Pq está engasgando demais e baixando agua?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
luckpr
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Segunda-feira 28 2014f Abril 2014 03:18:54 PM
Localização: Caldas Novas - GO
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996

Re: Pq está engasgando demais e baixando agua?

Mensagem por luckpr »

Comprei o Rad Clean da Bardahl e ciente do que eu poderia esperar, esvaziei o arrefecimento e coloquei agua nova e coloquei o Rad Clean, nao foi nem 2 minutos o carro não voltou mais agua pro reservatorio e o que aconteceu foi a agua toda vazar pela tampa do reservatorio. Desliguei o carro e tirei o radiador, tirei todas as mangueiras, tirei a bomba dagua e lavei tudo, as mangueiras não estavam entupidas. Fui tirar a valvula termostatica e pra minha surpresa, não existia valvula termostatica, acho que a retifica não colocou ela de volta sei la.

Agora vai a pergunta:

sera que o carro estava esquentando porque estava sem a valvula termostatica mesmo?

porque a agua voltou pelo reservatorio apos colocar o produto para limpeza (sendo que todas as mangueiras e o radiador não estao entupidos) ?

TIREI A BOMBA DAGUA E ELA ESTAVA TODA ENFURRAJADA E COMIDA NA LATERAL, LOGO ELA IA DAR DEFEITO

ESQUECI DE MARCAR A POSIÇÃO DA BOMBA DAGUA, COMO FAÇO AGORA PRA INSTALAR A NOVA?

OBRIGADO


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vamos com calma....

De modo algum o Rad Clean provocaria em tão pouco tempo tal estrago...me parece que o fabricante recomenda o uso por uma semana...

Salvo a mangueira fina, que conecta o topo do radiador ao expansor, nenhuma outra entope...e se não estiverem rasgando ou quebradiças ao se apertar, as trocas são desnecessárias...a fina dá até pra desentupir...

Quanto ao radiador, sem comparação ou experiência, é difícil avaliar se não está havendo obstrução parcial...se ao lavar saiu bastante detrito, as chances ainda são de 50%.

Os problemas causados pela falta da VT, são: demora para atingir a temperatura de trabalho normal (até lá o motor pode trabalhar quadrado, principalmente nos climas frios), e aumento do consumo de combustível enquanto tal temperatura (faixa), não é atingida.

Agora o que vc falou da bomba "...TODA ENFURRAJADA E COMIDA NA LATERAL, LOGO ELA IA DAR DEFEITO.", pode ser a causa principal, pois qualquer alteração nas aletas provocará ineficiência no fluxo do líquido, que aquecerá entrando em ebulição, pressão...que sai por onde estiver aberto ou mal apertado.

Vc bobeou ao não marcar a posição original da bomba...sem isso, vai dar trabalho pra quando for colocar a correia dentada...o tensionado poderá não funcionar corretamente...estude o assunto antes de remontar.

Perguntas:
Quem remontou o cabeçote...vc ou a retífica?
Como vc fez pra encher com água e o Rad Clean? Existe um procedimento para a retirada do ar do sistema...vc atentou pra isso?


Avatar do usuário
luckpr
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Segunda-feira 28 2014f Abril 2014 03:18:54 PM
Localização: Caldas Novas - GO
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por luckpr »

Bange escreveu:Vamos com calma....

De modo algum o Rad Clean provocaria em tão pouco tempo tal estrago...me parece que o fabricante recomenda o uso por uma semana...

Salvo a mangueira fina, que conecta o topo do radiador ao expansor, nenhuma outra entope...e se não estiverem rasgando ou quebradiças ao se apertar, as trocas são desnecessárias...a fina dá até pra desentupir...

Quanto ao radiador, sem comparação ou experiência, é difícil avaliar se não está havendo obstrução parcial...se ao lavar saiu bastante detrito, as chances ainda são de 50%.

Os problemas causados pela falta da VT, são: demora para atingir a temperatura de trabalho normal (até lá o motor pode trabalhar quadrado, principalmente nos climas frios), e aumento do consumo de combustível enquanto tal temperatura (faixa), não é atingida.

Agora o que vc falou da bomba "...TODA ENFURRAJADA E COMIDA NA LATERAL, LOGO ELA IA DAR DEFEITO.", pode ser a causa principal, pois qualquer alteração nas aletas provocará ineficiência no fluxo do líquido, que aquecerá entrando em ebulição, pressão...que sai por onde estiver aberto ou mal apertado.

Vc bobeou ao não marcar a posição original da bomba...sem isso, vai dar trabalho pra quando for colocar a correia dentada...o tensionado poderá não funcionar corretamente...estude o assunto antes de remontar.

Perguntas:
Quem remontou o cabeçote...vc ou a retífica?
Como vc fez pra encher com água e o Rad Clean? Existe um procedimento para a retirada do ar do sistema...vc atentou pra isso?
Respondendo a sua perguntas:

a retifica fez o serviço de retifica no cabeçote e o remontou de volta eles mesmos

o meu procedimento foi o de esvaziar todo o sistema de arrefecimento e depois repor com agua limpa, logo eu liguei o carro e deixei por um tempo ligado e retirei a mangueira da volta de agua, coloquei uma mangueira da torneira de agua dentro do reservatorio e assim toda agua era resposta de volta direto da mangueira e limpa e a que voltava era jogada fora, fiz isso durante 3 minutos e desliguei o carro com o nivel de agua normal, depois liguei o carro e coloquei o rad clean no reservatorio com o carro ligado, fiz isso tudo sem a tampa do reservatorio, depois aconteceu o que relatei no post passado, nao foi nem 2 minutos e agua nao voltou mais e saiu tudo pela boca do reservatorio...

como não sei o ponto certo onde a bomba dagua estava eu estou regulando conforme a regulagem correta do tensor da correia dentada, dai estou virando a bomba dagua conforme a posição correta e acompanhando se o tensor esta na posição certa ou não, ate agora não consegui porque giro a bomba dagua ate que a posição do tensor fique correta e aperto os parafusos mas apos girar um pouco a correia o tensor muda de posição pra mais ou menos, vamos tentando e estudando...amanha tem que ficar pronto!


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

OK, vamos assumir que a retífica executou a recolocação certinho, com parafusos novos, torque, ângulo etc...mas o que sempre me preocupa é o eventual excesso de veda juntas que fica pro lado de dentro e que vai ou pro arrefecimento ou para o óleo...ou para os dois...

Que tipos de detritos saíram quando vc esgotou a água? É bom observar...

Seu procedimento, a princípio, foi correto (considerando a ausência da VT), mas se ela estivesse presente NÃO, pois a VT só abre com aprox. 92°C...abaixo disso a água não circula...ainda mais coma água fria da torneira.

Neste caso, além da bomba estar com uma possível ineficiência (baseado em seu relato), pode ter ocorrido um acúmulo de ar (bolhas), na parte alta do motor/cabeçote...e isto também prejudica o arrefecimento, fervendo a água e esgotando pelo reservatório aberto.

Remonte o arrefecimento com bomba e VT novas, repita a sua operação, mas não deixe a água fria da mangueira...apenas complete o nível quando e se ele baixar...fique monitorando sempre a temperatura*...dê umas aceleradas na faixa de 2500 a 3000 RPM, após a ventoinha ligar pela primeira vez, isto ajuda a expulsar eventuais bolhas.

(*) até uns 94/95°C, o reservatório pode ficar aberto, acima disso é perigoso, pois o sistema passa a ter uma pressão normal e perigosa, é melhor mantê-lo fechado, se precisar completar o nível, aguarde um pouco e abra com cuidado.


Avatar do usuário
luckpr
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Segunda-feira 28 2014f Abril 2014 03:18:54 PM
Localização: Caldas Novas - GO
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por luckpr »

Bange escreveu:OK, vamos assumir que a retífica executou a recolocação certinho, com parafusos novos, torque, ângulo etc...mas o que sempre me preocupa é o eventual excesso de veda juntas que fica pro lado de dentro e que vai ou pro arrefecimento ou para o óleo...ou para os dois...

Que tipos de detritos saíram quando vc esgotou a água? É bom observar...

Seu procedimento, a princípio, foi correto (considerando a ausência da VT), mas se ela estivesse presente NÃO, pois a VT só abre com aprox. 92°C...abaixo disso a água não circula...ainda mais coma água fria da torneira.

Neste caso, além da bomba estar com uma possível ineficiência (baseado em seu relato), pode ter ocorrido um acúmulo de ar (bolhas), na parte alta do motor/cabeçote...e isto também prejudica o arrefecimento, fervendo a água e esgotando pelo reservatório aberto.

Remonte o arrefecimento com bomba e VT novas, repita a sua operação, mas não deixe a água fria da mangueira...apenas complete o nível quando e se ele baixar...fique monitorando sempre a temperatura*...dê umas aceleradas na faixa de 2500 a 3000 RPM, após a ventoinha ligar pela primeira vez, isto ajuda a expulsar eventuais bolhas.

(*) até uns 94/95°C, o reservatório pode ficar aberto, acima disso é perigoso, pois o sistema passa a ter uma pressão normal e perigosa, é melhor mantê-lo fechado, se precisar completar o nível, aguarde um pouco e abra com cuidado.
O carro veio da retifica com agua limpa (não tinha cor de ferruem, agua limpida) apenas dentro do reservatorio estava com um pequeno deposito no fundo de 'terra' pó. Quando fiz a limpeza do reservatorio, tirando e repondo a agua, e mesmo apos colocar o rad clean, não saiu detrilhos perceptiveis, a agua tambem não mudou de cor, continuou limpida. Detritos mesmo, se é que posso chamar de detritos, saiu alguns pós pretos, não em excesso, do radiador. Mas voce disse pra repitir o procedimento, e quanto ao colocar o rad clean, qual metodo seguro e hora certa pra colocar ele, pois estou com medo de colocar o rad clean e fechar a tampa e ter excesso de pressão e a agua querer sair novamente pela boca do reservatorio.


jankefarias
:: ST ::
Mensagens: 950
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:45:13 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jankefarias »

Só uma dúvida, você fechou a tampa do reservatório quando ligou o motor? Se não fechou é normal a agua sair por ali mesmo. Tem que por o rad clean e fechar a do reservatório. Tem dois tipos de rad clean um que deixa uns 15 minutos e um que deixa uma semana e vai usando o carro normal mesmo.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Jankefarias, não conheço o Rad Clean diferente do de 1 semana...quanto ao reservatório aberto, até 95°C não há pressão ou expansão das moléculas (que é a formadora da pressão). > https://www.youtube.com/watch?v=bz9evNk1wfM

Os detritos são de diversos tamanhos...os menores e duros, são os desprendimentos dos materiais de ferro e de alumínio (cabeçote, bomba d'água suporte da VT, etc...tem uns maiores na forma de escamas também, já os moles e normalmente maiores, são os do excesso de veda juntas...dependendo do volume este conjunto pode obstruir total ou parcialmente os caninhos do radiador e a mangueira mais fina que liga o radiador ao reservatório.

Quanto a colocação do Rad Clean, ele deve ser colocado após a estabilização do nível da água e com a temperatura abaixo dos 95°C, pois aí pode-se abrir a tampa para a colocação...como o volume do frasco é pequeno, não precisa se preocupar se o nível passar um tico da marca.

Após uma semana, esgote tudo e repita a operação apenas com água pura, deixando o motor ligado durante umas 10 ligadas da ventoinha...dando sempre aquelas aceleradas para saída de ar e para facilitar a saída de eventuais detritos... esgote e repita novamente se caso sair detritos ou a água não estiver límpida...este procedimento visa analisar e retirar os detritos soltos e o excesso do Rad Clean.

Agora que o produto já atuou e o sistema (em tese) está limpo, recoloque água (preferencialmente desmineralisada), tomando todo os cuidados quanto a temperatura e nível...

Seu motor com ar quente tem a capacidade do arrefecimento, de 5,8 litros (5,3 sem ar quente)...para a proporção de 40% de aditivo (motor com ar quente), vc terá que retirar 2,35 litros de água e repor este mesmo volume com o aditivo concentrado (recomendo o Paraflu ou Coolant),

Por que recomento este processo e aditivo? Por que sem abrir o motor, não tem como retirar os 5,8 litros totalmente (sempre vai ficar mais de 1 litro retido), e assim vc não conseguirá colocar 5,8 litros de aditivo na forma já diluída e o que ficou retido irá alterar a proporção indicada (entre 40 e 50%).


Avatar do usuário
luckpr
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Segunda-feira 28 2014f Abril 2014 03:18:54 PM
Localização: Caldas Novas - GO
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por luckpr »

Bange escreveu:Jankefarias, não conheço o Rad Clean diferente do de 1 semana...quanto ao reservatório aberto, até 95°C não há pressão ou expansão das moléculas (que é a formadora da pressão). > https://www.youtube.com/watch?v=bz9evNk1wfM

Os detritos são de diversos tamanhos...os menores e duros, são os desprendimentos dos materiais de ferro e de alumínio (cabeçote, bomba d'água suporte da VT, etc...tem uns maiores na forma de escamas também, já os moles e normalmente maiores, são os do excesso de veda juntas...dependendo do volume este conjunto pode obstruir total ou parcialmente os caninhos do radiador e a mangueira mais fina que liga o radiador ao reservatório.

Quanto a colocação do Rad Clean, ele deve ser colocado após a estabilização do nível da água e com a temperatura abaixo dos 95°C, pois aí pode-se abrir a tampa para a colocação...como o volume do frasco é pequeno, não precisa se preocupar se o nível passar um tico da marca.

Após uma semana, esgote tudo e repita a operação apenas com água pura, deixando o motor ligado durante umas 10 ligadas da ventoinha...dando sempre aquelas aceleradas para saída de ar e para facilitar a saída de eventuais detritos... esgote e repita novamente se caso sair detritos ou a água não estiver límpida...este procedimento visa analisar e retirar os detritos soltos e o excesso do Rad Clean.

Agora que o produto já atuou e o sistema (em tese) está limpo, recoloque água (preferencialmente desmineralisada), tomando todo os cuidados quanto a temperatura e nível...

Seu motor com ar quente tem a capacidade do arrefecimento, de 5,8 litros (5,3 sem ar quente)...para a proporção de 40% de aditivo (motor com ar quente), vc terá que retirar 2,35 litros de água e repor este mesmo volume com o aditivo concentrado (recomendo o Paraflu ou Coolant),

Por que recomento este processo e aditivo? Por que sem abrir o motor, não tem como retirar os 5,8 litros totalmente (sempre vai ficar mais de 1 litro retido), e assim vc não conseguirá colocar 5,8 litros de aditivo na forma já diluída e o que ficou retido irá alterar a proporção indicada (entre 40 e 50%).
Voce quer dizer retirar e descartar 2,35 litros de agua do arrefecimento do carro e repor esta mesma quantidade (2,35) litros de aditivo puro ? Já tinha comprado 1 litro de RVextra, voce recomenda este?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Eu não conheço este produto, apesar de levar uma marca de renomado fabricante de radiadores (Visconde), e também não lembro do mesmo ter passado pelo crivo do INMETRO. Sei que o Coolant (ex Paraflu), foi testado e aprovado...só uso e recomendo este.

Exatamente esta quantidade se o seu carro tiver ar quente, pois no total são 5,8 litros e 40% disso dá 2,35 litros (exatos)...

Se vc colocar apenas 1 litro deste produto (sem entrar no mérito dele ser bom ou não), ou de qualquer outro que recomende a mesma proporção, a diluição será de +-17%, ou seja, menos do que o fabricante recomenda.


Avatar do usuário
luckpr
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Segunda-feira 28 2014f Abril 2014 03:18:54 PM
Localização: Caldas Novas - GO
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por luckpr »

Bange escreveu:Eu não conheço este produto, apesar de levar uma marca de renomado fabricante de radiadores (Visconde), e também não lembro do mesmo ter passado pelo crivo do INMETRO. Sei que o Coolant (ex Paraflu), foi testado e aprovado...só uso e recomendo este.

Exatamente esta quantidade se o seu carro tiver ar quente, pois no total são 5,8 litros e 40% disso dá 2,35 litros (exatos)...

Se vc colocar apenas 1 litro deste produto (sem entrar no mérito dele ser bom ou não), ou de qualquer outro que recomende a mesma proporção, a diluição será de +-17%, ou seja, menos do que o fabricante recomenda.
Galera consegui regular a bomba dagua na posição correta e montar tudo. O carro funcionou (desempenho um pouquinho melhor) porem continuou todos os problemas, motor esta esquentando facil demais (fica na maior parte do tempo em 95/96 graus e quando fico um tempo acelerando em subida e parando nas esquinas ele alcança os 98 graus) de vez em quando esta chegando nos 100 graus) ai aciona a ventoinha abaixa pra 98 novamente. A marcha lenta continua acelerada entre 2000 e 2200 quando coloco o pe na embreagem e a luz da injeção sempre esta acendendo e apagando. Não sei se ele esta esquentando pelo problema da injeção (ainda desconhecido) ou esquentando porque o cabeçote foi mau retificado. A bomba dagua e a valvula termostatica são novas, as mangueiras verifiquei todas estao boas desentupidas e sem sinal de rachadura. O radiador nao esta vazando agua e tambem nao me parece que esta entupido. Queria saber um pouco mais sobre entradas de ar em mangueiras que pode influenciar na injeção eletronica, quais mangueiras sao essas. A pequenina liga o corpo do tbi com a flauta dos bicos eu vedei elas mais com fica isolante aquela preta, nao alterou nada. Tirei o atuador de marcha lenta e fiz aquele teste com multimetro e nos dois lados deu 54, praticamente igual o que deduz-se que ele pode estar funcionando normal. É um caso de estudo este meu problema...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”