Tem tanta gente que fala bem
quanto as que falam mal
quais vantagens e desvantagens??
abraços
[OPINIÃO] - QUAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MOTOR VHC?
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- :: Piquet ::
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- :: Champ ::
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A vantagem/desvantagem do VHC atende pelo mesmo nome: taxa de compressão elevada.
Vantagem porque teoricamente a taxa elevada (12,6:1) faz com que a queima do combustível seja mais eficiente, o que geraria mais potência e economia, sem contar que para o álcool essa taxa é excelente. O motor VHC, aliás, é originalmente um motor a álcool que foi "forçado" a andar com gasolina.
Desvantagem porque, devido à grande ocorrência de gasolina adulterada e de baixa qualidade no nosso país de bananas, ele tem uma grande tendência a bater pino devido à junção da baixa octanagem da gasolina batizada com a taxa elevada, coisa que não há knock sensor que evite. Com a batida de pino, ou pré-detonação, a temperatura da câmara de combustão aumenta consideravelmente diminuindo a vida útil do motor. Já li relatos de motores VHC que mal chegam aos 70 mil Km, mas isto pode ser mais uma lenda urbana da Internet... outro problema conhecido do VHC é que várias unidades saíram com problemas na saia do pistão, o que gera o famoso "tec-tec da morte"... este fato, porém, não é lenda pois foi admitido pelo preseidente da Powertrain. Para quem teve o "tec-tec da morte" com o carro na garantia, a GM está trocando o kit de pistões. Para quem já está fora da garantia, a GM apenas diz um "só lamento"...
Vantagem porque teoricamente a taxa elevada (12,6:1) faz com que a queima do combustível seja mais eficiente, o que geraria mais potência e economia, sem contar que para o álcool essa taxa é excelente. O motor VHC, aliás, é originalmente um motor a álcool que foi "forçado" a andar com gasolina.
Desvantagem porque, devido à grande ocorrência de gasolina adulterada e de baixa qualidade no nosso país de bananas, ele tem uma grande tendência a bater pino devido à junção da baixa octanagem da gasolina batizada com a taxa elevada, coisa que não há knock sensor que evite. Com a batida de pino, ou pré-detonação, a temperatura da câmara de combustão aumenta consideravelmente diminuindo a vida útil do motor. Já li relatos de motores VHC que mal chegam aos 70 mil Km, mas isto pode ser mais uma lenda urbana da Internet... outro problema conhecido do VHC é que várias unidades saíram com problemas na saia do pistão, o que gera o famoso "tec-tec da morte"... este fato, porém, não é lenda pois foi admitido pelo preseidente da Powertrain. Para quem teve o "tec-tec da morte" com o carro na garantia, a GM está trocando o kit de pistões. Para quem já está fora da garantia, a GM apenas diz um "só lamento"...
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Esta certíssimo o Corsa_Rula, ótima explicação.
Temos um Celta VHC e já passou dos 40.000, e até agora, não tivemos o azar de abastecer com gasolina "batizada", portanto nunca bateu pino.
É super econômico e anda muito bem.
Para quem teve o azar de abastecer com gasolina ruim, faça o seguinte: No primeiro posto recomplete com álcool para parar a bateção de pinos, desde que a mistura não passe dos 50%, porque se estiver frio, o carro poderá ter dificuldade para pegar no dia seguinte.
Temos um Celta VHC e já passou dos 40.000, e até agora, não tivemos o azar de abastecer com gasolina "batizada", portanto nunca bateu pino.
É super econômico e anda muito bem.
Para quem teve o azar de abastecer com gasolina ruim, faça o seguinte: No primeiro posto recomplete com álcool para parar a bateção de pinos, desde que a mistura não passe dos 50%, porque se estiver frio, o carro poderá ter dificuldade para pegar no dia seguinte.
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Cara.. Ha quem diga que é bom dar uma destaxada... Dai vc rodaria mais tranquilo com essa pressão... Agora tb.. tudo depende mto de preparação né...
Abraços
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Blz?Nícholas escreveu:Ae galera...belo tópico...
Mas ae VHC aguenta turbo??...Se por 0,6 no maximo ele anda tranquilo??
Basta usar alcool e intercooler e pode por mais pressão, 0,8 kgf/cm2 tranquilamente. Mas se quizer manter na gasolina o legal é destaxar mesmo. A regulagem do preparador vai contar muito em ambos casos.
Falow.
- Nícholas
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Então esse lance da destaxada que fico meio na duvida, pq fuçando la no celta clube muitos falaram que poem 0,7 no motor original...nao mexem em nada e tal...vai entende néEnviada: Dom, 15 Out 2006, 13:01
Cara.. Ha quem diga que é bom dar uma destaxada... Dai vc rodaria mais tranquilo com essa pressão... Agora tb.. tudo depende mto de preparação né...
Abraços
Humm...achu que agora entendi melhor...rssrsr...bom a questao do combustivel só to usando alcool...desde que comprei só roda no alcool...rsrsEnviada: Dom, 15 Out 2006, 14:57
Blz?
Basta usar alcool e intercooler e pode por mais pressão, 0,8 kgf/cm2 tranquilamente. Mas se quizer manter na gasolina o legal é destaxar mesmo. A regulagem do preparador vai contar muito em ambos casos.
Falow.
Mas bom saber que o VHC dá pra por turbo...e se for ver 0,8 já está de bom tamanho..rssrsr...eu tava pensando no máximo 0,6...
Valeu galeraaa!!!
Postem mais coisas de VHC Turbo...
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E ai, beleza??
Sou membro do Celta Clube, pelos nossos estudos, 0.8 no VHC é o limite para rodar no alcool sem ter dor cabeça. Para aumentar a pressão teria que realmente estar destaxando.
Sou membro do Celta Clube, pelos nossos estudos, 0.8 no VHC é o limite para rodar no alcool sem ter dor cabeça. Para aumentar a pressão teria que realmente estar destaxando.
Celta VHC 4P Preto
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Boa noite...comprei um classic vhc com 124 mil km..gostaria de saber qanto tempo dura um motor assim...
E as vzs qando eu estou em uma subida ele ronca como um carro automatico..isso é normal
Apesar do motor ta sequinho ...
Gostaria de saber qal a durabilidade desse motor
E as vzs qando eu estou em uma subida ele ronca como um carro automatico..isso é normal
Apesar do motor ta sequinho ...
Gostaria de saber qal a durabilidade desse motor
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durabilidade depende dos cuidados, se bem cuidado pode chegar nos 300K kms tranquilo....
precisa ver o ronco q fala se nao é embreagem patinando...
precisa ver o ronco q fala se nao é embreagem patinando...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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