Senhores, esses dias fiz a regulagem das válvulas do motor do Lepo.
Mas como assim? Regulagem????
Sim, "regulagem de válvulas" no motor do Corsa consiste na troca dos tuchos hidraulicos, balancins e pastilhas (escoras). Chega uma hora que o sistema automático não consegue mais dar conta e todo esse conjunto deve ser trocado.
Na oficina foi usado a ferramenta da Raven 131004 para retirada dos componentes sem precisar retirar o cabeçote. Antes de levar à oficina fiz a limpeza do cabeçote quando fiz a troca de óleo.
Não tirei muitas fotos, pelo menos uma registrando com todos os componentes retirados. Mais a direita um balancim e uma pastilha nova prestes a ser colocado no motor:
Os balancins já eram paralelos, da Aplic, o que muda um pouco a teoria de que tinham feito o cabeçote do motor: Ao invés de ter queimado a junta a correia arrebentou e com certeza partiu alguns balancins antigos e entortou algumas válvulas. Enfim, o cabeçote foi retificado e usaram peças paralelas.
Depois da troca o motor ganhou um folego extra principalmente quando exige do mesmo por exemplo em uma subida. Não custou barato pois optei em usar peças originais (FGP), mas quero que o motor dure mais um ano, dois se não for pedir demais, antes de fazer o mesmo por completo.