Os 148 Corsas brasileiros fabricados em 1993 (Unidades da Fase Piloto de Produção ou Pré-série).

Informações e dicas para deixar seu Corsa original e pronto para tão esperada placa preta.
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oapallamin
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Os 148 Corsas brasileiros fabricados em 1993 (Unidades da Fase Piloto de Produção ou Pré-série).

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O lançamento do Corsa no Brasil, oficialmente em 10 de janeiro de 1994, mas na prática com as primeiras unidades sendo entregues a partir de fevereiro, causou grande comoção no mercado e são famosas as histórias de grandes filas de espera e pagamento de ágio para lojistas que possuíam as raras unidades.

Corsa com ágio: https://youtube.com/clip/UgkxkdULUwGpSQ ... ebi0AnF9wv

Inicialmente os planos da GM previam o lançamento do Corsa para o 2º semestre de 1994 como linha 1995, porém houve uma decisão de antecipar o lançamento em função da concorrência na época. O lançamento antecipado foi em grande parte responsável pela falta do modelo no mercado já que a GM praticamente não havia iniciado a produção em série para os estoques iniciais das concessionárias e pela baixa capacidade de produção inicial. Inicialmente a GM conseguia produzir 14 carros por hora (em torno de 4.000 unidades mensais) sendo que havia demanda no mercado para uma linha de produção com capacidade de 40 carros por hora. Essa situação começou a ser normalizada somente a partir de novembro de 1994 quando a linha de produção do Kadett foi transferida da planta de São José dos Campos para São Caetano do Sul, abrindo mais espaço para a expansão da capacidade de produção da linha Corsa.

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Para um lançamento no início de 1994, era esperado que houvesse uma certa quantidade de produção ainda em 1993 para que os carros pudessem ser entregues logo em seguida. Mas a realidade vista através de pesquisas por número de chassis e pela base do Denatran, mostra uma baixa quantidade de unidades produzidas em 1993. Essa pesquisa mais detalhada dá conta de que apenas 148 Corsas foram fabricados em 1993 com numeração dos chassis de 600001 a 600148. Do chassi 600149 em diante já indica a produção no ano de 1994. Pelos dados de emplacamentos praticamente todas as unidades fabricadas em 1993 foram para uso interno da GM que ainda realizava os testes de adaptação ao mercado brasileiro e treinamento e ajustes do processo de fabricação e montagem.

Corsas GL circulando em estacionamento da GM do Brasil em São Caetano do Sul: https://youtube.com/clip/Ugkx4QDWvckwNq ... iCfXwKocD3

Com os dados atualmente disponíveis, em 1993 foram fabricadas 126 unidades do Corsa Wind, 18 do Corsa GL (lançado somente em Junho de 1994) e 4 unidades que não é possível identificar a versão. Algumas foram usadas nos testes de validação e foram “escrapeadas” (chassis baixados e vendidas como sucata), mas uma outra parte ficou na frota de uso interno da GM para uso de funcionários, treinamento da rede de concessionárias ou cedidos para a imprensa especializada.

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Cerca de 40 unidades foram temporariamente embarcadas até Barcelona-Espanha na primeira semana de 1994 para apresentação à imprensa conforme relato do Gerson Borini sobre os bastidores do desenvolvimento do Corsa.

TRINTA ANOS DO CORSA NO BRASIL, OS BASTIDORES DA SUA CHEGADA
https://autoentusiastas.com.br/2024/02/ ... a-chegada/

A unidade com numeração de chassi 600001, primeira produzida em setembro de 1993, foi guardada pela GM e atualmente pertence ao colecionador Alexandre Badolato.

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Revista Panorama GMB

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Chassi 600001: Coleção AGBadolato (@agbadolato)

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Chassi 600001: Coleção AGBadolato (@agbadolato)

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Chassi 600001: Coleção AGBadolato (@agbadolato)

Segundo relato do Gerson Borini, as primeiras unidades do Corsa (chamada Fase Piloto de Produção) tinham as carrocerias fabricadas em São José dos Campos e depois os componentes eram montados na unidade MVA da planta de São Caetano do Sul, que era uma linha experimental utilizada para a validação do processo de montagem e treinamento de funcionários. Os Engenheiros de cada setor eram chamados para acompanhar o processo e detectar possíveis problemas e ajustes necessários antes de validar os procedimentos de montagem da linha de produção definitiva da planta de São José dos Campos.
Posteriormente as unidades ainda em condições de uso foram vendidas pela GM no mercado de usados e algumas ainda estão em circulação, sendo encontradas, reformadas/restauradas e preservadas por entusiastas e colecionadores, como as unidades com chassis finais: 600002, 600006, 600007, 600028, 600048, 600102, etc.

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Chassis 600002 e 600007: @corsa_002_007

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Chassi 600002: @corsa_002_007

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Chassi 600006: Acervo pessoal do Proprietário

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Chassi 600028: @toca_do_corsa

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Chassi 600028: @toca_do_corsa

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Chassi 600048: Antes e depois da restauração

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Chassi 600102: Foto de 1994 e Foto atual.

As unidades da Fase Piloto de Produção:

Por conta do processo de fabricação e fornecimento de componentes e peças ainda estar em desenvolvimento, essas unidades iniciais apresentam algumas diferenças de montagens e utilização de componentes importados, já que os fornecedores nacionais ainda estavam sendo homologados e a produção na Europa já havia iniciado desde abril de 1993.
Por exemplo as lanternas traseiras eram importadas da Espanha e constando o país de origem “Made in Spain” e a marca do fabricante espanhol de lanternas automotivas “Yorka”. O fabricante brasileiro MCarto (Metalúrgica Carto) iniciou produção local e as lanternas passaram a ostentar o logotipo “MCarto” e a inscrição “Lic. Yorka” (sob licença da Yorka). A utilização das lanternas traseiras importadas da Espanha da marca Yorka também podem ser vistas em 1994, até que o fornecedor local MCarto pudesse suprir o mercado.

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Pequenas diferenças nas construções de peças e até reforços na construção da carroceria eram ligeiramente diferentes e depois foram adaptados à produção regular.

Barra de reforço central dianteira com função de suporte ao sensor de temperatura de ar externo:
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Nas unidades de produção regular esse reforço não existe e no local foi utilizado um suporte específico, peça GM nº 90481255 ou nº 90483905:
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O @toca_do_corsa iniciou um projeto de reforma da unidade 028 e está postando as etapas do processo de desmontagem com uma “arqueologia” das peças utilizadas na unidade e analisando as diferenças construtivas da unidade em relação à produção regular ou esperada de linha de produção normal.
Muitas peças apresentam data de fabricação e pode-se ter uma ideia de como o processo de desenvolvimento dos fornecedores ocorre antes do lançamento do carro no mercado.


Fontes de pesquisa:
• Live - 30 Anos na GMB & Autoentusiastas (Gerson Borini)
https://www.youtube.com/live/9X7KgDJPP9 ... dNmtslD_xV

• O primeiro Corsa fabricado no Brasil e o Museu da GM que não existiu
https://youtu.be/LNCiFG2A4Us?si=1hx9pxbt3FvZAzAl

• O incrível resgate dos primeiros Corsas do Brasil
https://youtu.be/gmLibu0peTk?si=zPVIrcmNAmbR-5J2

• O primeiro Corsa placa preta do Brasil
https://youtu.be/a7_xYydNEa4?si=hAy8vNkEG82NMVAZ

• Corsa GL 1.4 1993
https://youtube.com/playlist?list=PL3YY ... VAzj74nb9h

• Começamos a desmontagem do Corsa 93/94 verde Grieg. O Corsa 0028 projeto placa preta
https://youtu.be/j8nxZMDO5Es?si=E21HrizwS6rhP4mC

• Panorama GMB #23 Edição Especial Fevereiro/1994 - Corsa um carro fora do sério
https://youtu.be/9e_1hScyS6U?si=fwxxT3H9qNoF0kPf

• Panorama GMB #23 Complemento Edição Especial Fevereiro/1994 - Corsa um carro fora do sério
https://youtu.be/Ah9TPNXuykw?si=zK6fUOv_FIQHR3kx

• Perfil do Instagram: @toca_do_corsa

• Perfil do Instagram: @corsa_002_007

• Proprietário dos Corsas 006 e 102 (Fotos do acervo pessoal)


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