mais fria do ano, eu abasteci o tanquinho da partida a frio. E meu carro tava com álcool no tanque a muito tempo. Mas se onde vc mora fizer bastante frio, vc pode instalar um sistema auxiliar de partida a frio. É só colocar o tanquinho do Classic e fazer um acionamento manual.
Mesmo no Vectra, quando o converti para álcool, precisava da partida a frio.
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Não precisa de despachante. Vc pega no site do DETRAN quais documentos necessários para fazer a alteração e consegue resolver sozinho. Só sugiro que você pegue um carro de algum amigo/parente com engate e alugue uma carretinha que reboque um carro. Assim, vc nao irá rodar com o carro irregular (enquanto não sair o CRLV com o novo número do motor, alguém do DETRAN pode complicar sua vida, reter seu carro e aplicar uma multa).
Sobre partida a frio, por aqui nunca precisou. Tanto é que nem na época mais fria do ano, eu abasteci o tanquinho da partida a frio. E meu carro tava com álcool no tanque a muito tempo. Mas se onde vc mora fizer bastante frio, vc pode instalar um sistema auxiliar de partida a frio. É só colocar o tanquinho do Classic e fazer um acionamento manual.
Mesmo no Vectra, quando o converti para álcool, precisava da partida a frio.
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tem esquemas de fazer sem acionamento manual a partida a frio, mas sinceramente o botãozinho vc controla melhor....
no sul é bom ter a partida a frio....
mas investir tanto numa troca por um VHCE não vale a pena...é muito $$ com tudo pra pouca mudança....
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SemControle, colocando o motor VHCE, precisa de menos modificações no sistema de IE. Tudo bem que não vai ser um VHCE "legítimo", pois não vai ter o acelerador eletrônico. Mas vai dar uma animada no carro.
Até daria para colocar logo o motor 1.8, mas vão mais alterações. Especialmente a instalação do sensor de detonação.
Até daria para colocar logo o motor 1.8, mas vão mais alterações. Especialmente a instalação do sensor de detonação.
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dum simples MPFI destaxado simplesmente pra um VHC igual a GM se atreveu a iniciar, já foi uma lastima, logo vieram as correções com sensor de detonação....e muita coisa foi feita pra chegar no q é hj....principalmente em cambio pra conseguir mostrar isso....
eu particularmente nem me atreveria a por um VHCE na injeção original do MPFI
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Por isso que eu falei para rodar no álcool. 12,6:1 é taxa bem boa para rodar no álcool sem sensor de detonação.
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ai se achar quem se habilite a fazer um bom chip da pra conseguir até passar dos 80cvs tirando tudo q pode, e ainda vendo algum gargalo mecânico de toda essa adaptação....
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Certeza.
Mas me conta aqui: pelo motor MPFI ser destaxado, o mapa de ignição não seria um pouco mais agressivo, comparado com os flex da vida?
Na configuração motor VHCE + injeção MPFI com bicos flex, certamente não virão os 78CV de fábrica, mas chegará bem perto. Ou estou sendo otimista demais?
Mas me conta aqui: pelo motor MPFI ser destaxado, o mapa de ignição não seria um pouco mais agressivo, comparado com os flex da vida?
Na configuração motor VHCE + injeção MPFI com bicos flex, certamente não virão os 78CV de fábrica, mas chegará bem perto. Ou estou sendo otimista demais?
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