Nova Lei do Engate

Informe-se aqui a respeito das principais leis de trânsito. Saiba tudo sobre o Código Brasileiro de Trânsito, infrações, multas, recursos, alterações no carro que são ou não permitidas, etc.
Responder
Potter Biellouco
:: Piquet ::
Mensagens: 316
Registrado em: Terça-feira 24 2005f Maio 2005 06:35:05 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Nova Lei do Engate

Mensagem por Potter Biellouco »

Amigos, pesquisei hoje no site do Denatran a respeito da lei do engate, segue texto publicado, com devida URL de fonte: http://www.detran.sp.gov.br/noticias/20060801.asp

"Contran regulamenta uso do engate



O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), aprovou no último dia 25 de julho, normas que regulamentam o uso do dispositivo de acoplamento mecânico para reboque (engate traseiro). O uso do engate tem se tornado comum, porém não seguia critérios de fabricação e instalação. Publicada nesta segunda-feira, a Resolução 197 tem o objetivo de disciplinar o uso e a fabricação do engate. A Resolução disciplina o uso do engate em veículos com Peso Bruto Total (PBT) de até 3.500kg e com capacidade de tracionar reboques, declarada pelo fabricante ou importador do veículo.



Os fabricantes e instaladores de engate terão que seguir normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O prazo para cumprimento dessa medida é de 180 dias. Na estrutura do engate deverá constar uma plaqueta inviolável com as seguintes informações: nome empresarial do fabricante, CNPJ e identificação do registro concedido pelo Inmetro, modelo e capacidade máxima de tração do veículo ao qual se destina e referência a Resolução 197. Neste caso, o prazo de adequação é de até 730 dias.



Os fabricantes e os importadores de veículos deverão informar ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em até 365 dias, os modelos dos veículos que possuem capacidade para tracionar reboque. No manual do proprietário será obrigatório constar à capacidade máxima de tração do veículo, juntamente com a especificação do local onde deve ser fixado o engate.



Quanto aos veículos que já possuem engate, o dispositivo dever ter as seguintes características: esfera maciça apropriada para o tracionamento de reboque, tomada e instalação elétrica para a conexão do veículo rebocado, dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque, ausência de superfícies cortantes e dispositivos de iluminação devidamente regulamentados. Os donos dos veículos que possuem engate em desacordo com as normas, terão prazo de 180 dias para a retirada ou regularização do dispositivo. Quem estiver em desacordo com as regras estabelecidas, cometerá infração grave, que prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo para regularização.



Assessoria de Imprensa – Denatran

TEL. (61) 3429-3349

imprensa.denatran@mj.gov.br "


Pelo que entendi, o engate não está proibido, só terá que seguir estas normas acima. Quem tiver mais informações a respeito, postem por favor.

Falowsss
Aquilo que não me destrói me fortalece


Léo Loula
:: Rodeio ::
Mensagens: 797
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 09:37:26 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Léo Loula »

O lance é...

Aqueles engates requenguela.. que são quadrados, esquece... sem a menor chance....

Agora quem tem os mais novos, que já é ovalado, já tem a tal plaquinha com os dados do fabricante, sem cantos, é só mandar puxar a fiação para a tomada, e ver se tem o ligar de fixar corrente....
Os engates mais novos já são assim.....
Imagem
Azulão se foi... :( - Agora de Novo Uno nas 17" ;)


Corsa Prata
:: Piquet ::
Mensagens: 354
Registrado em: Sexta-feira 11 2006f Agosto 2006 04:18:09 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Corsa Prata »

MAIS UMA ! KRAI VIU ......... :(


Potter Biellouco
:: Piquet ::
Mensagens: 316
Registrado em: Terça-feira 24 2005f Maio 2005 06:35:05 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Potter Biellouco »

pelo menos deram prazo pra regularização e não vão obrigar a tirar quem tiver dos novos... tinha cada absurdo rolando de boato, q teria q ser engate movel, q teria q ter habilitação categoria D, q a partir de 01/09 quem estivesse com engate seria multado, vc teria q provar q puxa reboque... Dentre estes fatos, acho q a lei foi até positiva, para aumentar a qualidade dos produtos no mercado.


é isso aí
Aquilo que não me destrói me fortalece


Léo Loula
:: Rodeio ::
Mensagens: 797
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 09:37:26 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Léo Loula »

Assim pode ó:

Imagem

Tem o lugar da corrente
É arredondado
Tem a bola maciça(pode esquecer cabeça de cavalo, break light, bola de tenis, caveira, etc...)
Tem a tomada
Tem a placa com os dados do fabricante
Imagem
Azulão se foi... :( - Agora de Novo Uno nas 17" ;)


Potter Biellouco
:: Piquet ::
Mensagens: 316
Registrado em: Terça-feira 24 2005f Maio 2005 06:35:05 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Potter Biellouco »

Léo ZL - old llpinheiro escreveu:Assim pode ó:

Imagem

Tem o lugar da corrente
É arredondado
Tem a bola maciça(pode esquecer cabeça de cavalo, break light, bola de tenis, caveira, etc...)
Tem a tomada
Tem a placa com os dados do fabricante

a pergunta é... será q o lugar q eu instalei vai adaptar meu engate a legislacao ou vou ter q trocar? pq o meu não tem essa parte da corrente e nem a placa de identificação...


valeu...
Aquilo que não me destrói me fortalece


p_henrique001
:: GSI ::
Mensagens: 2079
Registrado em: Quinta-feira 10 2006f Agosto 2006 01:09:45 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por p_henrique001 »

Potter Biellouco escreveu:
Léo ZL - old llpinheiro escreveu:Assim pode ó:

Imagem

Tem o lugar da corrente
É arredondado
Tem a bola maciça(pode esquecer cabeça de cavalo, break light, bola de tenis, caveira, etc...)
Tem a tomada
Tem a placa com os dados do fabricante

a pergunta é... será q o lugar q eu instalei vai adaptar meu engate a legislacao ou vou ter q trocar? pq o meu não tem essa parte da corrente e nem a placa de identificação...


valeu...
O meu engate já é desse modelo, então so vou ter q ligar a fiação ???
1.0 T 150 cv


Potter Biellouco
:: Piquet ::
Mensagens: 316
Registrado em: Terça-feira 24 2005f Maio 2005 06:35:05 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Potter Biellouco »

p_henrique001 escreveu:
Potter Biellouco escreveu:
Léo ZL - old llpinheiro escreveu:Assim pode ó:

Imagem

Tem o lugar da corrente
É arredondado
Tem a bola maciça(pode esquecer cabeça de cavalo, break light, bola de tenis, caveira, etc...)
Tem a tomada
Tem a placa com os dados do fabricante

a pergunta é... será q o lugar q eu instalei vai adaptar meu engate a legislacao ou vou ter q trocar? pq o meu não tem essa parte da corrente e nem a placa de identificação...


valeu...
O meu engate já é desse modelo, então so vou ter q ligar a fiação ???
teoricamente sim...
Aquilo que não me destrói me fortalece


Léo Loula
:: Rodeio ::
Mensagens: 797
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 09:37:26 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Léo Loula »

Potter Biellouco escreveu: a pergunta é... será q o lugar q eu instalei vai adaptar meu engate a legislacao ou vou ter q trocar? pq o meu não tem essa parte da corrente e nem a placa de identificação...

valeu...
Então, perguntei prum camarada meu que tem loja de acessórios, e ele falou que ninguem passou nada de "reparos" nos engates antigos, mas nada impede de vc lavar num serralheiro e pedir pra ele soldar ou furar o lugar pra corrente, agora enquanto a plaquinha.... ai eu num sei!

Abração!
Imagem
Azulão se foi... :( - Agora de Novo Uno nas 17" ;)


vALvEL
:: Millennium ::
Mensagens: 165
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 11:29:13 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vALvEL »

Quanto aos veículos que já possuem engate, o dispositivo dever ter as seguintes características: esfera maciça apropriada para o tracionamento de reboque, tomada e instalação elétrica para a conexão do veículo rebocado, dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque, ausência de superfícies cortantes e dispositivos de iluminação devidamente regulamentados.
O que seria esse disp. de iluminação? Tem algum ponto de luz no engate?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Leis de Trânsito”