Opel no Brasil

Lista de discussão dos amantes do Chevrolet Corsa de todo o Brasil.
Responder
Avatar do usuário
Geison
:: Rodeio ::
Mensagens: 774
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 07:34:14 AM
Localização: Monteiro - PB
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Opel no Brasil

Mensagem por Geison »

Opel no Brasil: GM quer introduzir marca alemã na América do Sul e Austrália

Imagem

Quem nunca sonhou com a Opel no Brasil? Bem, parece que desta vez o sonho está mais perto de se tornar realidade.

A GM Europa estuda introduzir a marca alemã na América do Sul e Austrália como parte de um plano de projeção global da empresa.

Imagem

Como a Opel é bastante respeitada em vários mercados pelo mundo, a idéia da GM de introduzir a marca em mercados de importância fora da Europa é bastante válida.

O problema é que em alguns destes mercados, como o australiano, alguns modelos da Opel já são vendidos com marca Chevrolet ou Holden.

Imagem

No Brasil, no entanto, esse problema seria menor, visto que apenas a Zafira nacional corresponderia com o congênere alemão. Mesmo assim, com o fim da Zafira, Meriva, Vectra e Astra, a Opel poderia chegar aqui com seu Corsa D, Novo Astra e Insignia.
A Nova Opel Meriva e a Nova Opel Zafira tomariam o lugar das duas Chevrolet, tendo esta apenas a nova minivan feita aqui ou poderia até ser a Orlando, sendo feita na mesma linha do Cruze. Essa opção é a mais lógica.
Bom, a GM Europa disse que a Opel é muito respeitada na Austrália. E aqui no Brasil? Você acha que seria bem vinda a Opel em nosso mercado?


Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/o ... australia/


Avatar do usuário
rodrigo.marassa.ojeda
:: Super ::
Mensagens: 80
Registrado em: Quinta-feira 13 2008f Março 2008 01:37:15 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodrigo.marassa.ojeda »

Bem, compartilho aqui minha opinião sobre o assunto, já postada nessa notícia do link:


Acho que seria espetacular a entrada da Opel no mercado nacional.

A GM nem teria muito trabalho nem competição "interna", somente precisaria reorganizar seus produtos para atender determinados segmentos.

Eu apostaria na GM mantendo a Chevrolet com modelos mais populares e de entrada e inserindo a Opel no segmento premium, tal como a Toyota faz com a Scion, que é sua marca destinada aos jovens: duas marcas da mesma "dona" operando em segmentos diferentes no mesmo mercado.

Certamente agitaria a indústria nacional, que anda mais parada que água de poço, salvo algumas exceções.
_____________________________________

\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________


Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

Seria ótimo poder desfrutar da tecnologia de ponta que a GM tem nos países europeus.
Tomara que não sejam só boatos!
Abraços a todos.

Ulisses


andre_cerberus
:: Champ ::
Mensagens: 547
Registrado em: Segunda-feira 15 2008f Dezembro 2008 12:08:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por andre_cerberus »

Acho bem dificil a GM trazer um braço Europeu dela para o Brasil.
O mercado nacional está bem aquecido, porém o problema maior é o alto investimento para se produzir um carro a altura da Opel Européia.

Temos alguns exemplos de divisões (esportivas/luxos) que não pisaram no solo brasileiro.
Honda x Acura
Toyota x Lexus
Volkswagen x R
BMW x BMW M
Mercedes-Benz x AMG

Entre outros que eu não me lembro agora :D

Vejo vida curta para modelos esportivos de ponta das montadoras, a Fiat tentou usar a linha Abarth a VW tentou usar o Wolfsburg Edition, VW Golf GTI, são carros caros, mas oferecem alguns mimos que nem mesmo as versões Tops dos modelos não tinham.

A própria GM re-lançou a versão SS com todos os acessórios disponíveis de mercado e mesmo assim eles pararam com a produção, mesmo porque o motor dos carros era o mesmo 1.8, deveriam ter lançado logo o SS com motor 2.4 assim como o Stilo 2.4, anda muito, bebe muito mas é exclusivo e potente.

Acho que em primeiro lugar a GM deveria organizar a casa, introduzindo um novo motor que não usasse o conceito do Monza e parasse de tirar os acessórios de série dos carros (quem conhece o Corsa Classic Millenium sabe o que eu estou dizendo, as versões posteriores não tem metade dos acessórios).

Aproveitando tem um link legal sobre motores da GM
http://www.motorpasion.com.br/geral-car ... olet-opel/

Abraços


Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

Você tem toda razão André.
O mercado brasileiro acabou se tornando inviável pra comercialização de veículos "top line".
A carga tributária é a maior vilã dessa história, mas por outro lado, o próprio brasileiro tem uma grande parcela de culpa. Como você mesmo disse, quando a GM passou a produzir a linha SS aqui no Brasil, carregaram os modelos de acessórios e mantiveram os veteranos motores 1.8 e 2.0. Deveriam ter honrado a sigla SS. O mínimo que poderiam ter feito era colocar um motor diferenciado, mas, certamente, se o fizessem, acabaria sendo inviável ao extremo, pois custaria caro demais e o brasileiro, com raras exceções como eu e você e alguns outros, jamais gastaria tanto dinheiro em um carro que oferece como principal atrativo um motor potente e beberrão. Foi o que aconteceu com o Tipo Sedicivalvole, Uno Turbo, Tempra Turbo, Tempra Stile, Marea Turbo, Stilo Abarth, Golf GTI, Ômega CD (este ainda era vendido importado, agora suspenderam até as importações), e provavelmente também acontecerá com o Punto Turbo, Linea Turbo, Novo Fusion 6cc, Ford Edge, Captiva 6cc, entre outro modelos que são dignos de mercado internacional, mas inffelizmente no Brasil tem vida curta.

Esta é apenas uma opinião amigos, portanto, todos tem direito de concordar, discordar ou apensa acrescentar algo mais.

Abraços a todos.

Ulisses :D


andre_cerberus
:: Champ ::
Mensagens: 547
Registrado em: Segunda-feira 15 2008f Dezembro 2008 12:08:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por andre_cerberus »

Ulisses,

Concordo com você em todos os aspectos mencionados, eu penso que vale muito mais a pena comprar um carro completo com todos os recursos de peças e acessórios e motorização do que um pelado e ir equipando aos poucos, mas infelizmente carro pelado aqui faz mais sucesso e não é pelo dinheiro, porque fazendo as contas (no caso de financiamento) o custo de ar+direção+som+roda, etc pesa pouco na parcela e você ainda segura um bom preço na hora da revenda.

A Chevrolet trará para o Brasil o Malibu com o motor Ecotec 2.4 (mesmo da Captiva) é um excelente motor, mas o problema do carro é que ele não é feito aqui na América do Sul, a GM pagará horrores de impostos e nós teremos um carro caro com poucos recursos para disputar com o Jetta, Fusion, entre outros que são produzidos na Argentina e México.

Acho que se eles viabilizarem o desenvolvimento da Opel e o custo de produção aqui da América para os carros da GM com certeza faria sucesso.

Veja o resultado de uma importação (simulação de um carro de 20mil dólares / 40mil reais)
* Honorários do despachante – R$ 1.000,00
* Taxas portuárias – R$ 3.000,00
* Imposto de Importação – 35% = R$ 14.000,00
* IPI – 25% = R$ 10.000,00
* ICMS – 18% = R$ 7.200,00
* Pis, Cofins e outros – 12% = R$ 4.800,00
* Pagamento do frete marítimo – R$ 6.000,00
* Total geral das despesas: R$ R$ 46.000,00 = 115%
* Custo total do Carro: R$40.000 + R$46.000 = R$86.000
(Fonte: carrocarro.com.br) - é apenas uma referência mas chega bem perto da realidade.

Pagamentos aproximadamente 115% de impostos nos veículos importados, já com o acordo do Mercosul, que beneficia principalmente o México, devido a localização das fábricas, tem abarrotado as nossas ruas com os carros deles.

Fora que o preço do nosso combustível é um absurdo.... e também não temos carros de passeio com motores a diesel (mais absurdo ainda)

Links interessantes:
http://www.administradores.com.br/infor ... sil/16619/


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube List”