[DÚVIDA] - Pisar ou não na embreagem ao dar partida?
Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 6
- Registrado em: Domingo 03 2024f Março 2024 04:49:22 PM
- Localização: Ponto dos Volantes - MG
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
- Ano de fabricação: 2004
Olá! Tenho costume de pisar na embreagem ao dar partida no carro, mas vi comentarios que isso cria uma folga no virabrequim dos motores GM Familia I e GM Familia II. Já tiveram problema com isso? Ou dão partida com o pé na embreagem sem ter problemas?
- gtmski
- :: Sport ::
- Mensagens: 1160
- Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
- Ano de fabricação: 2001
Meu mecânico era contra. Dizia que ferrava o primeiro mancal. Eu sou a favor porque o indutor do motor de arranque do Corsa é com ímãs permanentes e estes vão ficando fracos com o tempo.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 6
- Registrado em: Domingo 03 2024f Março 2024 04:49:22 PM
- Localização: Ponto dos Volantes - MG
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
- Ano de fabricação: 2004
E você notou desgaste no mancal?gtmski escreveu: Domingo 24 2024f Março 2024 01:07:41 PM Meu mecânico era contra. Dizia que ferrava o primeiro mancal. Eu sou a favor porque o indutor do motor de arranque do Corsa é com ímãs permanentes e estes vão ficando fracos com o tempo.
- gtmski
- :: Sport ::
- Mensagens: 1160
- Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
- Ano de fabricação: 2001
Nada, tá belezinha. Não vou lembrar agora, mas lembro de ter visto em um manual de um veículo recomendando pisar na embreagem antes da partida. Pode ser o do Corolla.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26979
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
essa folga no vira é ate comum em motores FI, mas não tem ligação com a embreagem na partida, vem do uso natural da embreagem, um uso a mais na partida, perto das centenas de uso no trajeto, não vai mudar nada
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 24
- Registrado em: Terça-feira 22 2022f Novembro 2022 07:35:16 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON
- Ano de fabricação: N/I
O ideal para segurança é sempre pisar, em carros mais modernos só é possivel dar a partida com a embreagem acionada. Qdo tive estacionamento a orientação para os manobras era sempre pisar para evitar sustos de partida em carro engatado.
- MisaelTraversim
- :: Wind ::
- Mensagens: 2
- Registrado em: Sexta-feira 27 2024f Dezembro 2024 11:17:45 AM
- Localização: Osasco - SP
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
- Ano de fabricação: 2010
Acabei de fazer o meu motor por conta disso, o ex dono devia ligar com o pé na embreagem, sai mais barato fazer o motor de arranque, vai por mim, não há motor de arranque que custe 7 mil reais.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26979
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
e qual a diferença usar a embreagem na partida e milhares de usos durante um percurso?MisaelTraversim escreveu: Terça-feira 25 2025f Março 2025 01:35:23 AM Acabei de fazer o meu motor por conta disso, o ex dono devia ligar com o pé na embreagem, sai mais barato fazer o motor de arranque, vai por mim, não há motor de arranque que custe 7 mil reais.
esse acionamento na partida é o grande vilão, os milhares de acionamento em percurso nao fazem mal então, todo desgaste do mundo e folga q se cria no vira é justamente esse acionamento na partida, o que será q quem liga sem acionar a embreagem e tem esse problema, vai dizer dessa folga q se cria até bastante comum nesses motores FI? vamos ver vc mesmo se ficar um bom tempo com o carro o q dirá daqui uns anos sobre a folga, já q agora nao usa mais embreagem pra ligar o carro
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 749 Exibições
-
Última mensagem por Gabriel Augusto
-
- 4 Respostas
- 4538 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 5212 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 5 Respostas
- 6950 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 1 Respostas
- 4302 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 2 Respostas
- 5158 Exibições
-
Última mensagem por Dionimar
-
- 2 Respostas
- 2634 Exibições
-
Última mensagem por Vandinho Oliveira
-
- 1 Respostas
- 7574 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 7597 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 0 Respostas
- 9514 Exibições
-
Última mensagem por Daniel1906