Já houve um Corsa B elétrico. Foram produzidas poucas unidades pela HME Elektroautomobile da Alemanha em 1994.
Equipado com um motor de 21 cavalos, se lançava do 0 a 40 km/h em incríveis 10,8 segundos
Sua velocidade máxima era limitada a 80km/h, o alcance de 70 a 100km e demorava 8 horas para ser carregado
[INFO] - Curiosidade- Corsa B Elektra
- gtmski
- :: Sport ::
- Mensagens: 1108
- Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
- Ano de fabricação: 2001
Bacana né? Infelizmente não achei vídeos. As informações sobre o Corsa Elektra são bem poucas...
Encontrei, contudo, uma empresa que tem motores, ou pelo menos projetos de motores, elétricos para o Vauxhall Corsa: https://lynchmotors.co.uk/case-studies/ ... _corsa.php
Há um engenheiro espanhol que mora em S.J. dos Campos que converteu o Celta dele para elétrico.
Aqui tem uma matéria em vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=DCu2Rd934qI
E aqui uma live-entrevista que ele fez explicando mais sobre o projeto;
https://www.youtube.com/watch?v=a1Y8PZ1vYYY
A conversão custou 44 mil reais sem mão de obra, em 2020. Ele também diz que cada km rodado sai por 9 centavos.
Encontrei, contudo, uma empresa que tem motores, ou pelo menos projetos de motores, elétricos para o Vauxhall Corsa: https://lynchmotors.co.uk/case-studies/ ... _corsa.php
Há um engenheiro espanhol que mora em S.J. dos Campos que converteu o Celta dele para elétrico.
Aqui tem uma matéria em vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=DCu2Rd934qI
E aqui uma live-entrevista que ele fez explicando mais sobre o projeto;
https://www.youtube.com/watch?v=a1Y8PZ1vYYY
A conversão custou 44 mil reais sem mão de obra, em 2020. Ele também diz que cada km rodado sai por 9 centavos.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
No kit em si ele não teve problema, mas a bateria de fato requer atenção especial e mesmo ainda hj ela ainda não é barata o suficiente pra motivar uma conversão.
E lembrar que bateria tem vida útil e pode ser como a cada X tempos, ter que encher o tanque com 2.000 litros de gasolina... é uma pancada no estômago!
E lembrar que bateria tem vida útil e pode ser como a cada X tempos, ter que encher o tanque com 2.000 litros de gasolina... é uma pancada no estômago!
- gtmski
- :: Sport ::
- Mensagens: 1108
- Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
- Localização: São Paulo - SP
- Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
- Ano de fabricação: 2001
Eu pensava que durariam uns 3 anos, como são as baterias 18650 de um notebook. Afinal, muitos carros elétricos também usam as 18650...
Mas fiquei assustado. Porque, segundo um relatório da Tesla a partir da telemetria que é enviada ao fabricante :
https://www.tesla.com/ns_videos/2019-te ... report.pdf
E segundo uma base de dados da internet, alimentada por usuários de Teslas:
https://maartensteinbuch.com/2015/01/24 ... tion-data/
Mas tá aí um problema que antes só existia com notebooks, celular... no futuro o camarada vai comprar um carro e pergunta "a bateria tá boa? ainda segura carga?" Para nós que quando gostamos de um carro ficamos 20 ou mais anos com ele, a conta dos milhares de litros de gasolina por uma bateria vai cair no bolso.
A degradação da bateria não é linear, mas vamos supor que seja para fins de cálculo. E considerar uma degradação de 2% ao ano, que parece ser o padrão da indústria. Em 10 anos, a bateria estaria com 78% da capacidade e em 20 anos, 51%.
Já estou até prevendo no futuro um battery pack da Multilaser, comércio de baterias recondicionadas, pessoal deixando a bateria do carro no freezer hahaha... essas coisas daqui...
Claro que antes desses 20 anos, um bocado de outros problemas elétricos surgirão. Ainda mais em modelos de entrada. Mosfets queimando toda hora, capacitores vazando, Ci queimados... Se na hora da manutenção desses carros for como é hoje em boa parte das assistências técnicas de eletrônicos, não vão querer buscar o componente com defeito, mas sugerir trocar a peça toda.
Os 2000 litros foram até conservadores para um Tesla Model S... nele, a bateria custa 15 mil dólares... com o dólar e o preço da gasolina de hoje, está mais para 10.000 litros de gasolina :(
Mas fiquei assustado. Porque, segundo um relatório da Tesla a partir da telemetria que é enviada ao fabricante :
https://www.tesla.com/ns_videos/2019-te ... report.pdf
E segundo uma base de dados da internet, alimentada por usuários de Teslas:
https://maartensteinbuch.com/2015/01/24 ... tion-data/
Mas tá aí um problema que antes só existia com notebooks, celular... no futuro o camarada vai comprar um carro e pergunta "a bateria tá boa? ainda segura carga?" Para nós que quando gostamos de um carro ficamos 20 ou mais anos com ele, a conta dos milhares de litros de gasolina por uma bateria vai cair no bolso.
A degradação da bateria não é linear, mas vamos supor que seja para fins de cálculo. E considerar uma degradação de 2% ao ano, que parece ser o padrão da indústria. Em 10 anos, a bateria estaria com 78% da capacidade e em 20 anos, 51%.
Já estou até prevendo no futuro um battery pack da Multilaser, comércio de baterias recondicionadas, pessoal deixando a bateria do carro no freezer hahaha... essas coisas daqui...
Claro que antes desses 20 anos, um bocado de outros problemas elétricos surgirão. Ainda mais em modelos de entrada. Mosfets queimando toda hora, capacitores vazando, Ci queimados... Se na hora da manutenção desses carros for como é hoje em boa parte das assistências técnicas de eletrônicos, não vão querer buscar o componente com defeito, mas sugerir trocar a peça toda.
Os 2000 litros foram até conservadores para um Tesla Model S... nele, a bateria custa 15 mil dólares... com o dólar e o preço da gasolina de hoje, está mais para 10.000 litros de gasolina :(
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Ah... o mais importante é o que diz aquela Greta Thunberg... não poluir o meio ambiente...
Só esquece que tanto pra fabricar como pra descartar, poluir não vai faltar...
Só esquece que tanto pra fabricar como pra descartar, poluir não vai faltar...
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 6 Respostas
- 1889 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 8 Respostas
- 2937 Exibições
-
Última mensagem por Invalid_user_7431
-
- 11 Respostas
- 2779 Exibições
-
Última mensagem por oapallamin
-
- 5 Respostas
- 1394 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 9 Respostas
- 7048 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 3 Respostas
- 2389 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 1 Respostas
- 1208 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 1 Respostas
- 1271 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 1 Respostas
- 2030 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 5 Respostas
- 1337 Exibições
-
Última mensagem por Invalid_user_7431