10 anos do anúncio da fábrica da GM em Gravataí - RS

Lista de discussão dos amantes do Chevrolet Corsa de todo o Brasil.
Responder
Avatar do usuário
Eduardo Sauner
:: Sport ::
Mensagens: 1113
Registrado em: Quinta-feira 06 2003f Novembro 2003 01:13:15 PM
Localização: Cachoeirinha - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

10 anos do anúncio da fábrica da GM em Gravataí - RS

Mensagem por Eduardo Sauner »

GM do Brasil comemora 10 anos do anúncio de sua fábrica em Gravataí (RS)

A General Motors do Brasil comemora neste próximo sábado (17/03/2007), exatos 10 anos do anúncio da cidade de Gravataí, como o local de sua terceira fábrica produtora de veículos no País, que juntou-se às suas duas primeiras unidades, localizadas em São Caetano do Sul e São José dos Campos - ambas em São Paulo. A GM completou 82 anos de atividades no Brasil no último dia 26 de janeiro.

Na última terça-feira (13/03/2007), o Complexo Industrial Automotivo da GM em Gravataí (CIAG), recebeu homenagens naquele município, das Prefeitura e Câmara Municipal de Gravataí, e também da Assembléia Legislativa do RS, em Porto Alegre.

A unidade gaúcha da GM já se aproxima rapidamente para alcançar a expressiva marca do primeiro milhão de veículos produzidos, considerando o Celta, seu primeiro modelo, que começou a ser produzido em julho de 2000, e mais recentemente, o Prisma, cuja produção foi iniciada no segundo semestre de 2006.

"A fábrica de Gravataí é uma referência tecnológica internacional, com excelente produtividade e agora também com flexibilidade pois já produzimos dois modelos nesta unidade", destaca Ray Young, presidente da GM do Brasil e Mercosul.

José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, assinala que, passados 10 anos daquele momento histórico do anúncio de Gravataí, em 17 de março de 1997, "podemos afirmar, com tranqüilidade, que foi realmente uma decisão acertadíssima da empresa e hoje o Complexo de Gravataí representa uma fatia expressiva da nossa produção total no País".

Além de cerca de 800 mil unidades produzidas do Celta, a GM de Gravataí já comemora a produção da unidade número 20 mil do Prisma, que faz enorme sucesso no mercado brasileiro. A fábrica da GM é responsável atualmente por 5 mil empregos, considerando os diretos, sistemistas e terceirizados.

Homenagens à GM

A GM do Brasil foi homenageada em diversas frentes nesta semana. Em Gravataí, tendo à frente o prefeito de Gravataí, Sérgio Stazinski, foi promovida uma cerimônia no Cine-Teatro Municipal, à qual também compareceram o ex-prefeito da cidade, Daniel Bordignon. A GM foi representada por José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da empresa, Luiz Moan, diretor de Assuntos Institucionais, e Roberto Tinoco, diretor Geral do Complexo Industrial Automotivo.

A Assembléia Legislativa do RS, em Porto Alegre, também foi palco de outra homenagem, em sessão especial Grande Expediente, presidida pelo deputado Frederico Antunese cuja proposta da solenidade partiu de uma iniciativa do deputado estadual Daniel Bordignon, o ex-prefeito de Gravataí. Este, em seu discurso, destacou o expressivo aumento da auto-estima dos habitantes da cidade, em decorrência da implantação da fábrica da GM. "Gravataí foi colocada no mapa do mundo com a instalação da fábrica da GM", assinalou Bordignon.

José Carlos Pinheiro Neto destacou que "10 anos representaram um período curto em relação ao que já foi realizado". Ele acrescentou que, felizmente, vários números forma desmentidos com o passar do tempo, como por exemplo a previsão inicial de geração de 1.200 empregos. Hoje, o efetivo total já supera os 5 mil empregados, incluindo os funcionários diretos, os trabalhadores ligados às empresas sistemistas e os terceirizados.

O vice-presidente da GM anunciou, durante as homenagens recebidas, que a empresa autorizou a construção de duas creches no município de Gravataí, em comemoração aos 10 anos transcorridos do anúncio da cidade para sediar a fábrica no local. As obras absorverão um investimento social de R$ 1 milhão. Outro anúncio feito foi o de que a equipe de robótica de alunos locais, que já participaram em 2006 de uma competição naquela área em Nova Iorque, nos Estados Unidos, vai disputar outras competições internacionais com o apoio da GM.

Momento histórico

A história bem sucedida da GM na Região Sul do País começou, na verdade, em dois de dezembro de 1996, quando a diretoria da empresa, tendo à frente Mark Hogan, então o presidente da empresa no Brasil, comunicou ao presidente Fernando Henrique Cardoso, a intenção de descentralizar sua produção e implantar uma fábrica na Região Sul do País.

Em 17 de março de 1997, em solenidade realizada no Palácio Piratini, a GM e o governo do Rio Grande do Sul, assinaram o contrato definitivo para a implantação de uma nova fábrica de veículos no Brasil, no município gaúcho de Gravataí, a terceira fábrica no País, que já possuía outras duas em São Caetano do Sul (região do ABCD paulista) e em São José dos Campos (região do Vale do Paraíba), ambas no Estado de São Paulo. Naquele ato o governo gaúcho foi representado pelo então governador Antonio Britto.

O Complexo de Gravataí absorveu investimentos totais de US$ 600 milhões, incluindo os sistemistas, responsáveis pelo fornecimento de conjuntos e subconjuntos para a montagem dos veículos. A fábrica foi inaugurada em 20 de julho de de 2000, após mais de 30 meses de construção. Recentemente, o complexo absorveu novos investimentos da ordem de US$ 240 milhões, para a duplicação da capacidade de produção de 120 mil veículos/ano para 230 mil veículos/ano.

O Celta, cuja produção foi iniciada em julho de 2000, transformou-se rapidamente no modelo mais vendido da linha Chevrolet. A trajetória de crescimento de produção e vendas do Celta é impressionante. A marca de 100.000 unidades produzidas foi alcançada em 29 de outubro de 2001 e, um ano depois, em 18 de outubro de 2002, a de 200.000 unidades. No dia 17 de setembro de 2003 foi produzido o Celta número 300.000. Depois de nove meses, em junho de 2004, o 400.000. A unidade de 500 mil foi alcançada em 20 de maio de 2005. Sete meses depois, a GM de Gravataí chegou à marca de 600 mil. Em setembro de 2006 chegou-se à unidade 700 mil. Em breve será produzida a unidade 800 mil.

No dia 05 de fevereiro de 2004, o próprio chairman e presidente mundial da General Motors Corporation, Rick Wagoner, durante visita ao Brasil, fez questão de anunciar em Porto Alegre, ao governador Germano Rigotto, a decisão de investimentos de novos US$ 240 milhões para a expansão do Complexo de Gravataí. Naquele mês de fevereiro de 2004, Wagoner também fez o anúncio ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Cronologia da GM no RS

1995 - Surge a idéia do projeto do Celta a partir da conversa a bordo, em um vôo São Paulo/Brasília, entre o chairman da época da GM, Jack Smith, e o alto comando da General Motors do Brasil. O objetivo era construir um carro pequeno, popular e moderno, com preço competitivo. O projeto foi batizado internamente na GM como "blue macaw" (arara azul).
02 de Dezembro de 1996 - O alto comando da GM do Brasil comunica ao então presidente da república, Fernando Henrique Cardoso, a decisão de fazer o investimento no Rio Grande do Sul, que tinha como governador na época Antonio Britto.
17 de março de 1997 - Em solenidade no Palácio Piratini, é anunciado o município de Gravataí, para sediar o Complexo da GM.
Junho de 2000 - Anuncio do nome do carro que seria produzido em Gravataí: Chevrolet Celta.
20/07/2000 - Inauguração oficial do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso.
02/09/2000 - Lançamento do Celta de duas portas, hatchback, com motor 1.0 litro e potência de 60 cv.
29/10/2001 - Produzido o Celta 100.000 e o modelo foi o hatchback de 2 portas mais vendido do mercado brasileiro.
24/11/2001 - O Celta ganha o Prêmio Imprensa Automotiva, da Abiauto (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva), na categoria "Carro Popular".
05/07/2002 - O Celta 1.0 ganha versão de quatro portas e o novo motor "VHC" (Very High Compression), com potência de 70 cavalos.
18/10/2002 - Produzido o Celta 200.000.
13/08/2003-Lançado Celta de 2 e 4 portas c/ motor 1.4 de 85 cv.
17/09/2003 - Produzido o Celta 300.000.
15/12/2003 - O Celta ganha pela segunda vez o Prêmio Imprensa Automotiva da Abiauto (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva), na categoria "Carro Popular".
05/02/2004 - O chairman e presidente mundial da General Motors Corporation, Rick Wagoner, anuncia a decisão de investimentos de US$ 240 milhões para a expansão do Complexo de Gravataí.
14/06/2004 - Produzido o Celta 400.000.
10/05/2005 - Lançamento do Celta Off-Road. O "kit" de acessórios para transformação do carro em "Off-Road" é vendido na Rede de Concessionárias Chevrolet e pode equipar qualquer versão do Celta.
20/05/2005 - GM comemora produção do Celta 500.000.
30/06/2005 - Lançado o Celta 1.0 "Flexpower" com motor "VHC".
30/11/2005 - O Celta foi eleito o "Melhor Carro Popular" do país pelo júri da Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (ABIAUTO), composto por 83 jornalistas dos principais veículos de comunicação do Brasil.
1º/12/2005 - GM comemora produção do Celta 600.000.
Em março de 2006 - Lançamento do Celta Nova Geração, que ganhou um novo visual.
1°/09/2006 - GM comemora produção do Celta 700.000.
Outubro de 2006 - É lançado o Prisma 1.4 Econo.Flex, sedã não-popular, segundo modelo a ser produzido em Gravataí, que se transformou de imediato em novo sucesso no mercado brasileiro.

Fonte:
http://www3.chevrolet.com.br/noticias/n ... oticia=597
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Corsa Clube List”