[DICA] - GM Cruze Sport6

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MachDown
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[DICA] - GM Cruze Sport6

Mensagem por MachDown »

A Chevrolet lançou oficialmente, nesta segunda-feira (9), o modelo Cruze Sport6 (o numeral 6 aparece no nome por conta da transmissão de seis velocidades, manual ou automática) no mercado brasileiro. Trata-se da versão hatch do sedã que vem fazendo sucesso entre os amantes da marca no país. A opção mais simples (LT), que já vem muito bem equipada, custará a partir de R$ 64.900, com transmissão manual, chegando a R$ 79.400 na opção LTZ, a top de linha.

Nesta opção LT, o hatch vem, de série, com airbags duplo e laterais, faróis e lanterna de neblina, controles de tração e estabilidade, freios com ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema ISOFIX, rodas de alumínio aro 17, ar-condicionado eletrônico com AQS, computador de bordo, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com desembaçador, vidros elétricos, volante com comandos para acessar as funções do sistema de som, piloto automático e viva-voz através de Bluetooth, central multimídia com sistema de som AM/FM stéreo, CD Player, MP3, USB, entrada auxiliar e seis alto-falantes.

Na versão LTZ, top de linha, o modelo vem, de série, com bancos revestidos em couro. Além disso, oferece o teto solar de fábrica. A oferta de itens de série inclui os mesmos itens da LT, acrescidos de retrovisores externos com rebatimento elétrico, airbag de cortina, sensor crepuscular, rodas 17 com design exclusivo, sensor de estacionamento, acionamento do motor através de interruptor Start-Stop no painel, central multimídia com tela LCD de sete polegadas e Navegador GPS integrado com sistema de som AM/FM stereo, CD player, MP3, USB e entrada auxiliar.

Ambas as versões são equipadas com o motor 1.8 Ecotec6, que desenvolve 144 cv de potência máxima a 6.300 rpm, quando abastecido com etanol. O torque máximo é de 18,9 kgfm a 3.800 giros. Uma das novidades do Sport6 em relação ao sedã é que os câmbios manual e automático são opções tanto para o LT quanto para o LTZ. No Cruze três volumes, o LTZ só possui versão automática.

Como o Cruze sedã foi muito bem recebido em todo o mundo, a Chevrolet preferiu não arriscar em uma mudança radical na versão hatch. Assim, manteve as principais características do modelo maior, inclusive a distância entre-eixos, que continua em 2.685 mm. Assim, fica claro que estamos falando de um hatch com espaço de sedã, tanto para quem está no banco da frente quanto quem se acomoda no assento traseiro.

Apesar das semelhanças – o interior, por exemplo, é praticamente o mesmo –, a marca norte-americana quis passar um ar mais esportivo em sua opção dois volumes do hatch. Assim, as linhas frontais foram mantidas, mas a parte traseira passou a ser mais agressiva, com faixas laterais que se fecham na parte de trás do modelo. O porta-malas é de 402 litros, número considerável para o segmento.

A versão LT não apresenta o interior de couro de série, mas conta com um acabamento muito bom. Idem para o LTZ, que tem o dever de ser superior em relação à opção de entrada. As peças são bem encaixadas e não se percebe nenhuma falha grave de montagem.

A posição de dirigir é boa, com os movimentos de volante e de troca de marcha (com câmbio manual, principalmente) bem à mão do motorista. Nenhum esforço é feito, também, para mexer no rádio ou no climatizador, por exemplo. Os passageiros também viajam bem.

O motor 1.8 Ecotec6 assegura um bom comportamento do Cruze Sport6 nas acelerações e retomadas, principalmente na versão manual. Os 144 cv do modelo trabalham bem com o escalonamento das marchas e dão fôlego de sobra já a partir dos 3.000 giros. Nas curvas, o novo hatch da Chevrolet também se destaca, mostrando-se bem estável até mesmo em condições adversas de clima e de piso.

O câmbio automático, tanto na versão LT quanto na LTZ, funciona muito bem, com trocas rápidas, mas acaba perdendo um pouco do tal fôlego em relação ao manual. A impressão é que perde-se um pouco do dinamismo, mas isso é algo comum para esse tipo de transmissão.

Resumindo, o novo Chevrolet Cruze Sport6 substitui o Vectra GT e entra bem em sua categoria (disputará mercado contra modelos como Fiat Bravo, Ford Focus, Hyundai i30 e Peugeot 308), com um preço não muito em conta, mas oferecendo boa motorização e itens de série de sobra para o comprador.

Confira os preços:

Chevrolet Cruze Sport6 LT Manual - R$ 64.900
Chevrolet Cruze Sport6 LT Automático - R$ 69.900
Chevrolet Cruze Sport6 LTZ Manual - R$ 77.400
Chevrolet Cruze Sport6 LTZ Automático - R$ 79.400

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Fonte: http://carroonline.terra.com.br/noticia ... de-r-64900
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Kssincorsas
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Mensagem por Kssincorsas »

Estava olhando e realmente esse carro ficou espetacular, a chevrolet mais uma vez surpreendendo os seus seguidores e admiradores. Vai ai mais uma publicação desta novidade.

A Chevrolet retoma presença no mercado de hatches médios com o lançamento do Cruze Sport6, cerca de dez meses após a aposentadoria do Vectra GT. A versão dois volumes do Cruze, disponível em duas versões de acabamento (LT e LTZ), com câmbio manual e automático em ambas configurações, já está à venda nas concessionárias com preços que partem de R$ 64.900 e chegam a R$ 79.400.


A novidade, que traz o motor Ecotec6 1.8 flex sob o capô, não chega com a pretensão de bater o líder do segmento, o Hyundai i30, que registrou média mensal de 1.700 unidades nos três primeiros meses deste ano. A Chevrolet espera comercializar entre 1.100 e 1.300 modelos ao mês, sendo 70% da versão com câmbio automático.


Posicionado em uma faixa de preço superior a dos concorrentes para não brigar com a versão mais cara do Sonic, hatch premium que será lançado daqui a dois meses, o Sport6 vai buscar metade do seu volume de vendas em proprietários de modelos da Chevrolet. “Os 50% restantes virão de outros fabricantes, que não possuem fidelidade com nenhuma marca”, acredita o diretor de marketing Gustavo Colossi.


Apesar de ser um modelo completamente novo e bem distante do Vectra GT, que amargou 2011 com uma média de pouco mais de 500 unidades por mês, o Sport6 vai trilhar um caminho diferente do atual líder do segmento de sedãs médios. “Quando há uma versão hatch e outra sedã de um mesmo modelo, dificilmente as duas vão se sobressair no mercado”, disse, referindo-se ao bom resultado da configuração três volumes do Cruze.

Desde a configuração básica, LT com câmbio manual de seis velocidades, o Cruze Sport6 sai de fábrica com ar-condicionado automático, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, piloto automático, Bluetooth, CD player com MP3 e entrada USB, rodas de liga leve de 17 polegadas e trio elétrico. O destaque fica por conta dos equipamentos de segurança ofertados na versão mais barata: airbag duplo e lateral, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, controle de estabilidade e de tração.


Conjunto é equilibrado, mas preço não convence


A parte superior da dianteira do Sport6 é igual a do Cruze, com destaque para a grande grade dianteira, separada por uma barra e pelos faróis retangulares puxados para cima. A diferença entre um modelo e outro está na parte de baixo, onde ficam os faróis de neblina emoldurados por um círculo cromado e uma grade inferior com formato de colmeia. Sob as janelas, um vinco acompanha toda a lateral do carro; o detalhe dá um ar de dinamismo ao carro. A área traseira não traz novidades em relação ao que já é oferecido no segmento. No porta-malas, há espaço para 402 litros de bagagem.


A monocromia preta da cabine do Sport6 é quebrada por algumas peças na cor prata fosca; o objetivo de dar um ar de esportividade teria sido atingido se não fosse pelo fato de o detalhe ser de plástico. O acabamento da versão mais cara não se destaca nem pela escolha dos materiais nem pela sofisticação. De um modo geral, no entanto, é funcional, graças aos comandos localizados ao alcance das mãos do motorista e do passageiro.


Durante a avaliação em trecho urbano e rodoviário, o conjunto formado pelo câmbio automático de seis velocidades e pelo motor de 1,8 litro 16V de 144 cv de potência e 18,9 mkgf de torque (com álcool) mostrou sintonia para sair e ganhar velocidade. A suspensão tem um acerto mais rígido, mas não compromete o conforto dos passageiros quando passa por irregularidades da via. A posição para dirigir agrada - com a ressalva de que a direção, mesmo quando regulada, fica baixa -, assim como a leveza da direção elétrica progressiva, que a torna leve nas manobras e mais firme conforme o carro ganha velocidade.

Construído sob a plataforma mais moderna da General Motors no Brasil, o Cruze Sport6 ganhou denominação específica para ser vendido no mercado brasileiro (não há planos de exportação do modelo), em razão do planejamento do fabricante em ofertar só versões mais equipadas e, consequentemente, posicionar os preços do modelo acima dos concorrentes. Aparência, desempenho e oferta de equipamentos contam a favor do lançamento. A estratégia de vendê-lo com valores correspondentes aos da versão sedã, no entanto, é um forte candidato a deixar o saldo negativo.
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