[DÚVIDA] - Escape Incandescente

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Fernando 4100
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Re: [DÚVIDA] - Escape Incandescente

Mensagem por Fernando 4100 »

Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM Não sei se vc fez antes, mas agora com eu motor aberto não tem como avaliar a taxa de compressão,
Teste de compressão foi feito e estava excelente.
Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AMmas um mal assentamento das valvular de escape, também contribuem para aquecimento da descarga, mas isso via de regra é sentido pela perda de potência (mas será que a perda não foi compensada pela retirada (desobstrução) do catalizador?
Catalisador foi tirado há quase 20 anos e o carro passou no dinamômetro com o primeiro escape dimensionado.
Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM Outra coisa, aproveita que está aberto e dá uma conferida se o eixo do comando está certinho pra seu motor...
É o original do carro.
Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM Se vc conseguir fazer um teste recompondo originalmente todo o escapamento (coletor, catalizador, abafador e silencioso), poderá dividir o problema e descartar tudo que sai do motor, restando o que entra (fluxo de admissão) e a parte interna (bicos/leque, erro na mistura devido a erro na informação da temperatura, etc...)
Escape tá inteiro original, apenas sem o catalisador.
Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM O fato é que seu problema ocorreu (ou vc só percebeu), após a troca do tal escape 4x1 (nome que julgo errado, pois todo 4 cilindros sempre coleta 4 saídas e conecta em apenas 1 cano... mas...).
O problema só ocorreu de fato depois de deixar o carro parado por 3 anos. A última viagem que fiz com ele antes da desmontagem estava normal, só estava baixando água devido ao vazamento da junta da bomba d'água.
Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM Vc disse que retirou o catalizador bem antes de colocar o novo escape... e disse também que recentemente recolocou um original (pra teste) e também avermelhou... mas não fez o teste com o catalizador junto... testou outra ECU e nada alterou...
Sinceramente não vejo qualquer sentido em recolocar o catalisador, pois não deve ser culpa dele. Maioria dos corsa dessa idade nem deve ter catalisador mais e funcionam sem aquecer.
Bange escreveu: Domingo 29 2021f Agosto 2021 10:59:42 AM Uma coisa que não pude deixar de notar é essa amaronzado (não usava aditivo?), nas cavernas do arrefecimento e algumas obstruções... creio que esteja aí a razão da operação próximo aos 100°C.
É efeito do flash, tá usando aditivo Delphi vermelho com água destilada. Única diferença foi que nessa manutenção o aditivo deixou de ser o verde e foi pro vermelho de longa duração.
Estranhei também as obstruções e o estado da junta sendo que tinha aditivo, mas pode ter ocorrido em algum momento ao longo dos anos de o aditivo usado não ser de boa qualidade, nunca foi usado um de marca duvidosa, mas infelizmente, de uns tempos pra cá até marcas boas apresentam produtos ruins.
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Mensagem por JSC »

Fala fernando!
Este coletor parece aqueles mesmos do mercado livre, eles tem uma parede mais fina então irradiam o calor mais facilmente (tenho o mesmo no meu 1.6)

Agora, SE NÃO ME ENGANO (até porque eu não fico olhando pro meu coletor todo dia), o meu não não fica incandescente só de andar a 2K RPM, porem tambem, estou rodando constantemente com 0.90 de Lambda.

Eu não descartaria a opcão de estar rodando pobre, essas sondas narrow band são bem terriveis em medir e realizar ajustes (em grande parte só acusam a ECU quando tem algo MUITO errado), não teria como saber se esta pobre ou não śo olhando o scanner.

Vi tambem que você mencionou que o carro parece meio fraco, poderia ser uma combinação de mistura pobre e ponto atrasado, o ponto com certeza iria fazer você perder um torque consideravel e esquentaria mais o coletor.
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Fernando 4100
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Mensagem por Fernando 4100 »

Agradeço a resposta, mas se ver as mensagens, verá que o escape original também ficava incandescente e o motor estava aquecendo.
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Mensagem por Fernando 4100 »

Tentando zerar a chance de problemas com peças originais e corretas:

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Todo cuidado e atenção possíveis:

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Junta original tem esses vincos laterais:

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Mensagem por SemControle »

to acostumado c moto, mas da impressão q tem férias do pistão pra camisa.....
o q achou de errado em toda essa manutenção?
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Mensagem por Fernando 4100 »

A folga tá ok.
Tinha galeria de água obstruída, carbonização e junta começando a falhar. Se vai resolver, ainda é um mistério. Dá até medo de ligar e se frutrar...
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Mensagem por SemControle »

é q na moto a folga parece bem menor, mas a refrigeração, funcionamento e tudo tmb é diferente.....
vai dar certo.....ta tudo novo.....
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Mensagem por Fernando 4100 »

Motor montado com o mais absoluto rigor e cuidado, ontem dei a primeira partida.

(o óleo mais caro dos 25 anos do carro)
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Funcionou de primeira como sempre. Demorou bem mais do que antes pra aquecer, deu pra ver direitinho que resfriou ao abrir a válvula e a temperatura está mais baixa. Amanhã encho o tanque e começo a testar na rua.

A 2800 rpm com a ventoinha DESligada, a curva do escape dá uma clareada, mas é muito menos que antes. Eu creio que com o próprio ar entrando pela frente do carro ao rodar isso não deve acontecer. (lembrando que o vento da própria ventoinha resfriava o escape mesmo antes já)

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A imagem a seguir é do escape antes da manutenção, considerando que o carro estava no mesmo lugar, mesmo horário e mesma câmera (teste sempre padronizado - apenas agora elevei ainda mais o rpm pra confirmar), se observa claramente a diferença.

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Mensagem por Fernando 4100 »

Hoje lavei o carro com o motor e o ar ligados. Temperatura estável nos 90. Depois fiz uns 40 km na estrada, subindo e descendo serra. Motor fica entre 86 e 90 graus, mesmo subindo. Na volta fiz questão de atravessar a cidade pelo centro, andando a 20 km/h como é o fluxo de um final de tarde de sábado, tudo nos conformes, chega nos 100 graus, aciona a ventoinha e baixa. Saí agora de madrugada e fiz mais 50 km, temperatura estável entre 84 e 90, mesmo subindo a serra com os 2 pés no acelerador. Tudo isso medido no scanner. Andei devagar, andei de pé no fundo, andei no calor da tarde e no frio da madrugada, tudo estável.
(Fiz teste com ar desligado pra ventoinha não influenciar).

Problemas: O ponteiro da temperatura não tá legal... Só o 100 que ele marca certo, de resto ele marca de 10 a 15 graus a mais... Na estrada tá marcando entre 95 e 98 quase o tempo todo, mesmo o scanner confirmando que tá bem abaixo disso. Ele não era assim...

Outro: O ar quente mal apenas dá um bafo morno. Não sei se é a válvula que é ruim ou o quê.(meu carro originalmente vinha sem válvula).
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Mensagem por Bange »

Temperaturas muito estranha...
Veja seu sensor pro painel e/ou a aferição do mostrador.
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