[OPINIÃO] - Swap de 1.0 EFI para 1.6 MPFI Turbo

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26813
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ia dar ideia de trocar a roda fonica, mas achoi q tem diferencas ai
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

To pensando em ja fazer um Upgrade de Borboleta...to com uma de Astra lá, vou postar a foto pra vcs verem a diferença do diametro. Vale a pena colocar um boboleta maior logo?? :D

Borboleta original do 1.6 X Borboleta do Astra 2.0 antigo (95). Vale a pena??
Imagem

Motor novo já no lugar do 1.0 (ainda falta limpar o cofre e trocar os reservatórios amarelados por novos)
Imagem

VLW!!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26813
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ja apareceu muitas vezes isso, e os sensores do corsa nao servem na tbi do astra
mas me parece q ja teve uma adaptacao com sucesso
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


andre pirituba
:: Moderador ::
Mensagens: 1391
Registrado em: Quarta-feira 23 2006f Agosto 2006 09:45:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

SemControle escreveu:ja apareceu muitas vezes isso, e os sensores do corsa nao servem na tbi do astra
mas me parece q ja teve uma adaptacao com sucesso

E se for adaptar tinha que ver quanto sai,porque as vezes compensa mais mandar fazer um já todo dimensionado!


Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

Mas o que exatamente tem que ser adaptado ali?!

Melhor deixar a borboleta original??


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Gus® escreveu:
Mas o que exatamente tem que ser adaptado ali?!
O atuador de marcha lenta dessa TBI do Astra é a de motor de passo integrado? Se sim, é simples. Se for por PWM, já ouvi falarem que dá para fazer a adaptação eletrônica, mas eu nunca vi.
Melhor deixar a borboleta original??
Por experiência própria, abri a borboleta para 52 mm, não vi a menor diferença! Só vai ter diferença significativa se ela estivesse restringindo, mas os 46,4 mm da original seguram até 125 cv. Qual a potência do que terá seu carro? A sua TBI é a de 45,5 ou de 46,4 (existe as duas para o 1.6)?


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Tinha esquecido que vai ser turbo.

Essa relação de potência acima é para aspirados. Para turbo a influência de uma borboleta é menor já que a pressão é positiva. Eu não mexeria nisso se não estivesse buscando aqueles últimos cavalinhos já no limite de potência. Se for para ser um turbo básico, não trocaria.


Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

Opa...

Eu não tava ansioso não, mas agora que voltei da oficina e tá bem nos finalmentes, deum ansiedadezinha tensa... :mrgreen:

Seguinte pessoaR....já tá tudo no lugar bonitinho, motor, o alternador (consegui resolver com uma adaptação mt simples), bicos, turbina, pressurização, chicotes com conduites, fusiveis, injeção etc...

Agora no final da tarde meu preparador começou a configurar a injeção e vimos junto com os representantes da Megasquirt, que 2 sensores teriam que se trocados por de outro carro, pois os GM não são compatíveis com a MS1 Racing (Sensor de temperatura da agua e adaptar um sensor de temperatura do ar na pressurização da turbina para o coletor de admissão)...se não fosse isso já teria dado hoje a primeira partida do 1.6 ... :( rsrs

Mas enfim...queria saber de vcs 2 coisas....a primeira é, eu tenho um manometro conta-giros (separado do painel original que não vem com isso), e antes no motor 1.0, para pegar o sinal de rotação eu ligava o sensor dele apenas conectando um 'clip' a 1 dos fios da bobina (que era diferente da bobina desse motor porque antes era com distribuidor) e os devidos fios positivo e negativos da iluminação....agora como não tem mais distribuidor e a bobina é diferente, como faz a ligação desse sensor do conta-giros (marca cronomac)?? Já fui no google e não achei nada explicando...

E a outra é que como faço pra ligar o sensor de temperatura da água do painel, já que mudou o sensor no motor....os fios do sensor que vai no motor vão direto pro painel do carro???

VLW !!


andre pirituba
:: Moderador ::
Mensagens: 1391
Registrado em: Quarta-feira 23 2006f Agosto 2006 09:45:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

Cara,vou me inspirar pela minha injeção.Ela tem um fio separado caso eu precise ligar um contagiro ou algo que pegue um pulso negativo como sinal de orientação.Ou também acredito que se pegar o fio de sinal da sua injeção e instale um relê pode instalar sem medo de queimar a saida de sinal da sua injeção,pois todo o esforço da impedância ficara sobre o relê.
Quanto ao sinal do painel que vai o mostrador de temperatura no meu caso que é um (MPFI) ele pega o sinal do módulo de injeção no qual não me recordo a cor do fio..se o carro estivesse aqui em casa daria uma olhada pra ti(me recordo que um conector pequeno com no maximo 5 fios) :wink: Mais não é bicho de sete cabeça ligar isso,porque ele nada mais é que um potenciômetro que manda o sinal negativo para o painel!
Quanto ao sensor de temperatura do ar eu tive que por o da linha Fiat no cano da pressurização bem próximo ao corpo de borboleta!
tente entender por esse diagrama se clareia alguma coisa
Imagem


Avatar do usuário
Gus®
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 08 2008f Setembro 2008 10:07:52 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gus® »

Obrigado pela ajuda André!! :wink:

Mas vc levou em consideração na sua explicação que o Modulo de Injeção do meu carro está desativado. Estou usando uma injeção programável, e acredito que não tenha como puxar o sinal pro conta-giros a partir dela. Vou até mandar uma msg. pro pessoal da megasquirt.

Esses detalhes é que desanimam, pq sou extremamente perfeccionista, e enquanto não tiver tudo funcionando bonitinho e instalado de forma "clean" não vou sossegar.... :mrgreen:

Vlw pela ajuda!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”