Tirando o pó e quem sabe ajudando e dando ideias para os confrades.
O carro está com 50.000 km, comecei a deixá-lo zeradinho novamente.
- Troca da correia dentada, rolamento tensionador e correia de acessórios.
Marca usada foi Contitech, infelizmente sem fotos pois eu estava na correria e deixei numa oficina de confiança para troca.
- Troca dos pneus.
Assim estavam os pneus usados:
Fiquei feliz com a duração, foram 50.000 km e tinha chão, muita gente vende isso como meia vida. Vendi os 4 pneus usados, mas não fiquei chamando de meia vida e o comprador sabia exatamente a KM deles. Sem furos, remendos ou bolhas.
Esses são os pneus novos. Saiu a medida 175/65R14 (Pirelli P4) e entrou 185/60R14 (Dunlop Sport LM704), medida esta que também conta no manual do proprietário como padrão.
Esperando para o alinhamento. A máquina era a 3D da Sun, achei muito boa. Acompanhei o processo, bem eficiente. Infelizmente perdi as fotos num cartão de celular que estragou, consegui recuperar uma ou outra foto apenas.
Assim que possível vou postar ainda a manutenção dos freios, se eu conseguir recuperar mais alguma foto, troca do fluído da DH e teste do liquido refrigerante. Até a próxima.
[FOTOS] - Corsa Maxx 1.4 Econoflex 2011 - awaked
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- Ano de fabricação: 2011
- Troca do fluído de direção hidráulica.
Fiz por conta, o processo é o seguinte:
- Retirar 3 seringas de 60 ml do reservatório.
- Completar as mesmas 3 seringadas totalizando 180 ml de óleo novo.
- Usar o carro 1 dia.
- Repetir o processo até "retirar" fluído limpo.
Em geral 1 litro dá e sobra pra fazer isso. Desde que o sistema não esteja podre de sujeira.
Um paninho ajuda porque sempre pinga da seringa entre tirar do reservatório e colocar num vasilhame e dar o devido descarte. Usei um copo para fins didáticos. Material:
Cuidado com o copo acima da bobina, quase caiu...
O comparativo:
No primeiro copo o fluído antes da troca e limpeza.
No segundo copo o fluído retirado no dia seguinte da limpeza.
Obs: No teste do dedo o fluído parecia limpo, translúcido ainda, mas no copo nota-se que não é verdade.
Por capricho fui fazendo a troca até consumir todo o litro de fluído novo, foram 6 dias de troca, mas é rápido, 2 ou 3 minutos cada dia e resolve isso.
Fiz por conta, o processo é o seguinte:
- Retirar 3 seringas de 60 ml do reservatório.
- Completar as mesmas 3 seringadas totalizando 180 ml de óleo novo.
- Usar o carro 1 dia.
- Repetir o processo até "retirar" fluído limpo.
Em geral 1 litro dá e sobra pra fazer isso. Desde que o sistema não esteja podre de sujeira.
Um paninho ajuda porque sempre pinga da seringa entre tirar do reservatório e colocar num vasilhame e dar o devido descarte. Usei um copo para fins didáticos. Material:
Cuidado com o copo acima da bobina, quase caiu...
O comparativo:
No primeiro copo o fluído antes da troca e limpeza.
No segundo copo o fluído retirado no dia seguinte da limpeza.
Obs: No teste do dedo o fluído parecia limpo, translúcido ainda, mas no copo nota-se que não é verdade.
Por capricho fui fazendo a troca até consumir todo o litro de fluído novo, foram 6 dias de troca, mas é rápido, 2 ou 3 minutos cada dia e resolve isso.
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- Ano de fabricação: 2011
- Arrefecimento.
Percebi um pequeno vazamento na mangueira de retorno do reservatório. Coloquei uma abraçadeira nova e tinha resolvido. Problema retornou, avaliando a mangueira ela tem um sulco interno, defeito da injeção do material acredito, a segunda abraçadeira resolveu definitivamente.
Apesar do plástico do reservatório já relativamente queimado, ele está limpo por dentro. E aproveitei pra testar a concentração do aditivo com um termo densímetro, tudo certo. Só não consegui a foto do momento exato porque faltou uma terceira mão...
Aqui o fluído, completamente limpo ainda, após 3 anos e uns meses - 50.000 km. Certamente dura os 5 anos conforme prevê a fábrica, desde que não tenha sofrido interferências, como é o caso.
Percebi um pequeno vazamento na mangueira de retorno do reservatório. Coloquei uma abraçadeira nova e tinha resolvido. Problema retornou, avaliando a mangueira ela tem um sulco interno, defeito da injeção do material acredito, a segunda abraçadeira resolveu definitivamente.
Apesar do plástico do reservatório já relativamente queimado, ele está limpo por dentro. E aproveitei pra testar a concentração do aditivo com um termo densímetro, tudo certo. Só não consegui a foto do momento exato porque faltou uma terceira mão...
Aqui o fluído, completamente limpo ainda, após 3 anos e uns meses - 50.000 km. Certamente dura os 5 anos conforme prevê a fábrica, desde que não tenha sofrido interferências, como é o caso.
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- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Awaked
Bela manutenção.
Fiquei impressionado com os 50.000 km dos pneus.
Gostei também da dica do óleo do hidraulico.
t+
Bela manutenção.
Fiquei impressionado com os 50.000 km dos pneus.
Gostei também da dica do óleo do hidraulico.
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- José Leal
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- Ano de fabricação: N/I
Opa, essa dica do óleo da DH é uma ótima!
Achei que precisaria tirar mangueira, completar o nível enquanto o fluido velho saía...
Mais uma manutenção preventiva inclusa no pacote.
Achei que precisaria tirar mangueira, completar o nível enquanto o fluido velho saía...
Mais uma manutenção preventiva inclusa no pacote.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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- Ano de fabricação: 2011
Eu também fiquei. Apesar não conduzo o carro de forma agressiva, arrancando de forma exagerada e nem freando muito. Sempre de forma firme mas sem "pressa".fabio_pvai escreveu:Awaked
Bela manutenção.
Fiquei impressionado com os 50.000 km dos pneus.
Gostei também da dica do óleo do hidraulico.
t+
Talvez o fato de rodar 90% em rodovia ajuda, e pedagiada ainda.
De fato, e é seguro também, não invasivo, sem risco de deixar ar no sistema. Isso só não dá certo se o sistema estiver muito sujo, o fluído já em caldo. Ou talvez até dê, mas aí quem sabe com 2 ou 3 litros pra ficar "enxaguando".José Leal escreveu:Opa, essa dica do óleo da DH é uma ótima!
Achei que precisaria tirar mangueira, completar o nível enquanto o fluido velho saía...
Mais uma manutenção preventiva inclusa no pacote.
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Fala Awaked! blz?
Parei para ver o tópico do seu carro, e realmente não tem o que falar, meus parabéns pelos cuidados, assim vai ter Corsa pra umas 3 gerações na sua família! rs
Cara curti essa sua ideia de renovação do fluido no sistema de direção hidráulica. Até o momento é o unico sistema que não realizei sangria e renovei no meu carro, to querendo fazer isso a um tempo, mas as oficinas especializadas aqui da minha região estão cobrando ai de 80 a 100 dilmas para fazer a renovação, tendo que levar o fluido ainda....acho muito caro para um serviço relativamente simples e rápido.
Eu estou com frasco de Dexron II lacrado aqui que eu comprei na Accioly, mas até o momento ainda não usei, somente um frasco da pra fazer essa renovação do sistema? Pelo que ta no manual parece que pega 950 ml no sistema do Corsa.
Não seria melhor 2 frascos? Um pra enxague e outro para deixar no sistema?
Abçs
Parei para ver o tópico do seu carro, e realmente não tem o que falar, meus parabéns pelos cuidados, assim vai ter Corsa pra umas 3 gerações na sua família! rs
Cara curti essa sua ideia de renovação do fluido no sistema de direção hidráulica. Até o momento é o unico sistema que não realizei sangria e renovei no meu carro, to querendo fazer isso a um tempo, mas as oficinas especializadas aqui da minha região estão cobrando ai de 80 a 100 dilmas para fazer a renovação, tendo que levar o fluido ainda....acho muito caro para um serviço relativamente simples e rápido.
Eu estou com frasco de Dexron II lacrado aqui que eu comprei na Accioly, mas até o momento ainda não usei, somente um frasco da pra fazer essa renovação do sistema? Pelo que ta no manual parece que pega 950 ml no sistema do Corsa.
Não seria melhor 2 frascos? Um pra enxague e outro para deixar no sistema?
Abçs
"Corseando e desfilando por ai"
Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
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Fred Figueiredo, sim. 2 seria o ideal.
Valeu, eu to devendo umas manutenções pra postar... tá corrido aqui, rs. Abraço.
Valeu, eu to devendo umas manutenções pra postar... tá corrido aqui, rs. Abraço.
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