Pq a Água não retorna para o reservatório?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum

Responder
wellington-x.camila
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Pq a Água não retorna para o reservatório?

Mensagem por wellington-x.camila »

Tenho um corsa 2005 e percebi que a água não está retornando por aquela mangueira fina que sai do radiador para o reservatório de água, fiz o teste acelerando com mão e sem a tampa do reservatório e não vi nenhum movimento da água retornando, coloquei a tampa a ventoinha ligou e olhando para o reservatório não vi o retorno da água, as mangueiras estavam todas quentes menos a mangueira fina que sai do radiador para o reservatório. Obs: A temperatura não passou do meio do marcador, e qdo a ventoinha foi acionada o ponteiro da temperatura abaixou. Isto é normal em corsa, ou tem algo errado?
Bange
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Wellington, aquela mangueira fina não se presta para a circulação de água em situação normal...ela facilita a saída de ar do sistema (veja que ela é a parte mais alta), e em casos de alguma obstrução no radiador, é por alí que o líquido passa.

Se vc. engargalar, apertar bem, a mangueira de baixo do radiador, verá que o líquido passará por ela, podendo até espirrar dependendo de quanto vc. aperta a mangueira (cuidado, após o motor aquecido [VT aberta] fica bem quente)

Em alguns motores VW, em rotação média/alta, uma pequena quantidade pode passar por ali, mas não reparei isto em motores dos Corsas (salvo com alguma obstrução no radiador).

Em casos onde o usuário não utiliza aditivo, é comum esta mangueirinha entupir com detritos, prejudicando a sua funcionalidade...é bom verificar e desobstruir, se for o caso.
wellington-x.camila
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wellington-x.camila »

Muito Obrigado Bange, é que eu acelerei o carro e com a tampa do reservatório aberta eu reparei que não tinha retorno nesta mangueira na parte de cima do reservatório de expansão. Fiquei até preocupado.
Responder