Hum, vamos as dif. mecânicas...Mr.vALvE's escreveu:Me tirem uma dúvida.... o meu eh 16v.... mas eu sou desinformado do assunto.
Afinal de contas, quais sao as diferença entre o 8v e o 16v (mecanicas e com rela~çao a arranque, velocidade final, e consumo)?
Basicamente tem 16v, quer dizer que o cabeçote tem 16 válvulas ao invés de 8, ou seja, em um mesmo cilindro duas válvulas cuidam da admissão, duas do escape, melhorando consideravelmente a alimentação/escape e reduzindo inclusive o famoso efeito de "válvula flutuante". Pra mover essas 16 válvulas precisa de uma transmissão diferente, significa uma correia maior, dois comandos de válvula, etc., etc.
No resto do carro, as diferenças básicas são em relação aos freios (os 16v sempre são ventilados), e mais alguns itens, tipo todos tem barra de torção.... o acabamento interno normalmente é diferente... a injeção é SFI, a central é diferente, os bicos injetores, etc...
Quanto ao arranque, o 8v responde muito mais rápido que o 16v, porém a vel. final do 16v é melhor do que a do 8v. Ou seja, o 8v é muito confortável na cidade, o 16v é muito confortável na estrada. Costumam dizer que o motor 16v "demora pra encher".
Os torques e cavalos são diferentes também.. por exemplo, um 1.0 8v MPFI tem 60cv, enquanto o 1.0 16v tem 68cv... esses números todos pode-se encontrar no manual do usuário que vem junto com o carro, no porta-luvas.
Eu tenho um 16v e é muito bom, adoro esse motor.
[]s