[DÚVIDA] - TROCA DE MOTOR 1.016V POR 1.8 8V

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
De La Cruz
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 16 2013f Janeiro 2013 12:42:46 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por De La Cruz »

SemControle escreveu:não se apegue a marca e ficar preso nela.....
a fiat tem um monte de motor baseado no GM q trabalha com 16V
meu carro VW usa bicos GM
Concordo contigo amigo. Esse motor é compartilhado com o Stilo, o ADG em um vídeo menciona que tem uma leva desses motores sem a famigerada válvula EGR de quase 3900 dilmas. Alguém pode dizer qual série é essa?
Outra coisa, não poderíamos criar um tópico estilo tutorial, ou até mesmo compartilhamento de informações de quem deu suas cabeçadas e conseguiu ter êxito nesta empreitada?
De La Cruz
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 16 2013f Janeiro 2013 12:42:46 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por De La Cruz »

Fuçando na internet achei isto:
http://www.flatout.com.br/este-corsa-co ... track-day/
Seria mais ou menos isso que eu queria. Isso alia o espaço que Wagon tem, com uma pimentinha bem legal.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

16V da GM desde o 1.0 até os 1.8 q a fiat herdou tem a famigerada EGR
se vc for pra motor da meriva c o coletor variável, terá o coletor variável, tecnologias e benefícios q custam e muito em terras tupiniquins....e mesmo fora a válvula não é tao barata....ai todo mundo condena motor 16V por isso, valvulinha dessa cara, manutenção numa correia cara, ai não troca, e a manutenção no cabeçote mais violenta ainda....

então esse q postou já desvia do foco da injeção 8V ou 16V já vem com as programáveis.....q ai vc já abre um horizonte enorme de possibilidades....
meu carro ta pra uma revisão e afinar, o preparador estimou vir uns 180~200cvs como eu imaginava, mas não sei se por pensar q eu ia querer mais coisas, disse q se fosse uma injeção programável daria pra vir até uns 250cvs sem muito trabalho...mas meu caso dispenso, mantenho a injeção original, e nos 180cvs já mais q satisfazem pro uso diário urbano, e até estrada...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
De La Cruz
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 16 2013f Janeiro 2013 12:42:46 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por De La Cruz »

SemControle escreveu:16V da GM desde o 1.0 até os 1.8 q a fiat herdou tem a famigerada EGR
se vc for pra motor da meriva c o coletor variável, terá o coletor variável, tecnologias e benefícios q custam e muito em terras tupiniquins....e mesmo fora a válvula não é tao barata....ai todo mundo condena motor 16V por isso, valvulinha dessa cara, manutenção numa correia cara, ai não troca, e a manutenção no cabeçote mais violenta ainda....

então esse q postou já desvia do foco da injeção 8V ou 16V já vem com as programáveis.....q ai vc já abre um horizonte enorme de possibilidades....
meu carro ta pra uma revisão e afinar, o preparador estimou vir uns 180~200cvs como eu imaginava, mas não sei se por pensar q eu ia querer mais coisas, disse q se fosse uma injeção programável daria pra vir até uns 250cvs sem muito trabalho...mas meu caso dispenso, mantenho a injeção original, e nos 180cvs já mais q satisfazem pro uso diário urbano, e até estrada...
Concordo contigo amigo Sem Controle, isso me coloca numa dúvida do C***, pois minha intenção é ter um carro pro uso diário, pretendo colocar GNV (kit injetado de 5° geração, pq na gasolina tá complicado mesmo sendo 1.0), além disao, que seja um carro que a manutenção não seja cara e ao mesmo tempo relativamente fácil de ser feita. Aí vai ter gente que irá falar: "ah, vende esse carro e compra um mais potente" mas, mesmo conseguindo vender o carro (o máximo que me ofereceram foi 8 mil, sem contar que o fato dele ser 16V o povo já fica com o pé atras o que dificulta a venda) e juntar com mais 5 mil, não conseguirei um carro com espaço, mais novo e em melhor estado que o meu... Já achei no ML motor de Stilo por volta dos 3.500, quero uma adaptação funcional que dê ao carrinho mais força e agilidade e que na utilização do GNV eu não esteja andando de charrete...

Como já deu pra notar não quero nada de mais rsrsrs
De La Cruz
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 16 2013f Janeiro 2013 12:42:46 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por De La Cruz »

Em tempo, queria uma adaptação mais plug and play possível, li às 65 páginas da adaptação do motor de Ipanema do Pauloskar, vi imensas dificuldades na adaptação, sei que não é plenamente tira um e coloca outro, minha intenção é um pouco diferente, e querendo manter todos os componentes periféricos dele, ar condicionado, DH e o que mais for possível de manter. Algo beirando uma 120 cv rodando no GNV já me atenderiam perfeitamente. O que os amigos me aconselham??
O amigo JMarcelo já sugeriu o 1.8 16V do Stilo, alguém tem outras alternativas? E se alguém já fez, poderia gentilmente listar o que foi feito para nortear uma possível empreitada dessas?

Desde já agradeço aos amigos.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

qq q seja adaptação vc vai deixar de ter um carro de manutenção fácil e barata.....
saindo dos motores F1 vai ter adaptação física pra colocar o motor no lugar.....a questão é onde entra o 1.0 EFI do primeiro corsa 94, entra o 1.8 MPFI ultra mega power ranger VHC Flex, tirando um e pondo outro, mas ai a coisa vai se tornando ampla, a injeção do EFI não atende um MPFI em diante.......cambio sera pouco desse 1.0 pra um motor maior, apesar de muitos adorarem e terem carros de arrancada pra 100~200mts no máximo q é onde já vai acabar o motor c esse cambio minúsculo....
vai chegar numa oficina, alguns nem querem por a mao por conta de adaptações.....quem poe a mao ve o GNV já torce mais ainda o nariz por uma serie de motivos, e principalmente pq alguns defeitos são simplesmente causados pelo GNV, ou pra descobrir, terão q isolar totalmente o kit, e depois la vai vc precisar voltar onde colocou pra religar acertar e tudo mais....
se por acaso ainda for algum motor com coletor de admissão plástico, tem enorme chance de com uso do GNV dar um back fire e te explodir o coletor.....
a simples troca de 16V pra 8V já vai envolver um bom custo, pq tem diferenças na questão de injeção.....
vai envolver custos e não são poucos qnd se legaliza um mudança......na época, muito tempo atrás qnd legalizei meu carro, pra legalizar aumento de potencia, suspensão e troca de combustível gastei 900 cruzeiros isso pq negociei o pagamento a vista ainda......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
De La Cruz
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 16 2013f Janeiro 2013 12:42:46 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por De La Cruz »

SemControle escreveu:qq q seja adaptação vc vai deixar de ter um carro de manutenção fácil e barata.....
saindo dos motores F1 vai ter adaptação física pra colocar o motor no lugar.....a questão é onde entra o 1.0 EFI do primeiro corsa 94, entra o 1.8 MPFI ultra mega power ranger VHC Flex, tirando um e pondo outro, mas ai a coisa vai se tornando ampla, a injeção do EFI não atende um MPFI em diante.......cambio sera pouco desse 1.0 pra um motor maior, apesar de muitos adorarem e terem carros de arrancada pra 100~200mts no máximo q é onde já vai acabar o motor c esse cambio minúsculo....
vai chegar numa oficina, alguns nem querem por a mao por conta de adaptações.....quem poe a mao ve o GNV já torce mais ainda o nariz por uma serie de motivos, e principalmente pq alguns defeitos são simplesmente causados pelo GNV, ou pra descobrir, terão q isolar totalmente o kit, e depois la vai vc precisar voltar onde colocou pra religar acertar e tudo mais....
se por acaso ainda for algum motor com coletor de admissão plástico, tem enorme chance de com uso do GNV dar um back fire e te explodir o coletor.....
a simples troca de 16V pra 8V já vai envolver um bom custo, pq tem diferenças na questão de injeção.....
vai envolver custos e não são poucos qnd se legaliza um mudança......na época, muito tempo atrás qnd legalizei meu carro, pra legalizar aumento de potencia, suspensão e troca de combustível gastei 900 cruzeiros isso pq negociei o pagamento a vista ainda......
Amigo sem controle, a minha injeção e multiponto, acredito que possa aproveitar o chicote... Cara vocês colocam todos os aspectos que envolvem a troca da forma mais esclarecedora possível... Bom, preocupação com back fire acredito que não terei pq os kits de 5 geração possuem central eletrônica que atua com as mesmas estratégias da central do carro, ajustando a injeção do gás como a central original ajusta a injeção do combustível líquido... Agora, dentro de tudo que você falou com propriedade, o que voce me aconselharia???? Lembrando que se eu fizer isso tudo não pretendo desfazer do carro tão cedo... Afinal, terei um carro com potência satisfatória, econômico, com espaço interno que me atende, um carro pico visado para roubo... Enfim, seria um casamento rs
De La Cruz
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 16 2013f Janeiro 2013 12:42:46 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por De La Cruz »

E também quando digo barata, é pq acredito que mesmo colocando um motor 8V de CC maior, são peças e mão-de-obra mais em conta... Se eu colocar a mecânica toda de Astra 2.0 8V, saberei que sensores, e outras peças específicas serão do carro mencionado...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

bom, já tive 2 carros bem modificados, hj to com o golf turbo, não ta fácil vender nem original, mandei pra uma revisão e novo acerto, e to vendo q vou fazer um novo casamento com o carro.....
não compensa fazer modificações.....mas quem resolve é vc.....

sobre o back fire eu tive agora na oficina com o golf e injeção original....acontece com original, acontece aos montes com gnv, e em se tratando de adaptações não tem como ter certeza de nada.....

depende e muito do motor q vai usar, o q se aproveita plenamente em uma troca é chicote e até central qnd passa do 1.0 mpfi pro 1.6 mpfi, nos demais muda tudo, tanto chicote como central....são sensores a mais ou a menos, são sensores diferentes....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Senhores,

Entrem em contato com o membro daniel_isaias.

Ele trocou o motor 1.0 16V pelo 1.8 8V.

Ficou muito bom.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”