Ulisses - Black Chevy® escreveu:celio escreveu:Grande mestre,decobrindo que vc , humildemente entede tudo de rodas, qual a vantagem de manter aros 13 com rodas de liga originais gm, e se colocasse 14 alteraria muito no conforto.
Dese já grato pela atenção e explicação.
Seu hilmilde seguidor de Pernambuco.
Olá Celio.
Cara, é o seguinte, a questão das rodas é muito relativa.
Como o nosso amigo Juninho escreveu aí embaixo, à partir do aro 15' você começa a perceber diferenças no carro.
A primeira coisa que você deve decidir é se pretende primar pela esportividade ou pelo conforto.
Tomada a decisão acerca disso, o próximo passo é partir pra escolha das rodas.
Se você optou pelo conforto, que aparentemente é o que entendi que você escolheu, você pode considerar sem medo usar rodas de medida até 14'.
Calçando seu carro com rodas originais GM de 14' e pneus perfil 60 ou 65, você terá um carro super confortável e com um aspecto estético muito bonito.
Para este aro, como já mencionei acima, é possível optar por pneus de perfis 60 ou 65, sendo que com pneus de perfil 60 você terá um aspecto mais esportivo e com pneus perfil 65 um aspecto mais sóbrio, entretanto, deve se lembrar sempre da tala ou banda de rodagem. Neste caso específico, aconselho o seguinte:
1- se vai usar perfil 60, use a medida original dos Corsa GLS e GSi, qual seja 185/60-14.
2- se vai usar perfil 65, use a medida 175/65-14.
O aumento no perfil exige uma diminuição na tala para compensar a relação peso/medida, respeitando isso, vai continuar com um carro leve e confortável. Qualquer coisa fora disso pra aro 14' poderá interferir nos aspectos originais do carro.
Por outro lado, se você não se importa em continuar usando uma roda de 13', ótimo.
As rodas originais da GM de 13' no seu carro ficarão perfeitas, ainda mais se continuar a usar os pneus de medida original ou no máximo uma medida maior, quais sejam, 165/70-13 ou 175/70-13.
Estas rodas originais de 13' são mais leves que as convencionais de aço que vem equipadas de fábrica. Com elas instaladas no seu carro, nem vai perceber a diferença, o carro permanecerá com o mesmo conforto original de fábrica e de quebra o consumo não sofrerá alterações pra mais, pelo contrário, dependendo do modelo original que escolher, se a porcentagem de diferença de peso em relação às rodas de aço for superior a 15%, poderá notar uma melhora significativa no consumo do carro em longas distâncias.
E manter um jogo de rodas de 13' para quem não tem DH instalada no carro é sem dúvida uma das maiores vantagens, pois a direção continuará macia e leve.
Sendo assim meu caro, pra finalizar, vou deixar a minha opinião:
1- se quer manter o conforto e a originalidade do carro sem alterar consumo e mantendo a leveza, use rodas originais GM 13' com pneus 165/70-13 ou 175/70-13.
2- se pretende deixar seu carro com um visual mais esportivo e ainda assim manter a originalidade e o conforto mas sofrendo uma alteração mínima com relação a leveza da direção (caso não tenha DH), use rodas originais GM com pneus 185/60-14 ou 175/65-14.
Entretanto, lembre-se sempre do seguinte, rodas originais GM são somente aquelas que vem equipadas de fábrica nos carros e que podem ser encontradas novas à venda nas concessionárias. Se usar réplicas, tudo isso que expliquei aí vai por água abaixo.
Espero ter ajudado meu caro, se precisar de algo mais, estarei à disposição.
Abraços,
Ulisses
juninho_bannwart escreveu:celio escreveu:Grande mestre,decobrindo que vc , humildemente entede tudo de rodas, qual a vantagem de manter aros 13 com rodas de liga originais gm, e se colocasse 14 alteraria muito no conforto.
Dese já grato pela atenção e explicação.
Seu hilmilde seguidor de Pernambuco.
se me permite alteraria muito em conforto e consumo a partir de 16" pra cima... ateh 15" vc jah consegue sentir a diferença... pois teria de colokar um perfil aeh 50 vamos dizer assim...
Aque to bem loko pra coloka 15" da montana sport... !
É isso aí Juninho, falou tudo meu caro.
Eu uso as rodas que você pretende colocar, Montana Sport 15' originais, não réplicas.
O meu carro perdeu um pouco em conforto mas ganhou muito em estabilidade, porque ao usar aro de 15' tive que compensar o diâmetro usando pneus de perfil 50 e além disso, substituí as molas originais por molas esportivas, sendo assim, meu carro ficou muito mais estável mas com uma perda significativa em conforto.
Por esta razão que aconselhei nosso amigo Celio a decidir se prima por conforto ou por esportividade.
Quanto ao consumo, já que você pretende usar as rodas da Montana Sport, vou ser honesto contigo: vai fundo cara! O meu pretinho continua fazendo a mesma média de 11km/l de álcool na estrada como sempre fez, só cai mesmo quando uso o ar condicionado, aí não passa de 9km/l de álcool nem a pau...
Um forte abraço meu querido!
Ulisses