((AJUDA)) PROBLEMA - Ventoinha acionando, luz de anomalia...

Responder
Vilson Lunardon
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Quarta-feira 18 2010f Agosto 2010 07:17:49 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

((AJUDA)) PROBLEMA - Ventoinha acionando, luz de anomalia...

Mensagem por Vilson Lunardon »

Olá amigos do Corsa Clube,

Recorro à vcs pois estou cansado de ir de mecânico em mecânico pra tentar solucionar problemas, cada um falando que a causa é desde motor até relê de acionamento com defeito.

Após essa breve introdução, vamos ao que está acontecendo:

1º Para quem mora em Curitiba, sabe que dia 18/04 choveu absurdamente por volta das 17hs, o que causou grandes congestionamentos em vários pontos da capital.
Levei 40 minutos para ir do bairro Prado Velho e chegar ao Rebouças (em torno de 4km), pois tudo estava totalmente intransitável.

2º Dia 19/04 - usei o carro por aprox. 10min. e chegou a aquecer, mesmo com a ventoinha acionando normalmente não deu conta de refrigerar o motor, estacionei e verifiquei que o líquido de arrefecimento tinha "sumido", estava totalmente seco, completei e coninuei o trajeto normalmente, achei estranho pois havia verificado a água no fim de semana.

3º 20/04 - verifiquei que o radiador estava vazando água, onde a ventoinha é fixada, no canto esquerdo. Como era véspera de páscoa, encomendei um radiador novo e eu mesmo troquei, limpandotodos os canos de passagem de água. Tudo tranquilo, ficou 10, sem nenhum vazamento.

4º 22/04 - o escape do meu Corsa estava danificado, batendo, balançando, quase solto. O que tive que esperar até sábado 23/04 para ir trocar o silencioso traseiro que estava danificado. Tudo tranquilotbm, troquei meu abafador por um silencioso original, estava cansado de barulho, hehehehhe....

Depois de tudo isso, apreceu o problema que estou preocupado agora.
Coloquei tudo isso, as peças trocadas, somente pra vcs, mais entendidos poderem verificar se há alguma relação com o problema.

PROBLEMA: O carro liga normalmente, anda por mais ou menos 5 min. a ventuinha aciona e a luz de anomalia de sistema acende no painel. Ficaligando e desligando, acendendo e apagando a luz do painel. dá até pra ouvir a relê da ventoinha acionando e desligando.

Ao mesmo tempo que parece ser um problemade mal contato, parece ser algum sensor desregulado.
O problema pode ser mais simples do que possa parecer, mas quero a ajuda de vcs para solucionar, pois como dito anteriormente alguns mecânicos apontam o problema no motor, outros falam que pode ser a ventoinha.

O que pode estar ocorrendo pra ventoinha disparar e a luz de anomalia do painel acender ?

O problema da ventoinha e luz de anomalia pode estar relacionado com as peças que troquei ?

Pode ser um problemas na válvula termostática ?

Pode ser o sensor "cebolão" ?

Como verificar se apeça está danificada ? Sometne com Scanner ?

Aquele teste da central, na qual a luz do painel pisca e passa o código do erro funciona ? Posso confiar ? Alguém já fez ?

Desculpem escrever tanto, é que realmente quero poder solucionar esse problema, pois estou ficando preocupado.

Desde já agradeço pela ajuda....

Valeeeuuuuu....


steferson
:: ST ::
Mensagens: 852
Registrado em: Segunda-feira 14 2009f Dezembro 2009 12:41:57 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por steferson »

Pode ser um problemas na válvula termostática ?
Fala vilson, eu já tive um problema parecido com o meu corsa 96 e era a tal da válvula termostática. Ela travou e não deixava a água do dariador fluir e resfriar. num trajeto de 10km, tive q parar 4x para resfriar a água q fervia no encanamento do radiador e reservatório.
a ventuinha ligava, ficava ligada pois a temperatura nao baixava rapido.
troquei essa peça e tudo voltou ao normal. ela fica embaixo da correia dentada, sendo meio chato de verificar.

espero poder ajudar ai na solução.

abraços
Imagem


pisk
:: ST ::
Mensagens: 879
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Outubro 2009 07:11:27 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pisk »

bom é "comum" esse problema da valvula termostática, veja se não é só isso o problema!

ou tambem vou dar um chute no relê somente...
pifou e aciona a ventoinha...
passa no scanner pra dar uma olhada se não acusa nada a mais também!


boa sorte


Vilson Lunardon
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Quarta-feira 18 2010f Agosto 2010 07:17:49 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Vilson Lunardon »

Obrigado mesmo pela ajuda pessoal,

Hoje, após levar minha esposa para o trabalho e o carro andar por 40 min. com a ventoinha ligada e aquela luz que encomoda acesa no painel, resolvi após a faculdade, voltei pra casa, e resolvi "fuçar", percebi que mexendo em alguns plugues a ventoinha desligava e depois de alguns segundos a luz tbm apagava no painel, então ví que poderia não ser um problema de peça e sim de mal contato.
Fui procurando fio por fio que vão ligadas às válvulas de temperatura, termostática, relê...
E descobri que o plugue que vai na válvula de temperatura, aquela q fica no motor, (logo abaixo do reservatório de água) estava soltando, percebi tbm que quando mexia naquele plugue a ventoinha parava e voltava a funcionar, fui mexendo até q ela parou de vez e a luz apagou.
Resolvi tirar o plugue e verificar o que estava acontecendo. Os fios estavam soltos dentro do plugue, portanto sem contato, oq fazia a ventoinha acionar direto, passei uma fita isolante e deixei os fios bem fixados ao plugue novamente, coloquei a a princípio o problema está resolvido, vim para o trabalho, e não acionou e nem acendeu a luz de anomalia. A princípio está tudo certo, qualquer coisa sei onde fica a falha, só trocar o plugue. Antes, havia passado em uma Mecânica e o cara disse que o problema estava na válvula e queria me cobrar R$ 70,00 para trocar, quando o defeito estava apenas no plugue.
Temos de ficar atentos e saber "fuçar" em nossos carros pra aprender pelo o menos o básico dos Corsas...

Enfim, obrigado à todos que contribuíram, vcs precisando é só chamar e eu tbm qqr coisa dou um grito pra vcs...

Abraços....


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Só de uma olhada no óleo do seu carro. Não tem nada com o problema aparentemente resolvido.
Mas você disse que pegou aquela chuva, tem um relato lá na área de mecânica do fórum em que
o cara não percebeu que o óleo do motor foi contaminado com água. Ae já viu, muitos km depois
deu zica no motor e vai sair uma paulada, vai ter que refazer o motor e tudo. Sendo que se ele
tivesse ao menos trocado o óleo depois do alagamento possivelmente não teria acontecido nada.


Vilson Lunardon
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Quarta-feira 18 2010f Agosto 2010 07:17:49 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Vilson Lunardon »

awaked escreveu:Só de uma olhada no óleo do seu carro. Não tem nada com o problema aparentemente resolvido.
Mas você disse que pegou aquela chuva, tem um relato lá na área de mecânica do fórum em que
o cara não percebeu que o óleo do motor foi contaminado com água. Ae já viu, muitos km depois
deu zica no motor e vai sair uma paulada, vai ter que refazer o motor e tudo. Sendo que se ele
tivesse ao menos trocado o óleo depois do alagamento possivelmente não teria acontecido nada.
Beleza cara, valeu pela dica, acabei aproveitando esse fim de semana pra trocar o óleo tbm...

Tudo tranquilo...

Valeu...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Paraná”