[DÚVIDA] - QUAL O REGULADOR DE PRESSAO CORSA 2003 MPFI?
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Ficamos no aguardo da confirmação de potência então pra sanar de vez o causo e isolar possível dúvida.
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SemControle, estou com o carro a 3 meses nem o doc havia visto ja que esta no nome do meu pai e assim mantive.
Permite o pedido de desculpas por informar o ano errado, meu carro é 2002/2003 motor MPFI de 61Cvs, como meu pai sempre disse 2003 acreditei...rsrsr
Pq resolvi trocar a bomba, o carro ja vinha apresentando um defeito que é o seguinte. ao virar a chave no contato nao se ouvia o barulho da bomba funcionando e ao tentar dar partida o carro nao pegava ai eu precisava voltar a chave e dar contato umas 3 4 vezes ate ouvir o barulho da bomba e o carro funcionar. Porem na segunda de feriado ao sair da casa minha sogra a bomba nao acionava de jeito nenhum apos uns 30 vira chave e volta foi-se ouvir o barulho da bomba e o carro funcionou, pensei comigo "esta na hora de trocar ela pq vou ficar na mao" assim ja troco o regulador que fica la dentro. Engraçado que depois que o carro pega funciona perfeitamente. Hoje melhorou mas nao resolveu, de vez enquando a bomba não aciona na primeira virada, mas depois que pega fica perfeito. Agora vou ver se acho o rele da bomba para trocar, tem alguma ideia do que pode ser?
Quanto ao regulador sendo meu carro MPFI mesmo posso manter o de 3 bar? Pelo menos na caixinha informar que é para 1.0 MPFI.
Abraços e desculpe a confusao do ano do carro.
Flávio
Permite o pedido de desculpas por informar o ano errado, meu carro é 2002/2003 motor MPFI de 61Cvs, como meu pai sempre disse 2003 acreditei...rsrsr
Pq resolvi trocar a bomba, o carro ja vinha apresentando um defeito que é o seguinte. ao virar a chave no contato nao se ouvia o barulho da bomba funcionando e ao tentar dar partida o carro nao pegava ai eu precisava voltar a chave e dar contato umas 3 4 vezes ate ouvir o barulho da bomba e o carro funcionar. Porem na segunda de feriado ao sair da casa minha sogra a bomba nao acionava de jeito nenhum apos uns 30 vira chave e volta foi-se ouvir o barulho da bomba e o carro funcionou, pensei comigo "esta na hora de trocar ela pq vou ficar na mao" assim ja troco o regulador que fica la dentro. Engraçado que depois que o carro pega funciona perfeitamente. Hoje melhorou mas nao resolveu, de vez enquando a bomba não aciona na primeira virada, mas depois que pega fica perfeito. Agora vou ver se acho o rele da bomba para trocar, tem alguma ideia do que pode ser?
Quanto ao regulador sendo meu carro MPFI mesmo posso manter o de 3 bar? Pelo menos na caixinha informar que é para 1.0 MPFI.
Abraços e desculpe a confusao do ano do carro.
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se ele de fato é 02/03 já entra na fabricação até 12/2002....so não me recordo desse regulador ser dentro do tanque se é q entendi direito até agora.....
mas chegou no ponto agora....vai trocar o carro todo até chegar no defeito? trocou a bomba pq não acionava e continua com o problema....desde sempre não são todos corsas q acionam a bomba ao dar contato....mas se em algum momento nesse virar a chave se ouve a bomba, de fato ela deve acionar ao dar contato, então precisa primeiro investigar, ver se chega energia nos terminais ao virar a chave, se a pressão na linha de combustível se mantem após desligado o carro
os MPFI de fato com o regulador na flauta nem 3 bars era a linha....ficava um pouco abaixo, a bomba sim vinha c valor nominal de 3bar, é o ideal manter uma folga entre o nominal da bomba e o valor de trabalho do carro....
mas chegou no ponto agora....vai trocar o carro todo até chegar no defeito? trocou a bomba pq não acionava e continua com o problema....desde sempre não são todos corsas q acionam a bomba ao dar contato....mas se em algum momento nesse virar a chave se ouve a bomba, de fato ela deve acionar ao dar contato, então precisa primeiro investigar, ver se chega energia nos terminais ao virar a chave, se a pressão na linha de combustível se mantem após desligado o carro
os MPFI de fato com o regulador na flauta nem 3 bars era a linha....ficava um pouco abaixo, a bomba sim vinha c valor nominal de 3bar, é o ideal manter uma folga entre o nominal da bomba e o valor de trabalho do carro....
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Valeu pela resposta, sim o regulador é dentro do tanque e o que estava la dentro era o respectivo para o VHC de 3,8 bar, o unico MPFI que é dentro e destacado em catalogos de fabricantes é o do Celta MPFI com regulador dentro do tanque e de 3,5 Bar.
Se ele não fizer o barulho no virar da chave nao pega, mas vou fazer o que comentou e com multimetro testar se chega energia no plug da bomba.
Pode explicar essa Folga, resumindo o ideal seria ter uma folga no valor da bomba para o do regulador de pressao? exemplo pressao de trabalho 3 Bar e bomba de 3,5?
Muito Obrigado pela ajuda.
Flávio
Se ele não fizer o barulho no virar da chave nao pega, mas vou fazer o que comentou e com multimetro testar se chega energia no plug da bomba.
Pode explicar essa Folga, resumindo o ideal seria ter uma folga no valor da bomba para o do regulador de pressao? exemplo pressao de trabalho 3 Bar e bomba de 3,5?
Muito Obrigado pela ajuda.
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sim, a folga é isso mesmo, pq a pressão seja combustível, ar qq coisa se da qnd preenche o volume do recipiente, ai o q entra a mais gera pressão, e pra vc por algo a mais pra dentro do recipiente demanda esforço, se vc tem uma bomba de 2 bar pra trabalhar numa linha em 4 bar, a bomba vai chorar pra sustentar essa pressão se ela conseguir, pq qnt mais sobe a pressão de trabalho, menor sera a vazão.....
nos q tinham o regulador na flauta, parece q a bomba era de 3 bar nominal, e o carro tinha picos de 2,8 de pressão, ainda ficava abaixo do nominal....mesmo assim não quer dizer q já dava uma reduzida na vazão, mas coisa pouca....
sobre esses esforços além do normal, uma das maiores causas de bomba queimando é aquela de nunca trocar o filtro, ai entope e a bomba se sacrifica pra mandar combustível, aliado a andar sempre com muito pouco combustível no tanque q é usado pra resfriar a bomba, imagina a bomba trabalhar além do normal, já aquece além, e sem o seu principal dissipador de calor...
troco constantemente o filtro de combustível do meu carro, por ser modificado e tudo mais, é nítido como muda o som da bomba qnd troca...
é aquela experiência de abrir a mangueira do jardim, sai la vários litros....ai vc vai fechando a mangueira com o dedo, vai dando pressão a agua q sai da mangueira, e diminuindo o q sai de agua, se fechar mais e mais, chega o ponto q so vai pingar ou nem isso, vc deu tanta pressão dentro da mangueira q a força da agua não consegue nem mais dar vazão.....
precisa verificar a energia, onde ela ta parando antes de chegar na bomba, ou até se chega mesmo a na bomba e por algum defeito ela não gira....depois disso veja como esta o trabalho do carro com o novo regulador, se não apresenta falhas em regime nenhum, pode ate manter....seria bom verificar isso até com o multímetro na sonda lambda pra ver se não ta andando mais com mistura pobre...mas isso é depois q resolver o enrosco dela não funcionar sempre....
nos q tinham o regulador na flauta, parece q a bomba era de 3 bar nominal, e o carro tinha picos de 2,8 de pressão, ainda ficava abaixo do nominal....mesmo assim não quer dizer q já dava uma reduzida na vazão, mas coisa pouca....
sobre esses esforços além do normal, uma das maiores causas de bomba queimando é aquela de nunca trocar o filtro, ai entope e a bomba se sacrifica pra mandar combustível, aliado a andar sempre com muito pouco combustível no tanque q é usado pra resfriar a bomba, imagina a bomba trabalhar além do normal, já aquece além, e sem o seu principal dissipador de calor...
troco constantemente o filtro de combustível do meu carro, por ser modificado e tudo mais, é nítido como muda o som da bomba qnd troca...
é aquela experiência de abrir a mangueira do jardim, sai la vários litros....ai vc vai fechando a mangueira com o dedo, vai dando pressão a agua q sai da mangueira, e diminuindo o q sai de agua, se fechar mais e mais, chega o ponto q so vai pingar ou nem isso, vc deu tanta pressão dentro da mangueira q a força da agua não consegue nem mais dar vazão.....
precisa verificar a energia, onde ela ta parando antes de chegar na bomba, ou até se chega mesmo a na bomba e por algum defeito ela não gira....depois disso veja como esta o trabalho do carro com o novo regulador, se não apresenta falhas em regime nenhum, pode ate manter....seria bom verificar isso até com o multímetro na sonda lambda pra ver se não ta andando mais com mistura pobre...mas isso é depois q resolver o enrosco dela não funcionar sempre....
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Maravilha SemControle muito obrigado,
Filtros comprados pra serem trocados esse fim de semana, assim como farei os testes no conector pra ver onde tem a falha.
Interessante essa questão da pressao, pois a bomba era de 3 Bar e o regulador de 3,8 Bar. Por enquanto tudo otimo sem falhas como ando todo dia com o carro é facil perceber.
Assim que descobrir posto o restante.
Abraços
Flávio
Filtros comprados pra serem trocados esse fim de semana, assim como farei os testes no conector pra ver onde tem a falha.
Interessante essa questão da pressao, pois a bomba era de 3 Bar e o regulador de 3,8 Bar. Por enquanto tudo otimo sem falhas como ando todo dia com o carro é facil perceber.
Assim que descobrir posto o restante.
Abraços
Flávio
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é estranho vir de fabrica dessa forma....
veja uma tabela q mostra bem isso de aumentar a pressão e a vazão da bomba cair
veja uma tabela q mostra bem isso de aumentar a pressão e a vazão da bomba cair
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Retorno sobre o problema.
O que causou tudo isso foi simplesmente o filtro de combustivel, apos trocado resolveu todos os problemas, ou seja ele ocasionou a queima da bomba anterior, sim estava muito sujo o filtro e meu pai sequer lembra quando trocou... terrivel não!! Desconfio que logo logo vou ter que limpar o tanque de combustivel pois havia muita areinha no filtro.
O que causou tudo isso foi simplesmente o filtro de combustivel, apos trocado resolveu todos os problemas, ou seja ele ocasionou a queima da bomba anterior, sim estava muito sujo o filtro e meu pai sequer lembra quando trocou... terrivel não!! Desconfio que logo logo vou ter que limpar o tanque de combustivel pois havia muita areinha no filtro.
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