[DÚVIDA] - Qual a temperatura do arrefecimento do corsa?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.

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francisco1adriano2
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Mensagem por francisco1adriano2 »

tenho um 2000/2001 sedan 1.6 8v e ele trabalha a 95 aciona a ventuinha em torno de 100, achei alta já que nos outros carros que tive era bem menor. O mecanico falou que é o normal dele, e que os carros de hoje trabalham a alta temperatura para economizar combustivel, tinha um monza e ele veio sem a termostatica, parecia uma beleza, não esquentava no transito, so que quando subia a serra a temperatura ia lá em cima e quando descia a temperatura ia para o minimo, se continuasse assim era capaz de rachar. troquei agua coloquei aditivo oleo semi-sintetico, levei em uma loja de radiadores e está tudo normal, o motor trabalha nessa faixa mesmo, não tire a termostatica senão o preju será maior.
Gilton
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Mensagem por Gilton »

O Corsa funciona com temperatura entre 96 e 102 graus sem problema.
O funcionamento ideal é com 96°, portanto se a ventuina está ligando antes do 100° não há motivos de preocupação.
Abraços.
klaudio
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Mensagem por klaudio »

Ola amigo muito aqui acham que os corsa na maioria 1.0 não passa , mas se a maioria tira a duvida e pedir pro mecancio polir a valvula termostatica e o cebola para os modelos anterior a 96 efi que este tem sensor no radiador e nao no bloco como os mpfi em diante vera que a variação do fabricante chega ate 107ºC (sobre pressão)
a valvula termostatica tem abri ate uam variação de 107°C em alguma marcas e fechar ao 92°C seguindo no mesmo conseito para o cebolão (sensor da ventuinha) sendo que a troca de agua tem ser em conjunto , quando existe algo de errado neste conjunto cebolão(com defeito) radiador (entupido) valvula tb com defeito então teremos uam grande variação de temperatura na hora da ventuinha funcionar
nos modelos corsa e bem visivel quando a algo de erardo nisso e vc andar em velociadde media e a temperatura sempre esta alta

muita gente troca um monte de coisa e sempre esquece de vareta o radiador e verificar atampa tb
carro com muita sujeira dentro do bloco e contante variação de temperatura alta

temperatura alta na carro e uam dor de cabeça pra todos mantengha seu sistema sempre limpo qq hora cv para por isto
se seu carro esta com muita sujeira no sistema nao recomendo colocar aditivo de imediato pq pode danificar muitas outras coisa por que o aditivo retira a sujeira deixando os buraco no sistemas

tenho um corsa efi 1.0 e e muito dificil ver a ventoinha funcionar viajo secar de 35 km pegando radial leste e e coisa muito rara ela subir na estrada o ponteiro ate parece que esta quebrado ele nao passa dos 90
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Gilton
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Mensagem por Gilton »

Pessoal, Boa Noite,
Peço desculpas por haver sido vago em minhas explicações.
Realmente apenas os Corsas VHC (Very High Compression) trabalham com a temperatura tão elevada.
Esse modelo de motor exige, inclusive velas diferenciadas para suportar os altos níves de temperatura. (modelo NGK BR6ES. "É fácil de identificar. Ela tem o eletrodo ‘para dentro` e é usada por causa da alta taxa de compressão do VHC -12,6:1, enquanto o antigo Corsa tinha índice de 9,4:1).
Essa compressão muito alta (VHC) faz, como todo processo de movimento mêcanico, que exista uma grande quantidade de enérgia produzida, melhorando o desempenho do motor e consequentemente, gerando maior aquecimento.
Esse tipo de motor, seja corsa ou celta, trabalha com temperaturas mais elevadas. Os demais modelos realmente aquecem um pouco menos.
Espero ter ajudado. (Na ausência de um engenheiro, consulte seu mêcanico sempre que tiver dúvida a respeito do funcionamento de seu veículo. O uso inadequado pode ser extremamente prejudicial para a longevidade do motor do seu carro).
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Cesar Souza
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Mensagem por Cesar Souza »

[b]Ai pessoal bla!!
É o seguinte tenho um corsa wind 1.0 mpfi 2000/2001..
a ventuinha liga entre 95 e 98 graus.. ai ele chega no 100 e começa baixar que é
o tempo de começar abaixar e volta p/ os 95 graus...
Mais fiquei esperto sempre com ventuinha p/ ver se está ligando.. alguns corsas ela é controlada
pelo cebolão e outros por um sensor ligado direto na central.. no meu corsa é um sensor, outro item que deve prestar atenção é a valvula termostatica que pode travar e não circular agua..
Respondendo a pergunta do outro amigo.. é assim mesmo o corsa.. desligou a chave a ventuinha desliga tbm.. isso é normal viu..

Bom espero ter ajudado um pouquinho..
Um araço a todos do clube.[/b]
"Não vá a pé, vai de Corsa!!!"
Diego_Natal
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Mensagem por Diego_Natal »

Olá a Todos,

Meu primeiro post,

Relato aqui minha experiência em relação a temperatura do corsa quando adquiri o meu me assustei ao sair da loja, a temperatura em 100, estranhei um pouco e logo apos pesquisas vi relatos que era normal tal temperatura!!! fiquei tranquilo ao levar meu veiculo para uma revisão no arrefecimento foi constatado que a bomba d'agua esta com defeito e nao havia a valvula termostatica, efetuei a trocas das peças citadas e adicionei o adivitivo. Resultado meu corsinha oscila entre os 90 e 95g, so em casos de transito muito congestionado que ele chega aos 100, mas logo normaliza.

Finalizo minha experiencia aos colegas

Diego
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Rodrigo falcao
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Mensagem por Rodrigo falcao »

e normal sim o meu foi trocado a junta a pouco tempo esta otimo a temperatura andando chega as 95 en dias muinto quente e en transito parado vai aos 98 ,so nao esqueça de verificar o nivel da agua e coloque aditivo falo,,,
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alexemaria
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Mensagem por alexemaria »

O meu (1.0 mpfi 98), anda entre 90 - 95 graus, em congestionamentos ou funcionando parado, chega aos 100 também, em torno dos 98 a ventoinha dispara. E quando desliga a chave, ela para, ao contrario dos volks, isso é normal nos gm, Motores gm trabalham quentes mesmo. Preocupe nao, so observe se a ventoinha é acionada, ok!
1.0 mpfi 98. corsa é corsa, os outros, apenas carros.
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Mensagem por alcineu »

Resumindo: e normal o ponteiro chegar proximo dos 98 graus e armar o eletroventilador, correto?

O porque da pergunta: no meu caso, o painel W1134 original sem CG, o eletroventilador arma uns mm apos 95 graus, dai troquei pelo pianel W1150 com CG.
So que, quando armava o eletroventilador, o ponteiro estava em 98 graus.
Dai coloquei outro W1134 com CG e quando chega a 95 graus e o momento que o eletroventilador e ligado.

Alguem sabe em que temperatura da agua a ECU liga o eletroventilador?
Porque pelo painel nao da para confiar.
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Mensagem por alcineu »

Opa acabou o misterio, vejam:

Re: temperatura de funcionamento em vectra turbo
por Rogério2.2 » Sex Mai 01, 2009 10:40 am

sabe que nem sempre, na maioria das vezes o que mostra no painel do carro é exatamente a temperatura da água no motor., aqui na oficina eu uso o scanner da NAPRO e olha a maioria dos carros GM corsa, vectra, astra, sem cebolão do radiador,ligando a ventoinha pelo sensor de temperatura, todos os carros liga a ventoinha com exatamente 101º, neste exato momento no painel de instrumentos está apresentando uma temperatura de 90 a 95 º, consultando manuais que tenho aqui na oficina, corretinho a ventoinha ligar a 101º tanto nos 8v como nos 16v. ja tive clientes que queria, mais queria trocar o sensor de temperatura pq tava ligando muito alto, eu dei o conselho que não adiantaria pois é a própria engenharia do carro que foi feita desta forma, pois ele foi na agência comprou um sensor original, troquei pra ele e voaláaaa, liga a ventoinha a 101º, se quiserem fazer ela ligar mais cedo, recomendo que troquem a caixa de plástico do radiador em uma casa de radiadores por uma com o orifício para a instalação do tal "cebolão" comprem um que ligue a uma temperatura baixa, assim sempre estará acionando a ventoinha antes do exato 101º, ficando também com o acionamento pelo sensor de temperatura aos 101 como medida de cautela, caso o cebolão pare de funcionar, será acionado pelo sensor... pra isso tem que fazer algumas modificações no sistema elétrico, solicite a uma pessoa capacitada caso tenha dúvidas, pois, energia só te da uma chance, errou queimou.. ^^ ,detalhe se seu carro estiver no álcool, recomendo que deixe com os 101º o desempenho nesta temperatura é ótimo... ^^ , nos carros da fiat, mais precisamente os TIPOS obrigatoriamente com líquido aditivo no radiador, chega a ligar a ventoinha a 105 ~ 110 º..

com relação ao carro turbo, não vou poder dizer algo, mas ta ai em um carro normal.., estou providenciando um turbo para o meu.., to na fase de ir comprando as peças ^^ quem sabe em alguns meses tudo adquirido e com as dicas e ajuda do pessoal ai do forum vai estar instalado ^^

http://www.vectraclube.com.br/viewtopic ... 9&p=378741
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