8 ou 16 valvulas

Responder
estanislau
:: Millennium ::
Mensagens: 170
Registrado em: Sexta-feira 31 2007f Agosto 2007 01:38:00 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por estanislau »

Bom, meu Corsa é um Classic 8V ...

Na verdade eu queria uma Wagon 16V, mas infelizmente não achei uma em boas condições para comprar :-(

Meu pai tem um gol 16V, a economia do carro é incrivel.... O carro dá pouca manutenção, mas quando dá, o valor é sempre um pouco mais salgado :-/

Eu, ainda tenho preferencia pelo 16V, mas para os proximos 4 anos, vou ter que seguir com o meu 8V, até terminar de pagar o Consórcio.

[s]
Alexandre *Estanislau* Puhl
alexandre at estanislau dot org
http://estanislau.org
PX3D1363 - QAP 33 AM
Corsa Classic 2002/2003 << Fotos... um dia sai


Max Schmidt
:: Rodeio ::
Mensagens: 746
Registrado em: Quarta-feira 08 2004f Dezembro 2004 11:30:08 AM
Localização: Gravataí - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Max Schmidt »

Max, já rodei sim, e te garanto: RESSECA TUDO QUANTO É MANGUEIRA, ou acontece incendios nos carros a gás porque? Resseca e CENSURADO mangueiras, e na hora que o combustível for passar pelas mangueiras, vaza pra dentro do motor quente e ai já viu né?

Isso sem contar a perda de desempenho!!! Andei numa Kombi a gás e te digo: vazia na gasolina já não anda lá grandes coisas, a gás então, se arrasta!

Mas pra quem faze questão, vai em fernte, a economia na hora de abastacer é grande!

Eu já tenho a minha opinião formada! Carro a gás é pra quem anda muito com o carro e precisa ecnomizar. Por esse simples motivo, eu não compro carro a gás nem a pau!
Quanto a questão do manco é como falei, nem pensar em carro 1.0 e kombi ñ é carro!!heheh

Sobre ressecar é só saber andar um pouco com gasolina para lubrificação, quando digo andar, ñ é andar uma vez ou algumas, isso eu fiz em um uno, tinha odiado GNV, mas andar no dia a dia e após meses, a pessoa muda de opinião, sem falar q no meu caso o carro melhorou com o GNV é por isso q sou favoravel a ele, se sente o motor mais suave!!
Bom isso é conversa longa, mas tem relatos sobre os fatos agora é concluir!!

8v ou 16v, vai do dono mas prefiro um W18, hehehehe mercedes!!!
Ex-Montana Sport Prata
Ex-Corsa Classic 1.6 Air


Avatar do usuário
Guigo Memlak
:: Piquet ::
Mensagens: 369
Registrado em: Segunda-feira 23 2005f Maio 2005 11:02:35 PM
Localização: Cascavel - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Guigo Memlak »

JGrala escreveu:
João Artur escreveu:Bom Dia amigo, as desvantagens do motor 16v para o de 8v são: Maior consumo e manutenção mais caro...Mas é só preservar as válvulas trocando o óleo e correia dentada dentro do período, não forçar o motor demais também é importante...Abraços.
Discordo do ponto em que vc comenta que ela consome mais. Tenho uma wagon 99 16v e o consumo dela na cidade e na estrada é menor que de alguns 1.6 8v que conheço.
Fala Jean, blz???

Será que eu senti um pingo de comentário pros lados do meu carro???
Hehehehe!!!
Só pq o meu, 8V, faz no máximo 5km/l no álcool na cidade e incríveis 9,2km/l andando a 140km/h na estrada!!!!!

:razz:

Mas quem andou com os dois sabe que o 8V é mais forte em baixa, já nem se compara com o 16V em tiro longo!!!

Abraços!!!
Corsa Hatch GLS 99
Rebaixar é arte, raspar faz parte!!!!

Imagem

http://corsaclube.com.br/forum/profile. ... e&u=102962


BRF007
:: Wind ::
Mensagens: 41
Registrado em: Domingo 14 2007f Janeiro 2007 02:52:04 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por BRF007 »

[quote="Frederico Cassel"]E aí galera!!!

Estou procurando uma Wagon GLS para comprar, mas estou em dúvida entre a 8 ou a 16 v.
Alguém tem uma 16v? ela dá muita manutenção?

Agradeço a ajuda e se alguém tem uma GLS para vender podemos negociar.

Abraços
Fredy[/quote]

Fala aí, beleza?

Bom, em relação ao 8V e ao 16V, tem razão quem disse que em baixa ele apresenta ser mais forte, porem, em altas rotações ( > 3500 "acho" ) o 16V arranca na frente do 8V pois é melhor a mistura ar combustivel e o consumo tambem é menor em relação ao 8V que gasta mais, porem, o 8V é mais economico em centros urbanos onde se usa mais trocas de marcha.

Em relação a manutenção, tem muito mecanico que não gosta de carro 16V e que da muito problema. Mentira!! na verdade é que o carro 16V é mais complicado de se mexer nele, pois, você já viu um capo aberto de um 8V e de um 16V? O motor 16V ocupa quase todo o espaço, e para mexer nele é necessário retirar algumas peças. Por exemplo o bico injetor. No carro 8V basta desplugar e no 16 V tem que retirar o coletor para poder mexer no bico. Mecanico que fala que carro 16V é ruim, é mecanico que não sabe mexer em 16V. Como nosso amigo disse lá pra cima, a maioria das grandes marcas são multivalvulas, pois, tem regime de trabalho alto e durabilidade. Na hora de comprar peças, realmente é mais caro, mas creio que seja por causa da pouca venda de motores assim, no caso do corsa. Verifiquei que para Gol 16V e 8V as peças do 16V são mais caras, porem, a proporção do preço das peças da GM já não segue a mesma linha. Exemplo. Junta de cabeçote do 8V (corsa) R$32,00 - Junta do 1.6 16V R$ 118,00. Então, por esse motor não ter vendido tanto como o Gol 16V, creio que pela oferta e procura seja mais caro mesmo.]

Mas o carro é bão!! Como foi falado anteriormente, a manutenção praticamente é a mesma dos 8V, no caso é importante tomar cuidado com a correa dentada, pois, são 16 valvulas e não apenas 8.

Meu corsa é gls 1.6 16V e tem 102 CV e um 1.6 8V tem 92CV. Tem menos saida mas não fica atras, depois, é só pisar e ele pega tranquilo e vai embora!!.

Espero ter ajudado

Fuiii


Avatar do usuário
JGrala
:: Champ ::
Mensagens: 415
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 12:22:51 AM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por JGrala »

Guigo Memlak escreveu:
JGrala escreveu:
João Artur escreveu:Bom Dia amigo, as desvantagens do motor 16v para o de 8v são: Maior consumo e manutenção mais caro...Mas é só preservar as válvulas trocando o óleo e correia dentada dentro do período, não forçar o motor demais também é importante...Abraços.
Discordo do ponto em que vc comenta que ela consome mais. Tenho uma wagon 99 16v e o consumo dela na cidade e na estrada é menor que de alguns 1.6 8v que conheço.
Fala Jean, blz???

Será que eu senti um pingo de comentário pros lados do meu carro???
Hehehehe!!!
Só pq o meu, 8V, faz no máximo 5km/l no álcool na cidade e incríveis 9,2km/l andando a 140km/h na estrada!!!!!

:razz:

Mas quem andou com os dois sabe que o 8V é mais forte em baixa, já nem se compara com o 16V em tiro longo!!!

Abraços!!!
Bah guigo, depois que eu vi o preço que se paga o alcool ae, eu queria mesmo era andar de ômega 6 caneco. Vcs nem se preocupam com isso.

Tava comparando com um colega de empresa que tem um gl 1.6 completo. As médias dele na cidade são sempre parecidas e na estrada, se fossemos comparar andandono mesmo ritmo, o dele faz 12,5, no máximo 13km/l com o ar ligado, andando a 100-120km/h e eu faço essa média andando de 130 a 140 km/h.

Esse fim-de-semana, fiz uma viagem e na volta, vindo por vacaria, com serra e tudo meu carro fez quase 15km/l, só que eu tava andanado na boa, 90-100km/h (sei, eu tava doente, eu acho, hehehe)

Então eu afirmo, o 16v é mais econômico que o 8v tanto na cidade, como na estrada. A diferença a favor do 8v, é que no dia-a-dia, ele fica menos enjoado de andar, por ter torque em baixa.

Outro ponto positivo do 8v, é que ele tem bem mais possibilidades de ganho de potência, mexendo no motor. sem fazer grandes alterações, se tira 120cv dele e pode-se chegar a quase 150cv nele aspirado, sendo que no 16v, tem um limite natural, pelo pouco espaço entra as válvulas.

Abs
Ex-Corsa Wagon GLS 1.6 16V
Prata - Completa - Sonzera - Suspensão de Rosca - Pneus Yokohama A-Drive Zero Bala - Buzina Marítima - Pioneer DEH-7950UB - Pendrive 4Gb
Atual: Polo 1.6 Sportiline Preto
Equipe RS


Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW »

Outro ponto positivo do 8v, é que ele tem bem mais possibilidades de ganho de potência, mexendo no motor. sem fazer grandes alterações, se tira 120cv dele e pode-se chegar a quase 150cv nele aspirado, sendo que no 16v, tem um limite natural, pelo pouco espaço entra as válvulas.
Jean

Preparação aspirada pra 16v no Brasil realmente não há muitas opções. Mas na Europa, o negócio muda drásticamente!!!!

abraços
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com


GABRIEL-ZAGO
:: Sport ::
Mensagens: 1016
Registrado em: Sexta-feira 08 2006f Setembro 2006 04:59:33 PM
Localização: Bagé - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GABRIEL-ZAGO »

A verdade é que, entre essas duas opções, o motor ruim é aquele mal-cuidado.

Um motor 1.6 8V pode ser muito pior em valores de manutenção se ele tiver mal-cuidado, com desgaste excessivo por mau uso! Na verdade o que conta mais é o estado de conservação... Não adianta, por exemplo, eu sair do meu 1.6 8V que tá novo pra pegar um 1.6 16V só porque é mais forte etc etc etc, se ele for um motor surrado...

Claro que, entre 8 ou 16 válvulas, estando esses em perfeito estado, o 16V apresenta um maior rendimento e economia... No resto não posso comparar, até mesmo porque não conheço "a fundo" o 16V, mas o motor 1.6 8V é excelente em quase todos os aspectos!!! Durabilidade, manutenção barata, rendimento, torque, etc... Só a economia que deixa um pouco a desejar hehehehe!! Eu e o Guigo que o diga!

Era isso!!

Abraço a todos!!
Ex-Corsa GLS 1.6 (92cv) Hatchback 4P 1999
Ex-Montana 1.4 (105cv) Econo.Flex 2008
Ex-Ford Focus GLX 2.0 16V Duratec (147cv) Hatchback 4P 2006
Atual Ford Ranger Sport (150cv) CS 4X2 2008


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Rio Grande do Sul”