kirkvalter escreveu:Bem pessoal, primeiramente fico feliz porque esse é o meu primeiro post, e desculpem os erros, os próximos serão melhores. utilizei algumas fotos de outros posts, pois fiz o serviço correndo, mas explicarei o passo-a-passo das alterações.
Observando o painel do clio de um amigo, vi que todo o painel era iluminado e controlado por um reostato, e resolvi fazer um do mesmo modo para o meu Corsa.
A parte mais trabalhosa do serviço foi encontrar uma chave de corsa com reostato, demorei mas consegui uma igual à imagem abaixo:
Bem, consegui comprar uma chave igual a esta pelo mercado livre, que chegou hoje a tarde. e coloquei mãos à obra assim que cheguei do trabalho.
Eu já tinha feito um breve estudo sobre esta ligação, e depois só tive o trabalho de fazer os cortes dos fios e depois as novas adapações.
O primeiro trabalho que fiz foi fazer com que a própria lâmpada da chave fosse controlada pelo reostato. Abri a chave e fiz a seguinte mudança:
Cortei essa perninha da lampada que a ligava ao ferrinho de baixo e fiz a ligação ao outro ponto que é a saida do reostato, conforme o desenho, utilizando solda e um pedaço de fio.
Com essa ligação feita, montei a chave e a própria lampada da chave já funcionou com o reostato. O painel do velocimetro já é controlado automaticamente pelo reostato, e olha que meu corsa classic é modelo 2004, eu estava com receio que o reostato não funcionasse automaticamente, mas funcionou.
O próximo passo foi abrir o painel central, aquele que controla o ventilador e o aquecedor do carro.
Abri o painel conforme o "tutorial de troca de lampada do painel central", e fiz a seguinte modificação:
Esses dois conectores são as ligações das lampadas no chicote de fiação do carro. O fio preto, que fica na posição onde o circulo é preto é provavelmente um terra, e o fio marrom, representado pelo circulo marrom, é o fio de energia.
Cortei o fio preto e o fio marrom no própio conector do chicote, e coloquei um fio nesses encaixes preto e marrom, e passei por trás do painel até chegar à chave do farol. Isolei os fios cortados do chicote e depois fechei o painel central.
O próximo passo é a ligação do cabo que veio do painel central na chave do farol, a ligação ficou conforme a foto abaixo:
Fiz o seguinte: peguei o chicote que liga atrás da chave do farol, fiz uma pequena decapagem do fio que corresponde a cada conector. O fio marrom eu fiz a decapagem no chicote, se não estou enganado a cor dos fios desse conector é cinza, e são dois fios encaixados no mesmo conector, fiz a decapagem e fiz uma emenda do fio marrom que veio do painel com esse fio.
O fio preto eu fiz o mesmo procedimento, apenas fazendo a decapagem do fio correspondente ao conector no chicote e fazendo a emenda do fio preto que vem do painel.
Após fazer as emendas, isolei tudo com fita isolante e remontei a chave.
Ficou massa esse esquema, porque primeiro que agora as luzes do painel central não acendem mais quando liga o carro, elas só acendem quando liga o farolete ou o farol, e agora elas todas são controladas pelo reostato, que pode aumentar ou diminuir a intensidade da luz de todo o painel.
Espero que gostem do tutorial, e em breve colocarei fotos do painel sendo controlado pelo reostato, é porque já é tarde da noite e tenho que trabalhar amanhã.
Um abraço para todos
Se precisar dar uma incrementada a mais é só dar 1toque ... blz!
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Tenho nova iluminação do meriva (Azul)!!
att
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