[DICA] - Presença de ferro no combustível em cinco estados

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[DICA] - Presença de ferro no combustível em cinco estados

Mensagempor L U C I A N O » Quinta-feira 15th 2015f Outubro 2015 01:18:43 PM

NGK alerta para a presença de ferro no combustível em cinco Estados do Brasil

A NGK declara que constatou a presença de óxido de ferro nas velas de ignição de veículos em cinco Estados diferentes do Brasil: São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Após análise, foi confirmada que o contaminante avermelhado tem origem no combustível. O ferro, quando acumulado na ponta ignífera da vela, causa falhas de ignição e, consequentemente, perda de potência. O contaminante também pode se instalar nos sensores de oxigênio e no catalisador, comprometendo as peças, afirma a fabricante.

Por meio de pesquisas, aliadas às informações de seu SAC, a empresa constatou que as velas de ignição apresentam acúmulo de resíduos pouco tempo após o início da utilização, causando dificuldades de partida, falhas de funcionamento em médias e altas rotações, além de elevação do nível de emissões de poluentes e consumo. Conhecido por aumentar a octanagem do combustível, o ferro não é um dos componentes da gasolina produzida no Brasil e pode ter ocorrido por um processo de contaminação ou uso de aditivo não homologado, afirma a NGK.

A fabricante de velas e cabos de ignição conta ainda que, durante a análise visual das peças, também foram detectados sinais de fuga de corrente, um fenômeno conhecido como flash over. Por ser um condutor elétrico, a presença de ferro na ponta da vela provoca perda de isolação, reduzindo a eficiência na queima do combustível. Por ter alto ponto de fusão, nem mesmo o funcionamento do motor é capaz de promover a autolimpeza dos itens.

“Em casos de uso prolongado de velas contaminadas por óxido de ferro, o Flash Over cobre a superfície do isolador da peça, o que pode induzir o mecânico a confundir com uma vela carbonizada”, alerta Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.

Segundo a empresa, é possível identificar o acumulo do contaminante pela inspeção visual da peça. Nestes casos, a recomendação é substituir o jogo de velas de ignição e verificar o estado do sensor de oxigênio e do catalisador, que também podem ser afetados. Também é necessário atentar-se ao combustível presente no tanque, que pode ainda conter o contaminante.

A NGK afirma ainda que o resultado desta análise reforça a importância das velas de ignição como meio de diagnóstico de falhas e perda de rendimento do motor do veículo.

Fonte: Revista O Mecânico

http://omecanico.com.br/ngk-alerta-para ... do-brasil/


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Mensagempor L U C I A N O » Quinta-feira 15th 2015f Outubro 2015 01:27:43 PM

Foi como eu disse em um outro tópico aqui no fórum: Eu nunca confiei em gasolina aditivada!

Essa matéria veio para "confirmar" esse receio que eu tinha.

Gasolina comum e a cada quatro tanques completos eu mesmo aditivo o combustível.


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