Oiiiê

Responder
Heliin
:: Joy ::
Mensagens: 2746
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Janeiro 2011 05:20:09 PM
Localização: Santa Luzia - MG
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por Heliin »

Como vc ja tem o perfil 60 ja da pra vc saber

o 65 vai ficar mais alto eim...


Thais Braga
:: Super ::
Mensagens: 85
Registrado em: Segunda-feira 30 2012f Janeiro 2012 07:24:06 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Thais Braga »

Quando coloca-las no carro vou ver direitinho como vai ficar pq ainda não tive tempo.

Qualqer coisa vou de 60 então.

Brigada gente! :)


Heliin
:: Joy ::
Mensagens: 2746
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Janeiro 2011 05:20:09 PM
Localização: Santa Luzia - MG
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por Heliin »



Thais Braga
:: Super ::
Mensagens: 85
Registrado em: Segunda-feira 30 2012f Janeiro 2012 07:24:06 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Thais Braga »

Nossa Heliin, vou ficar devendo dessa vez pq tô me recuperando de uma cirurgia que fiz no tornozelo. Bom saber que rola isso, já vou comprar umas coisas pra instalar com vcs depois ahahah..


ANDRES - RS
:: Moderador ::
Mensagens: 1005
Registrado em: Sábado 14 2011f Maio 2011 11:52:34 PM
Localização: Canela - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ANDRES - RS »

q bom mais uma menina no clube.

seja bem vinda.


Avatar do usuário
luciano.well
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 09 2011f Fevereiro 2011 11:51:48 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luciano.well »

Thais Braga escreveu:Então as medidas de um desses dois no caso vai ficar bom né?! =)

http://www.extra.com.br/automotivo/pneu ... 32260.html

http://www.extra.com.br/automotivo/pneu ... 32266.html
.

Ei Thais! Tudo bem?!

Me permita lhe dar algumas dicas baseadas em meus conhecimentos técnicos e minha experiência pessoal.

Colocar rodas e pneus diferentes dos originais em um veículo nem sempre é algo tão simples. Qualquer alteração nas medidas das rodas/pneus produzem algum tipo de mudança no comportamento do veículo, algumas dessas benéficas e outras nem tanto.

Essas mudanças vão desde a alteração no desempenho do veículo (estabilidade, velocidade, aceleração), alterações relativas a seguraça (raio de rolagem), durabilidade, conforto etc.

A não ser que a alteração tenha o deliberado propósito de alterar de algum modo o comportamento do veículo, deve-se evitar qualquer tipo de alteração nas medidas das rodas/pneus, e quando ela for inevitável, tentar manter as medidas o mais próximo possível da original.

No caso específico do seu Corsa C – carro que tb possuo, originalmente ele vem equipado com rodas aro 14”, tala 5,5” e offset 49mm. O Conselho jamais alterar o offset da roda, sob pena do conjunto roda/pneu raspar em algum ponto da suspensão ou da caixa de roda, como tb, para evitar perder o efeito autoestabilizante do raio de rolagem negativo. Assim, tente encontrar rodas originais ou réplicas das originais, já que estas geralmente mantém o offset original de 49mm.

Contudo, isso não quer que estamos proibidos de alterar as medidas originais do conjunto roda/pneu do veículo, bastando apenas usar um pouquinho de matemática, lógica e bom senso.

Como exemplo, vamos todas configurações disponíveis para o conjunto roda/pneu da linha Corsa C:

Roda de aço, aro 14”, tala 5,5, offset 49, pneus 175/65
Roda de liga, aro 14”, tala 5,5, offset 49, pneus 185/60
Roda de aço, aro 14”, tala 5,5, offset 49, pneus 175/70
Roda de liga, aro 15”, tala 5,5, offset 49, pneus 185/60


Fazendo os cálculos da altura total do conjunto roda/pneus em cada uma das configurações, temos:

175/65 14" = 58,31 cm
185/60 14” = 57,76 cm
175/70 14” = 60,06 cm
185/60 15" = 60,30 cm

Percebemos, assim, que qualquer conjunto roda/pneu com altura de 60 cm, rodas de tala 5,5 e offset 49, e pneu com banda de rodagem de 185 mm, entram igual a uma luva na caixa de rodas de qualquer Corsa C.

Na prática, porém, podemos alterar um pouco essas medidas. É o caso do meu Corsa Hatch 1.4 Econoflex 10/11, em que utilizo as réplicas das rodas da Montana Sport, modelo ZK-50, aro 15”, tala 6”, offset 49, e pneus General Tire, modelo Altimax UHP, na medida 195/55. Considerando que a Montana Sport utiliza rodas aro 15” e pneus 185/60, esse conjunto ficou simplesmente perfeito, possuindo uma altura total de 59,55 cm, ou seja, completamente dentro dos padrões de originalidade da linda Corsa. As únicas modificações ficaram por conta da tala da roda (acrécimo 0,5”, ou seja, 1,27 cm) e da largura da sessão do pneu (acréscimo de 1 cm). Mas como a roda bem menor que o pneu, só podemos contar a diferença da sessão do pneu, que ficou 0,5 cm para cada lado, podendo ser considerada praticamente desprezível.


Dê uma olhadela nas fotos em:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=87003


Não por acaso esse conjunto roda/pneu não raspa em absolutamente nada mesmo com o veículo completamente carregado ou com a direção totalmente esterçada, como tb ficou esteticamente bonito na caixa de roda, com nada sobrando ou faltando em altura ou largura.

O único senão da medida 195/55 15” em relação à medida 175/65 14” foi o alongamento da transmissão em pouco mais de 1%, o que se traduz em uma menor aceleração (o que senti na prática) e no aumento da velocidade final (o que não pude comprovar, ainda! hehehe). E como tb houve um bom acréscimo de peso em cada roda/pneu, isso parece ter contribuido ainda mais para deixar o carro meio lerdão nas arrancadas. O ganho em estabilidade e conforto ao rodar, contudo, para mim supera todos esses inconvenientes!

Espero ter ajudado! Abraços!

.


Thais Braga
:: Super ::
Mensagens: 85
Registrado em: Segunda-feira 30 2012f Janeiro 2012 07:24:06 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Thais Braga »

Luciano, brigada pela aula ahah..
Então, minhas rodas são originais Aro 15 tala 6 offset 49, pneus 185/60

Tinha postado isso antes de colocar as rodas, pq 2 pneus ja estão bem gastos.
Mas depois que coloquei, curti a altura, não ficou jeep, ao meu ver ficou de acordo.

Qro manter essa medida de pneu pq ja li que pneu mais largo e com perfil 55/50 a gente sente mais os buracos e tal né?! (me corrija se estiver errada rs)

Seu corsa ta na altura original com esses 195/55 ?

Valeeeu :)


Avatar do usuário
luciano.well
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 09 2011f Fevereiro 2011 11:51:48 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luciano.well »

Thais Braga escreveu:Luciano, brigada pela aula ahah..
Então, minhas rodas são originais Aro 15 tala 6 offset 49, pneus 185/60

Tinha postado isso antes de colocar as rodas, pq 2 pneus ja estão bem gastos.
Mas depois que coloquei, curti a altura, não ficou jeep, ao meu ver ficou de acordo.

Qro manter essa medida de pneu pq ja li que pneu mais largo e com perfil 55/50 a gente sente mais os buracos e tal né?! (me corrija se estiver errada rs)

Seu corsa ta na altura original com esses 195/55 ?

Valeeeu :)
.

Ei Thais! Tudo bem?!

Acho que fui um pouco prolixo, né?! *rs

O conjunto roda/pneu que está em seu Corsa é o ideal, já que pneus 185/60 e rodas aro 15", com offset 49 e tala 5,5", são as medidas originalmente utilizadas na Montana Sport.

Como eu disse, estou usando um conjunto levemente diferente, com pneus 195/55 e rodas 15", com offset 49 e tala 6", mas que tb se encaixaram perfeitamente.

Apesar do meu corsa estar totalmente original - com excessão das rodas, acredito que mesmo que estivesse rebaixado não haveria maiores problemas, já que a diferença do meu conjunto roda/pneu para o seu - o conjunto ideal, ficou praticamente despresível.

Abraços!

.


Thais Braga
:: Super ::
Mensagens: 85
Registrado em: Segunda-feira 30 2012f Janeiro 2012 07:24:06 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Thais Braga »

Luciano desculpa a demora pra responder é pq estava sem net. Então, ficou mto bacana esses pneu no seu corsa tbm, Valeu pekas dicas, espero conhecer seu corsinha em algum encontro :wink:

bjO


Responder

Voltar para “Minas Gerais”