Gasolina Premium, traz benefícios? Materia UOL

Lista de discussão dos amantes do Chevrolet Corsa de todo o Brasil.
Responder
Presuntinho
:: Maxx ::
Mensagens: 3982
Registrado em: Segunda-feira 17 2005f Janeiro 2005 12:58:43 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Gasolina Premium, traz benefícios? Materia UOL

Mensagem por Presuntinho »

Ae Galera,

Lendo o uol encontrei essa matéria e resolvi compartilhar com vocês.

Abraços


Pagando pelo premium: A Federal Trade Comission, que defende os direitos dos consumidores americanos, quer que os motoristas parem de gastar centenas de milhões de dólares em uma gasolina premium que seus carros não precisam

A gasolina premium deve ter esse nome por alguma razão. Afinal, uma das definições desse adjetivo é “um alto valor ou um valor em excesso daquilo que é normalmente esperado”, de acordo com o Merriam-Webster\\'s Collegiate Dictionary. Portanto, a gasolina aditivada deve ser melhor, ou então por que seria chamada assim? A resposta para essa questão está na dinâmica de um típico motor de combustão interna, no processo de refinação da gasolina a partir do petróleo, e em outra definição de “premium” – dessa vez na forma de substantivo: “uma soma superior ao preço normal paga principalmente por persuasão ou incentivo”.

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que a gasolina premium realmente é um combustível melhor em termos da energia que fornece no motor adequado. Todo tipo de gasolina é uma mistura inebriante de várias moléculas de hidrocarboneto diferentes, do heptano ao decano ( com 7 e 10 átomos de carbono respectivamente) e muitos outros. O hidrocarboneto claramente identificado na bomba é o octano (oito átomos de carbono e 18 hidrogênios). No entanto, esse número não é uma medida de como essa gasolina se compara com uma mistura pura de octano e heptano. Em laboratórios especiais no mundo inteiro, os químicos misturam esses combustíveis de referência e então os utilizam em comparação à gasolina refinada segundo as medidas padronizadas. “A Sociedade Americana de Testes e Materiais tem um dossiê robusto sobre como determinar o nível de octano com um motor especial de um cilindro”, explica Joseph Shepherd, do California Institute of Technology. “Quanto maior o número, mais dificilmente o motor ‘bate pino.’”

O “grilar” ou “batida” – uma explosão desregulada em uma câmara criada para combustão altamente regulada – é a morte para um motor de combustão interna. Durante o ciclo de quatro cilindros de um motor de carro típico, o pistão desce dentro do cilindro, permitindo que ele se encha de uma mistura de gasolina e ar. Então, sobe de novo, comprimindo a mistura de combustível e, ao chegar ao topo, a vela acende o vapor explosivo, mandando o pistão para baixo de novo. Ao voltar para a parte mais alta do cilindro, o pistão expele o que sobrou do combustível utilizado através de válvulas de exaustão e todo o processo começa novamente. O “grilar” acontece quando a compressão da mistura de combustível e ar, e não a vela, provoca uma explosão. Isso resulta em um barulho bem alto e muita vibração no próprio motor, “É muito ruim para o motor, mecanicamente”, ressalta Shepherd, “Classificamos a gasolina de acordo com as “batidas” que ela provoca em comparação à mistura referencial”, explica William Green, do Massachusetts Institute of Technology, “Aquelas que não provocam tantas ‘batidas’ são premium”. Ou seja, elas se comportam no motor como se tivessem uma grande proporção de octano, mesmo se não têm.

No entanto, a maioria dos carros modernos é criada para empregar uma razão de compressão específica, uma medida de quanto espaço está disponível para o combustível quando o pistão está no fundo e na parte mais alta do cilindro. Essa razão de compressão – cerca de oito para um – tolera combustíveis com menos octano (como a gasolina comum, o bom e velho octano 87), sem causar “batida”. “A razão de compressão é determinada pelo criador do motor”, diz Green, “O combustível normal queimará de maneira adequada e o premium também, e assim não há razão alguma para gastar o dinheiro extra”. Motores de alta performance, como os de carros esportivos ou de automóveis mais antigos e pesados, muitas vezes ostentam razões de compressão muito mais altas. Esses carros – como, por exemplo, o Subaru WRX de Shepherd –, precisam de gasolina premium e com certeza sofrerão uma “batida” sem ela. “Tenho que abastecer com octano 92, já que ele tem turbo”.
Imagem
..... A vida passa depressa.... mas de V-TEC ela VOAAAA .....


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Nunca utilizei a gasolina com alta octanagem (premium, podium no Brasil)pois já obtive e li diversas informações de que são destinadas a motores de alto desempenho.
Mas vale ressaltar que utilizo sim a gasolina aditivada V-power shell sempre, pois percebo no meu corsa que ela oferece maior desempenho (por favor, maior desempenho não significa um foguete turbinado). Sinto mais esperto nas retomadas sem falhas e qndo faço manutenção as peças trocadas na parte de alimentação apresentam somente o desgaste natural de uso.
Um outro detalhe que vi esse fim de semana, troquei o refil da bomba de combustível (eu próprio). Quando removi a bomba do tanque, observei o pré-filtro ( aquela espécie de rede que fica na parte de baixo da bomba que faz uma pré-filtragem do combustível no fundo do tanque antes de passar pela bomba e ir para a linha, filtro combustível e bicos..) e o mesmo estava limpo sem nenhuma saturação de sujeira. Fiquei pasmo, pois nunca mexi na bomba e o carro tem 4 anos. Fato que também se deve a não manter o tanque abaixo de 1/4, evitando assim o turbilhonamento de possíveis sujeiras no fundo do tanque q acabariam acumulando nesse pré-filtro saturando-o.
Bem, sou a favor da gasolina aditivada. Deveriam só oferecer nos postos esse tipo de combustível, claro os postos de bandeira.


Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW »

Na minha wagon só uso gasolina aditivada, abasteço sempre no mesmo posto (TEXACO) mas pra testar, fui viajar pra SC com gasolina Pódium, pra falar a verdade, não mudou muita coisa, só a diferença de R$ 0,40 a mais por litro de combustível.
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com


valfrid
:: Champ ::
Mensagens: 424
Registrado em: Segunda-feira 30 2006f Outubro 2006 09:44:34 AM
Localização: Santos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por valfrid »

A Pódium é só para motores de alto desempenho mesmo, ela ira funcionar como uma gasolina comum em nossos carros!!

A diferença, para quem usa gasolina aditivada, é que ela tem químicos "detergentes" que mantém o sistema de injeção limpos e por isso o melhor desempenho!!
Valfrid
ex-Corsa Sedan Classic 06/07
Corsa Sedan Classic 10/10


Clovisbn SE/SP
:: Moderador ::
Mensagens: 6420
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 02:29:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Clovisbn SE/SP »

Boa matéria hein Ricardo!!!!
Vlw


Adriano CP
:: GLS ::
Mensagens: 1848
Registrado em: Quarta-feira 10 2004f Novembro 2004 10:33:24 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Adriano CP »

Sinceramente tambem percebo muita diferenca na aditivada para comum. So abasteco com a Aditivada. Nunca tive oportuniade colocar gasolina com alto octanagem, pois acho o preco um pouco absurdo.
Bomba Flex & Chip Potencia/Alcool - adrianonano@ig.com.br


José Augusto [Guto]
:: Piquet ::
Mensagens: 302
Registrado em: Sexta-feira 05 2007f Janeiro 2007 01:51:41 PM
Localização: Americana - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Augusto [Guto] »

eu tbm, soh abasteco o carro com aditivada (IPIRANGA)
tenho bastante curiosidade em uitilizar a podium
mas em razao do preco por litro, nao usei
e pelo q eu li na materia, vo dexa keto
ehehehhehehehehhe


sake73
:: Moderador ::
Mensagens: 7535
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 01:17:11 PM
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por sake73 »

Desde que comprei o corsa, so coloco gasolina aditivada(BR).
Acho um absurdo o preço da gasolina podium! E depois desta materia, nem vou colocar pra testar!
Valeu pessoal
Imagem
Fotos do corsa(fica aberto a criticas e elogios):
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=58672


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube List”