Personalização deve estar dentro da Lei

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Branco de Neve
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Personalização deve estar dentro da Lei

Mensagem por Branco de Neve »

achei interessante a matéria, então resolvi postar!!

Personalização deve estar dentro da Lei
Saiba rodar com exclusividade de acordo com a Lei
Texto: Laerte Dorado

Fotos: divulgação


(24-09-08) – O Daniel e o Juliano trouxeram nas reportagens anteriores alguns segredos da Dimension Customs. Tenho certeza de que você acompanhou e ficou imaginando as mudanças que fará em seu carro, mas, antes disso, leia esta matéria com atenção! Eu vou lhe explicar alguns detalhes antes de você sair correndo para personalizar seu carro.

Quando um cliente chega aqui na Dimension disposto a modificar seu carro, sempre o orientamos para que as mudanças idealizadas por ele não vá contra as determinações do Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

Muitas pessoas chegam às oficinas e pedem algumas alterações que visualmente podem ser maravilhosas, mas que de acordo com o CTB são inviáveis. O caso mais comum aqui na Dimension é a troca de cor do veículo.

Acredito que você já tenha percebido que no programa Lata Velha a maioria dos carros têm suas cores alteradas, mas para que isso aconteça temos a preocupação seguir as regras estabelecidas pelo Contran. Este é um dos itens que mais dá dor de cabeça ao proprietário do veículo, já que carros que passam a ter mais de uma cor ou desenhos para enfeitar recebem o nome de “cor fantasia”, assim a alteração depende de uma autorização prévia do Detran, sendo que esta autorização fica pronta de 10 a 20 dias.

Para que seu carro tenha uma cor exclusiva é necessário o pagamento de uma taxa com o mesmo valor de uma transferência. Este valor é referente a uma mudança de característica do veículo.

A suspensão do carro também sempre sofre alterações e todo cuidado com esta parte da personalização é pouco, já que algumas regras devem ser levadas em conta, como por exemplo a obrigatoriedade de um laudo do Inmetro para que as alterações sejam realmente consideradas seguras. Sei que é muito legal ver nas ruas aqueles carros extremamente rebaixados, mas você deve ter em mente que para o carro estar daquele jeito e continuar seguro, uma aprovação do Inmetro é essencial.

A legislação foi feita para ser respeitada e não basta simplesmente admirar o visual radical dos carros personalizados sem entender o que é necessário para se conseguir chegar até ele. Não dá para imaginar um carro tuning sem aquelas rodas de aros diferenciados, entretanto quando trocamos a roda por outra maior diminuimos a espessura do pneu para que juntos eles continuem a ter a mesma altura da roda e do pneu original.

Então quando você vir nossos carros com rodas bem maiores do que as originais saiba que aumentamos as rodas, mas em contrapartida diminuimos a espessura dos pneus.

Quando você resolver levar sua radicalidade ao extremo e fazer mudanças mais drásticas no visual como foi o caso do aumento da carroceria que fizemos em um dos carros do Lata Velha, recorra a uma autorização especial do Detran – o Certificado de Segurança Veicular.

Acredito que você já tem as principais dicas para não deixar o seu carro encostado na garagem depois da personalização, pois com itens em desacordo da Lei provavelmente seu carro sofrerá as punições cabíveis.

Não esqueça também de uma peça que agora já virou senso comum entre os carros – o engate. Para ter o engate em seu carro, assegure-se de que o fabricante é homologado pelo Detran, só assim você terá a garantia de que o engate segue as especificações determinadas pelas autoridades de trânsito.

Laerte Dorado é especialista em administração e documentação veicular, além de ser um dos líderes da Dimension Customs, a produtora dos carros do quadro Lata Velha, do Caldeirão do Huck.
Rick - Branco de Neve
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Branco de Neve
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Mensagem por Branco de Neve »

MODERADORES, CASO ESTEJA EM DESACORDO, FAVOR REMOVER!!!!
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