[FOTOS] - Projeto race car (não é um corsa)

Aqui você pode mostrar seu Corsa.
Trancado
fhi_22
:: Champ ::
Mensagens: 555
Registrado em: Quarta-feira 19 2010f Maio 2010 03:59:37 PM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[FOTOS] - Projeto race car (não é um corsa)

Mensagem por fhi_22 »

Bom dia amigos foristas!

Depois de muito tempo ausente, venho apresentar meu novo projeto.
Antes de mais nada, peço desculpas pelo excesso de fotos, e caso os moderadores considerem que o fato de não ser um corsa ofenda este fórum, fiquem a vontade em remover este post.

Infelizmente tive que vender meu corsinha por conta do casamento, mas depois que acertei as contas, iniciei um novo projeto, desta vez visando os Track Days. Não optei por nenhum modelo nacional por conta das características que eu queria no novo motor. Queria algo que girasse mais de 8000RPM, e não conseguiria fazer isso nem mesmo no CX20... =/

Então optei por um Honda Civic Coupê 95, já com a intenção de colocar toda a mecânica dos famosos Civics VTIs.

Vamos lá então.... No final de setembro eu estava fuçando o webmotors quando me deparo com um Coupê 95 branco aqui de Piracicaba... como não tinha nada a perder, combinei com o vendedor (não era o dono do carro) de ver o carro sem compromisso, e para minha surpresa, ele estava em boa forma física, 106 mil KM, alinhadinho, porém com a pintura um pouco fosca devido a ação do tempo.
Dei uma volta com ele, levei em um mecânico para uma avaliação preliminar e ele me disse que aparentemente estava tudo em ordem... suspensão, câmbio AT com óleo limpo, e motor rodando liso.

Voltei pra casa, pensei muito, conversei com minha esposa... e decidi comprar ele. Preço negociado, dinheiro na conta, corri para o cartório e finalmente tive a chance de conhecer o dono anterior. Era um senhor de aproximadamente 60 anos, que disse que tinha comprado o carro há mto tempo atrás e já tinha gasto uma fortuna com as manutenções do carro pois ele sempre apreciou este modelo, mas não tinha mais onde guardar e para não degradar o carro, ele resolveu passar para a frente.
Isto me deixou animado, pois o que o mecânico havia me dito estava batendo com as revisões que o senhor disse que fez ao longo do tempo. Inclusive ele me trouxe uma pasta cheia de papéis do carro, a chave reserva, manual e me deu um saquinho com os 2 acabamentos dos botões dos vidros elétricos que ele havia mandado trazer na Honda para trocar os originais que estavam levemente trincados.

Na hora que estávamos nos despedindo, o senhor veio falar comigo que eu deveria cuidar do hondinha como ele cuidou.. com muito carinho e cuidado. Prometi a ele que manteria esse tratamento enquanto ele fosse meu.

Foto do dia seguinte que peguei ele... pintei as calotas que vieram de grafite pois elas estavam muito riscadas e eu ainda estava sem verba para qualquer roda... rs
Imagem

Na mesma semana já comprei um up.
Imagem
Imagem
Imagem

No primeiro final de semana após a compra, fiz minha primeira viagem com ele até SP, na casa dos meus sogros... e quando estava chegando, peguei um pouco de trânsito e vi que a temperatura estava muito acima da metade... assim que comecei a andar, a temperatura estabilizou, mas quando parei o carro na casa dos sogros, ouvi um barulho de água borbulhando.
Quando abro o capô, minha surpresa.. estava vazando água pelo reservatório de expansão e o radiador estava praticamente seco...
Como tenho um pouco de noção de mecânica, não fiz nada, apenas fechei o radiador, e deixei o carro parado até a noite, quando voltei para encher o radiador (com água mesmo pela urgência), e no dia seguinte voltei pra pira na maciota, monitorando a temperatura... chegando aqui, novamente vazamento de água pelo reservatório de expansão e radiador bem vazio... Já pensei comigo mesmo "pronto.. acabei de comprar o carro e já vou tomar preju..."

Com a ajuda dos meus amigos, verifiquei a tampa do radiador, e era a de 1.1 bar. Como não manjo de mecânica, pedi ajuda para o Brunão e ele me indicou um mecânico de confiança para dar uma geral no sistema de arrefecimento (até então achávamos que o problema era ele). Por recomendação dele, comprei o fluido de arrefecimento Honda e uma tampa nova de 1.1bar
Imagem

Ai começaram os problemas... no dia seguinte, o mecânico me ligou e disse que havia uma vela colada ao cabeçote e precisaria tirar ele para arrancar a vela senão poderia quebrar e cair pedaços dela dentro do motor, ou até mesmo espanar a rosca do cabeçote. Até ai beleza...

Mais tarde o mecânico ligou de novo dizendo que a junta do cabeçote estava queimada e precisava ser trocada. Essa era a causa da água do radiador sumir... com isso ele teria que mandar plainar o cabeçote e eu precisava comprar uma junta nova. Mais uma vez, estava tudo dentro do previsto e do orçamento.. A parte de baixo do motor estava em ordem e não precisaria ser mexida.
Imagem

No dia seguinte o mecânico me liga dizendo que as válvulas estavam judiadas e era recomendada a troca de algumas. Além disso precisaria dos vedadores, retentores e parafusos do cabeçote. Achei estranho, mas como ele era de confiança, fui cotar todas as peças na Honda... ai quase morri do coração...
Não lembro o valor exato, mas tudo ficou em torno de R$ 4.500,00 na Honda... lembro bem desse momento em que bateu um desespero imenso, e eu não sabia o que fazer.. quase chorei.. rs

Mais uma vez com a dica de um amigo, fui no Ebay buscar essas peças e para minha surpresa encontrei tudo que precisava. Não pensei duas vezes e comprei tudo.. e de tabela chamei um coletor de inox e o jogo de mangueiras de silicone.
Tudo tudo, com impostos de algumas caixas que foram paradas na alfândega e outras que não foram, eu gastei R$ 1.000,00... Fiquei desacreditado com a Honda...

Da compra até a chegada de todas as peças para re-montagem do cabeçote (com exceção das mangueiras que demoraram o dobro do tempo para chegar), esperei longos 40 dias, e o carro ficou parado todo esse tempo...
Imagem
Imagem
Imagem

As peças demoraram tanto, que eu fui comprando outras coisas por aqui mesmo nesse meio tempo... rs
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Quase 2 meses depois de encostar na oficina, finalmente peguei o coupê... prontinho.. barulho delicioso do motor com o escape de inox... 2, 3 esticadas de leve, voltinha na cidade e vamos abastecer para depois lavar e curtir!
Quando parei no posto, a frentista me fala... "moço.. tá vazando água do motor..."
Broxei qdo ouvi isso... abri o capô e adivinha.. tinha um jato de água saindo pela base de baixo do radiador... ele havia acabado de TRINCAR.... empurrei o carro ate o canto do posto e liguei pro mecânico. Era um sábado na hora do almoço, e ele veio rapidamente me socorrer.
O resumo da história é que como o radiador estava em estado normal de conservação, não mexemos nele, e como o cabeçote foi inteiro refeito, o radiador voltou a trabalhar do jeito que deveria e não aguentou a pressão... Corremos em um ferro velho da cidade a procura de um radiador de civic AT e por muita sorte achamos. Comprei ele, meu mecânico levou e o carro ficou no posto.
Na segunda-feira, meu mecânico ligou e disse que o radiador não estava bom e eu precisaria de um novo.. pedi para ele comprar para mim pois eu não teria tempo.

Radiador novo no lugar, o mecânico me liga DE NOVO... e dessa vez, ele disse que havia empenado de novo o cabeçote quando furou o radiador, e teria que plainar o cabeçote DE NOVO e eu precisaria comprar uma junta e parafusos do cabeçote DE NOVO...
Dessa vez eu pirei.. falei pra ele largar o carro na rua da oficina e eu nao mexeria mais nele... mas a paixão pelo bichinho falou mais alto.. fui na Honda e comprei uma junta OEM do D16Y8 e os parafusos OEM... saiu carinho, mas não tinha jeito.. eu não ia esperar mais 40 dias do Ebay...

Eeee... finalmente, no dia 12 de dezembro (aquela primeira foto foi tirada no dia 01 de outubro!), peguei o carro, 100%.. funcionando tudo.. radiador novo, cabeçote novo.. liso, delicia de andar... meu natal chegou mais cedo...
Imagem
Imagem
Imagem

Ai sim, em meados de dezembro as mangueiras de silicone chegaram.. ahuahuahauhauhauauh.... vou demorar para montar elas pois não to afim de mexer no motor tão cedo.. estou programando a troca de todas as correias e bomba d'agua para daqui a um tempo. Ai já faço tudo de uma vez...
Imagem

Passei o final de ano de boa, com o carro em ordem, apenas vazando um pouco de óleo e fumando um pouco em alta (por causa do motor cansado mesmo)... Começo do ano idem, sem surpresas (thanks God!).. ai finalmente resolvi instalar by myself os faróis de neblina + 3000K no carnaval.. hehe...

Desmontado
Imagem
Faróis no lugar
Imagem
Montado de volta
Imagem
Funcionando 100%
Imagem

Logo depois disso, mandei dar aquela polida de responsa no carro e pintar os 2 parachoques que estavam meio judiados... e aqui vai o resultado, e a condição que o carro está hoje.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Interior
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mais um upzinho... Nose Mask! Ficou muito bom! hehehe

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

E até aqui foi a fase 1 do carro.. colocar ele em ordem para depois começar a fuçar!


fhi_22
:: Champ ::
Mensagens: 555
Registrado em: Quarta-feira 19 2010f Maio 2010 03:59:37 PM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fhi_22 »

Continuando...

Depois de algum tempo rodando original, resolvi dar tapinha na suspensão e pintar as rodas em preto brilhante!
Imagem

Yellow headlights, e minha esposa querendo ir embora... kkkk!
Imagem
Imagem

@Civic Nation 3 (22/07/2012)
Imagem
Imagem

Nesse meio tempo, fiz o swap de câmbio, onde troquei o câmbio AT por um MT, e rodei assim por mais alguns meses, enquanto procurava uma mecânica VTI em bom estado!


fhi_22
:: Champ ::
Mensagens: 555
Registrado em: Quarta-feira 19 2010f Maio 2010 03:59:37 PM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fhi_22 »

Continuando...

Encontrei uma mecânica B16 em bom estado e parei o carro na oficina para iniciar a preparação! Segue a lista do que foi feito:

- Motor B16 completo + Câmbio;
- Retífica de toda a parte de baixo para 0.25 e virabrequim nitretado;
- Bronzinas novas;
- Pistões e bielas originais (não troquei pois estão bons);
- Troca de todas as juntas e retentores do cabeçote;
- Blockguard;
- Instalação do short shifter;
- 4 em 1;

Em setembro passei minhas férias nos EUA..... não resisti e comprei algumas peças....uaehuaeh...

- Escape completo;
- Short Ram + filtro esportivo;
- Polias reguláveis do B16 Blox;
- Ostrich 2.0;
- Extreme Hulog;

Mas como nem tudo são flores, na volta eu fui parado pela alfândega e caí inspeção de malas (o temido canal vermelho), porque o fiscal viu a caixa gigante do escape e não deixou passar sem ver o que era... ouvi um sermão de leve da agente aduaneira, mas fui liberado!!

O esforço valeu muito a pena! Consegui trazer praticamente tudo que eu queria para colocar no meu coupê!


Aqui uma fotinho da caixa quando chegou no hotel.. eu assustei com o tamanho e jah começei a ficar desesperado em como trazer para o Brasil..kkk
Imagem

A caixa já no Brasil, em casa. Foi aberta pela TSA para inspeção ainda lá nos EUA
Imagem

Só alegria! Conferindo se tudo chegou direitinho... Que coisa mais linda! Acho q vou deixar guardado... rs
Imagem

Imagem

Imagem

O resto das peças... =D
Imagem


fhi_22
:: Champ ::
Mensagens: 555
Registrado em: Quarta-feira 19 2010f Maio 2010 03:59:37 PM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fhi_22 »

E pra finalizar os últimos ups... o carro ainda está na oficina (parado há aproximadamente 5 meses), e os ups continuam chegando... segue a última atualização.

Esses passaram ilesos pela Receita!
Imagem

Koni Yellow Sport!!!
Imagem

Imagem

E por acaso achei uma baita oportunidade pelo Facebook e não tive dúvidas.. abracei! Esse up eu não estava nem prevendo, mas já que deu certo, é só correr pro abraço!

Zerados.. nunca foram montados! Estão nos plásticos originais ainda!
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bom.. é isso.. agora to pensando se vou comprar os cintos Takata, ou se vou mandar alguma outra marca... mas agora a prioridade é pegar o carro e botar pra andar.. pq tá froid ficar esperando o mecânico terminar...

Devo pegar o carro no final de semana para começar a acertar a injeção, e depois (quando sobrar grana), vou fazer o santo antônio... e legalizar tudo no Detran... ai é só correr pro abraço!

Falow galera.. desculpa pelo monte de fotos!


Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

:o


Heliin
:: Joy ::
Mensagens: 2746
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Janeiro 2011 05:20:09 PM
Localização: Santa Luzia - MG
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por Heliin »

TALOUCOOOOOOO :O


Rafael Arcanjo
:: SS ::
Mensagens: 5635
Registrado em: Segunda-feira 29 2010f Março 2010 04:49:33 PM
Localização: Santa Luzia - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Rafael Arcanjo »

Esse seu carro é lindo! E bem raro também!

Meu pai tem um Civic 98, se eu não me engano, a mecânica é bem semelhante ao seu.
Uma época ele teve que plainar o cabeçote, e sofreu com os preços absurdos da Honda. Infelizmente na época eu não conhecia o funcionamento do eBay, se eu conhecesse acho que ele teria economizado alguns trocados.

Carro fantástico! E parabéns pelo seu, realmente muito lindo!

Abraços!


fhi_22
:: Champ ::
Mensagens: 555
Registrado em: Quarta-feira 19 2010f Maio 2010 03:59:37 PM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fhi_22 »

Valeu galera!!

Realmente Rafael, é difícil achar um civic coupê em bom estado hoje em dia!

A mecânica dos civics 98 é bem parecida mesmo.. na verdade muitas peças são intercambiáveis entre os motores!

Abraços!


PauloPB
:: Champ ::
Mensagens: 476
Registrado em: Sábado 15 2012f Setembro 2012 07:45:17 PM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por PauloPB »

Corajoso voce hein..show de bola.


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

:dontknow:


Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube Fotos”