[SOLUÇÃO] - Estudos e montagem de um kit verão
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Pessoal, retorno a este tópico para relatar a recente ocorrência...
Ontem peguei um engarrafamento e pela segunda vez desde que revisei o kit verão e instalei o alarme, o fusível auxiliar do kit verão queimou...de ambas as vezes eu o substituí pela cor original láaa da instalação pelo eletricista (amarelo 20A).
Só que hoje eu resolvi analisar o porque das queimas...
Em primeiro lugar o fusível era menor que o original do carro (verdel 30A).
Em segundo lugar, após a troca e teste com papelão obstruindo o radiador, verifiquei que a segunda velocidade não estava funcionando para o ventilador maior, que é acionado pelo relé R3 (amarelo).
Eu já comentei sobre este relé, que tem uma eletrônica que faz com que ele tenha uma operação mais lenta que o normal, exatamente para não ligar ambas as ventoinhas ao mesmo tempo, pois o pico de corrente é enorme...primeiro liga a ventoinha menor e uns 3s depois a maior...mas no meu caso ele não estava acionando a ventoinha maior devido a sujeira em seu contato.
Após a retirada da capa do relé, verifica-se que seu contato fica obstruído pela forma construtiva e isto dificulta não só ver como também limpar...daí, antes de comprar outro, resolvi abrir uma janelinha no plástico que obstrui o contato e deu pra ver e limpar normalmente como nos outros...vejam as fotos...
Bom, após a limpeza o mesmo voltou a funcionar corretamente...mas por que a queima do fusível, já que a corrente da ventoinha é de apenas 12A (quando tem 12V na bateria)?
Minha teoria é que que o não funcionamento normal (pela ECU), do relá, fazia com que o kit verão entrasse em ação...e de fato entrou por diversas vezes antes de queimar o fusível...como não sei qual a corrente de pico no momento do acionamento, mas imagino ser grande, pois até a GM colocou um fusível de 30A, é possível que a queima seja devido ao subdimensionamento feito pelo eletricista, de 20A.
Com a limpeza do relé e o retorno ao funcionamento normal, não saberei se a causa era realmente do subdimensionamento, mas o legal de tudo é que meu alarme funcionou como previsto e me salvou de um possível sobreaquecimento ou até de fundir o motor.
Pra quem não fez tal sistema...e até pra quem fez...fica aí a dica do relé e de como proceder para uma limpeza.
Ontem peguei um engarrafamento e pela segunda vez desde que revisei o kit verão e instalei o alarme, o fusível auxiliar do kit verão queimou...de ambas as vezes eu o substituí pela cor original láaa da instalação pelo eletricista (amarelo 20A).
Só que hoje eu resolvi analisar o porque das queimas...
Em primeiro lugar o fusível era menor que o original do carro (verdel 30A).
Em segundo lugar, após a troca e teste com papelão obstruindo o radiador, verifiquei que a segunda velocidade não estava funcionando para o ventilador maior, que é acionado pelo relé R3 (amarelo).
Eu já comentei sobre este relé, que tem uma eletrônica que faz com que ele tenha uma operação mais lenta que o normal, exatamente para não ligar ambas as ventoinhas ao mesmo tempo, pois o pico de corrente é enorme...primeiro liga a ventoinha menor e uns 3s depois a maior...mas no meu caso ele não estava acionando a ventoinha maior devido a sujeira em seu contato.
Após a retirada da capa do relé, verifica-se que seu contato fica obstruído pela forma construtiva e isto dificulta não só ver como também limpar...daí, antes de comprar outro, resolvi abrir uma janelinha no plástico que obstrui o contato e deu pra ver e limpar normalmente como nos outros...vejam as fotos...
Bom, após a limpeza o mesmo voltou a funcionar corretamente...mas por que a queima do fusível, já que a corrente da ventoinha é de apenas 12A (quando tem 12V na bateria)?
Minha teoria é que que o não funcionamento normal (pela ECU), do relá, fazia com que o kit verão entrasse em ação...e de fato entrou por diversas vezes antes de queimar o fusível...como não sei qual a corrente de pico no momento do acionamento, mas imagino ser grande, pois até a GM colocou um fusível de 30A, é possível que a queima seja devido ao subdimensionamento feito pelo eletricista, de 20A.
Com a limpeza do relé e o retorno ao funcionamento normal, não saberei se a causa era realmente do subdimensionamento, mas o legal de tudo é que meu alarme funcionou como previsto e me salvou de um possível sobreaquecimento ou até de fundir o motor.
Pra quem não fez tal sistema...e até pra quem fez...fica aí a dica do relé e de como proceder para uma limpeza.
- José Leal
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Eu tinha percebido mesmo essa diferença entre o acionamento das ventoinhas. Mas achava que era uma estratégia da IE e não coisa do relé.
Excelente dica!
Excelente dica!
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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É mesmo...parece, mas não é...
Veja no esquema que do pino A5, sai um terra que vai tanto para o relé R3 (ventoinha 2, maior), como para o R5 (reversível, que retira a ligação serial das 2 ventoinhas e comuta a ventoinha 1 para a maior velocidade).
Como o R3 tem retardo na operação, primeiro a ventoinha 1 ´muda para a velocidade maior e após o retardo do R3, a ventoinha 2 liga na maior velocidade.
Se reparar bem, no momento que a ventoinha 1 muda para maior, a 2 é desligada e depois de uns 3s ela já liga na maior velocidade.
Eu acho que esta função bem poderia estar já acoplada ao motor...a tenologia do NTC taí...é só aplicar.
Veja no esquema que do pino A5, sai um terra que vai tanto para o relé R3 (ventoinha 2, maior), como para o R5 (reversível, que retira a ligação serial das 2 ventoinhas e comuta a ventoinha 1 para a maior velocidade).
Como o R3 tem retardo na operação, primeiro a ventoinha 1 ´muda para a velocidade maior e após o retardo do R3, a ventoinha 2 liga na maior velocidade.
Se reparar bem, no momento que a ventoinha 1 muda para maior, a 2 é desligada e depois de uns 3s ela já liga na maior velocidade.
Eu acho que esta função bem poderia estar já acoplada ao motor...a tenologia do NTC taí...é só aplicar.
- José Leal
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Pelo som delas, quando o AC chama a velocidade alta, dá para perceber. Até mesmo os estalos que os relés dão quando atracam são fora de sincronia.
Lembro que no Vectra, com o AC ligado, ao chamar a velocidade alta, as duas entravam ao mesmo tempo. O motor dava uma baqueada, se estivesse em ponto morto.
Lembro que no Vectra, com o AC ligado, ao chamar a velocidade alta, as duas entravam ao mesmo tempo. O motor dava uma baqueada, se estivesse em ponto morto.
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Pessoal, novamente ressuscitei esse tópico para passar mais aprendizado a vcs.
O assunto não é Corsa (hoje), mas quem sabeum dia a GM adote o mesmo procedimento?
Não sei em que post foi, mas lembro de que alguém (sousamen/Farley???), ter dito que seu Fiat do trabalho mostra uma temperatura sempre constante no meio da escala e se disse satisfeito e achou o sistema melhor que o da GM.
Bom, por coincidência um amigo meu tem um Siena 1.3 8V /05, e me pediu pra dar uma olhada no arrefecimento...mangueiras novas, porém com aquela característica de casca de ôvo quebrando quando se aperta (condição normal para quem não utiliza aditivo né)...troca da VT, limpeza do reservatório, rodar 1 semana com Rad Clean, chacoalhada no radiador, etc...depois de tudo limpo, água desmineralizada e aditivo...tudo como manda o figurino...mas...
Reparei que o mostrador registra certinho quando parte do frio e vai aquecendo...daí pára no meio e fica lá, independente da ventoinha ligar na 1 ou 2 !!! Isto não é normal...cozinhei o sensor e o mesmo foi aprovado...descobri que é a ECU que manda informação pro painel (na realidade a Fiat usa uma tal de rede CAM, que usa módulos que dialogam com a ECU e no caso o módulo do painel.
Pesquisei na Net, na Fiat (assim como a GM, também não passa nada...), e conversei até com o Diego (da Diego Velocímetros), e nada de concreto...aí descobri esse material > http://autoentusiastas.com.br/2013/09/p ... te-quiser/ onde concluí-se que nada mais é do que uma política idiota da Fiat, que mostra uma normalidade ao usuário, que fica todo satisfeito com a temperatura sempre normal...mas que pode estar no limiar de uma queima de junta e ele nem tá sabendo...
Bom, o objetivo então é informar aos eventuais possuidores de Fiat e quem sabe de futuros GM´s, de que nem sempre um ponteirinho parado é normal...fiquem de olhos abertos!!!
O assunto não é Corsa (hoje), mas quem sabeum dia a GM adote o mesmo procedimento?
Não sei em que post foi, mas lembro de que alguém (sousamen/Farley???), ter dito que seu Fiat do trabalho mostra uma temperatura sempre constante no meio da escala e se disse satisfeito e achou o sistema melhor que o da GM.
Bom, por coincidência um amigo meu tem um Siena 1.3 8V /05, e me pediu pra dar uma olhada no arrefecimento...mangueiras novas, porém com aquela característica de casca de ôvo quebrando quando se aperta (condição normal para quem não utiliza aditivo né)...troca da VT, limpeza do reservatório, rodar 1 semana com Rad Clean, chacoalhada no radiador, etc...depois de tudo limpo, água desmineralizada e aditivo...tudo como manda o figurino...mas...
Reparei que o mostrador registra certinho quando parte do frio e vai aquecendo...daí pára no meio e fica lá, independente da ventoinha ligar na 1 ou 2 !!! Isto não é normal...cozinhei o sensor e o mesmo foi aprovado...descobri que é a ECU que manda informação pro painel (na realidade a Fiat usa uma tal de rede CAM, que usa módulos que dialogam com a ECU e no caso o módulo do painel.
Pesquisei na Net, na Fiat (assim como a GM, também não passa nada...), e conversei até com o Diego (da Diego Velocímetros), e nada de concreto...aí descobri esse material > http://autoentusiastas.com.br/2013/09/p ... te-quiser/ onde concluí-se que nada mais é do que uma política idiota da Fiat, que mostra uma normalidade ao usuário, que fica todo satisfeito com a temperatura sempre normal...mas que pode estar no limiar de uma queima de junta e ele nem tá sabendo...
Bom, o objetivo então é informar aos eventuais possuidores de Fiat e quem sabe de futuros GM´s, de que nem sempre um ponteirinho parado é normal...fiquem de olhos abertos!!!
- Fernando 4100
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Só pra enriquecer esta informação: Os GM antigos marcavam a temperatura corretamente, Uno e Palio também. Sobe serra e o ponteiro sobe, desce serra e o ponteiro vai lá em baixo, dia frio e dia quente tinha alteração... Mas Ford e vw nenhum marcava certo, ponteiro travava no meio (de 70 a 110 é tudo 90 no painel... ), isso acontecia até no voltímetro e pressão de óleo (ou seja, esses dois eram meramente decorativos).Bange escreveu: ↑Quinta-feira 08 2015f Outubro 2015 01:12:24 PMPesquisei na Net, na Fiat (assim como a GM, também não passa nada...), e conversei até com o Diego (da Diego Velocímetros), e nada de concreto...aí descobri esse material > http://autoentusiastas.com.br/2013/09/p ... te-quiser/ onde concluí-se que nada mais é do que uma política idiota da Fiat, que mostra uma normalidade ao usuário, que fica todo satisfeito com a temperatura sempre normal...mas que pode estar no limiar de uma queima de junta e ele nem tá sabendo...
Bom, o objetivo então é informar aos eventuais possuidores de Fiat e quem sabe de futuros GM´s, de que nem sempre um ponteirinho parado é normal...fiquem de olhos abertos!!!
Muita gente se assustava quando pegava um GM porque achava que estava superaquecendo, pois eles vinham de carros que o ponteiro tava sempre no meio. Com o tempo a GM migrou pro "padrão" de ponteiro travado num ponto só, os últimos Corsa já eram assim e daí acontecia a situação inversa, quem conhecia os GM antigos ficava pensando que os novos tavam com a termostática travada aberta, pois a marcação do painel não condiz com a real...
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